Aprovado no concurso COREN-SC
“Antes de sentar e estudar procurem assistir depoimentos daqueles que obtiveram sucesso, suas estratégias para a aprovação. Começar achando que sabe como chegar lá, acaba sendo um tiro no próprio pé. E, claro, a escolha pelo material certo, e nisso o Estratégia é imbatível!!!”
Confira nossa entrevista com Rafael Dagostin Viscardi, 3º lugar no concurso COREN-SC para o cargo de Auxiliar Administrativo de Criciúma:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rafael Dagostin Viscardi: Sou Mestre em Administração de Empresas, tenho 42 anos e sou natural de Criciúma-SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Trabalhei na iniciativa privada por bastante tempo, nunca havia me aprofundado sobre concursos públicos, mesmo minha mãe sendo funcionária pública, então surgiu o concurso de AFRF em 2014 e resolvi fazê-lo, motivado pela alta remuneração. Comecei a estudar após o edital ser lançado, e como sei agora, dificilmente passaria dessa forma, mas obtive um bom resultado, em algumas matérias fui muito bem. Estudei por livros e legislação seca, nada produtivo por sinal! Com o resultado vi que poderia almejar uma vaga em concursos futuros na mesma área, caso me preparasse antecipadamente e de forma correta, foi onde conheci o Estratégia Concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rafael: Após o concurso da Receita Federal de 2014, continuei trabalhando e estudando simultaneamente, em 2016 dois anos se passaram sem concursos relevantes na área fiscal e surgiu a oportunidade de fazer um mestrado na minha área, entrei no curso, nesse período fui bolsista e não me dediquei mais ao estudo pra concursos, pois o tempo que o mestrado tomava não me dava margem para isso. No final do mestrado, começaram rumores sobre o ICMS-SC, estava ansioso por este concurso, depois de idas e vindas, foi cogitado a realização dele no final de 2018. Minha defesa de dissertação ocorreu em setembro desse mesmo ano, me deixando pouco tempo para me preparar para o concurso, mesmo usando o excelente material do Estratégia. Não obtive êxito na aprovação, nem no ICMS-RS, que foi logo em seguida, mas não me arrependo de ter feito o mestrado, já que uma das motivações para tê-lo feito foi justamente a vantagem competitiva em futuros concursos em que houvesse prova de títulos, muito comum em concursos da área fiscal.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rafael: Não obtive ainda minha aprovação, mas fiquei bem classificado em alguns concursos, como para Coordenador Censitário Subárea (CCS) – IBGE (2o lugar), e Auxiliar Administrativo COREN-SC (3o lugar).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos primeiros colocados?
Mesmo não sendo a tão almejada vaga em um concurso fiscal, os bons resultados nesses concursos escadas são um estímulo para uma maior dedicação, uma vitória sobre a frustração e um fortalecimento psicológico, uma sensação que estou no caminho certo e que minha hora irá chegar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rafael: Acredito que qualquer mudança radical na forma como você lida com amigos ou família pode ser muito mais prejudicial do que vantajoso nessa caminhada, o que deve ser mudado é a forma como lidamos com nós mesmos, mudar hábitos dói mais na gente do que nos outros.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Rafael: Minha família e namorada sempre me apoiaram. Deixar claro seus objetivos de vida é a melhor forma de evitar falsas expectativas naqueles que estão próximos de nós.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Rafael: Quando iniciei oficialmente meus estudos pra concursos estudava exclusivamente para a área fiscal, especificamente para AFRF. Hoje faço concursos voltados para a área administrativa, não vejo problema tão grande nessa mudança. Deixar as matérias básicas em dia e estudar a parte especifica no pós edital é o que venho fazendo. Tenho buscado concursos que possam me propiciar uma lotação próxima da minha cidade, fiscos de municípios próximos e a área de controle de câmaras de vereadores têm sido o meu foco.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado aos concursos públicos?
Rafael: Ainda não fui aprovado na área fiscal, mas as boas classificações obtive estudando as matérias básicas (Português, RL, Dir. Adm., Dir. Constitucional, Informática) e as especificas no pós edital.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rafael: Nos dois primeiros anos, meu foco era a Receita Federal, montei meu plano de estudos para esse objetivo, utilizando o material do Estratégia do último concurso. Variava as disciplinas durante a semana e final de semana folgava. No início, estava mais motivado, isso é normal, com o tempo as horas líquidas vão diminuindo, mas sempre tentei manter uma frequência de estudos e revisões. Após dois anos, nenhum edital surgiu e acabei abandonando e comecei meu mestrado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Após a prova para AFRF de 2014, procurei me informar sobre cursinhos para concursos, assisti entrevistas no Youtube sobre aprovados na Receita Federal e vi que o Estratégia seria a melhor opção para alcançar meus objetivos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Rafael: No inicio gastei um bom dinheiro com livros, tentava conciliar essas leituras com os PDFs do Estratégia. Com o tempo percebi que os PDFs tornavam meus estudos mais eficientes, indo direto naquilo que importava e, assim, conseguia abranger mais disciplinas em menos tempo. Videoaulas utilizei em algumas disciplinas como Contabilidade e RL, nessas matérias com o PDF e a videoaula meus resultados foram melhores.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Rafael: Inicialmente meu plano de estudos foi aquele que os professores do Estratégia recomendaram, com o tempo fui adaptando. A resolução de exercícios é a melhor maneira para mim de memorizar conteúdo. Resolvo os exercícios pelo PDF com um rascunho ao lado, anoto minhas dúvidas e meus erros e busco, posteriormente, me aprofundar naquilo que errei. Não costumo fazer resumos, minhas revisões são feitas resolvendo questões, um conteúdo ou outro busco reler no PDF. No pré-edital costumo estudar 6 horas/dia, no pós-edital o céu e o sono são os meus limites! rsrsrsrs.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rafael: Os Direitos por não fazerem parte da minha formação sempre foram um desafio, até pelo volume de conteúdo, mas com o tempo e a repetição de leitura, as disciplinas já fazem parte do cotidiano.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rafael: Na véspera de prova, na verdade, uma semana antes, eu procuro fazer somente questões, é o meu jeito de revisar. Também assisto as revisões do Estratégia no Youtube e os Aulões de véspera. Nos últimos concursos que fiz, muitas questões acertei devido a essa retomada de conteúdo de última hora, detalhes que às vezes esquecemos, dicas e etc.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rafael: Fiz provas com questões discursivas e até mesmo redações, nunca tive problema em escrever, sempre me saí bem, acredito que quem tenha dificuldade nesse assunto, a melhor de forma de superá-la é o treino, praticar.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rafael: Quando começamos a estudar pra concurso, acredito que todos cometem os mesmos erros, usar o material inadequado, não fazer um plano de estudos, não fazer revisões, etc. Meu maior acerto realmente foi a escolha pelo Estratégia, não só pelo material em si, mas pela equipe de professores, a preocupação pelo bem estar do concurseiro, as dicas e as trocas de experiências que os profissionais do Estratégia nos proporcionam é fundamental.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rafael: A desistência é aquele diabinho que fica no nosso ombro insistindo em te levar para algum outro caminho que não seja a aprovação. Tento seguir a máxima no mundo dos concursos: concurso não se faz pra passar, se faz até passar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rafael: Minha principal motivação ainda é a boa remuneração que as carreiras fiscais proporcionam.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Antes de sentar e estudar procurem assistir depoimentos daqueles que obtiveram sucesso, suas estratégias para a aprovação. Começar achando que sabe como chegar lá acaba sendo um tiro no próprio pé. E, claro, a escolha pelo material certo, e nisso o Estratégia é imbatível!!!