Artigo

Confira o perfil das principais bancas do Brasil

Confira o perfil das principais bancas do Brasil

Quando você decide prestar algum concurso, a primeira coisa que faz é buscar conhecimentos sobre a banca que irá organizar o certame, certo? Bom, esse deveria ser sempre o primeiro passo! Isso porque conhecer o perfil de prova que você irá fazer é fundamental para garantir que esteja seguro na hora da “H” e, claro, garantir a sua aprovação! 

A principal dica que eu sempre ofereço para quem me procura é: estude a teoria proposta no edital, mas faça muitas (tantas quanto conseguir) questões anteriores da banca organizadora.

Mas por que estudar com questões da banca organizadora do certame e não com questões de outras bancas?

Perfil das principais bancasMeus queridos, o “pulo do gato” do concurseiro é entender que conhecer o perfil da organizadora do concurso que vai prestar é fundamental para chegar a aprovação. Não basta conhecer todo o conteúdo, estudar cada tópico do edital, se não dominar a maneira como a banca vai cobrar os assuntos na prova!

Sou professora de Língua Portuguesa e tenho dicas importantes para vocês sobre as principais bancas de concursos públicos do país!

Pensando em fortalecer o seu estudo, reuni no presente artigo o perfil das principais bancas do Brasil! Vou falar sobre a FCC, ESAF, FGV, Cespe, Vunesp e Consulplan.

Alguma dúvida de que minha análise pode ajudar? Não! Então venha comigo o perfil das principais bancas do Brasil!!!

1. Perfil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

No perfil das principais bancas, não poderia faltar a nossa prezada FCC! Trata-se de uma das bancas importantes e respeitadas do país, ela realiza concursos federais, estaduais e também municipais. Se você está estudando para algum concurso jurídico, é provável que a prova seja da Fundação, já que ela é a principal organizadora de concursos de tribunais. Faça um estudo contínuo e atualizado das questões desta banca!

Percebe-se que a Fundação valoriza o estudo das regras gramaticas, não deixando de abordar praticamente todos os itens do edital. Vale destacar a tendência da Carlos Chagas a trabalhar com questões do tipo “marque a alternativa INCORRETA”, o que leva muitos candidatos desatentos ao erro!
Assuntos muito recorrentes da banca são: acentuação e ortografia oficial, verbo, funções sintáticas, uso dos pronomes, concordância, regência e principalmente vozes verbais (sempre aparecem).

Atenção: a FCC tem mudado o nível de cobrança em provas de nível superior. O candidato deve esperar provas que vão testar a sua capacidade interpretativa e de adequação das regras gramaticais ao texto. Cerca de 40% da prova trabalha interpretação, muitas vezes de nível “pesado”. Nesse tipo de prova, a banca gosta de trabalhar questões que apresentam assuntos gramaticais diferentes em cada alternativa. Por exemplo, na letra A, ela cobra flexão verbal; na B, crase; na C, pronome; na D, coesão; na E, pontuação.

Curso de questões comentadas FCC para tribunais: LINK

2. Perfil da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Quando falamos em ESAF, os candidatos já ficam preocupados, isso porque a banca tem a fama de elaborar provas bem difíceis! De certa forma isso é verdade, vendo que, entre outros aspectos, ela tem o hábito de elaborar questões com textos e alternativas muito extensas, o que pode levar o candidato a exaustão. Agora, se você entende a importância de estudar com questões anteriores da banca, a exaustão não será mais um problema, já que estará acostumado com a “batida”.

A ESAF costuma trazer provas com aproximadamente 30% de interpretação. É comum encontrarmos questões de continuação de textos e preenchimento de lacunas nas provas da organizadora. Para esse tipo de questão com “a alternativa que continua o texto” ou “assinale a alternativa que não pode ser a conclusão do texto”, estude estrutura do parágrafo, coerência e coesão. As questões híbridas também aparecem nas provas da organizadora, ou seja, aquelas que envolvem mais de um conteúdo em cada alternativa. Para não falhar nas questões híbridas da ESAF, não deixe de estudar tipos de coesão, emprego de tempos e modos verbais, transposição de voz verbal, correlação verbal, conjugação verbal, ortografia, acentuação, funções do “se”, regência, crase, pontuação, transformação de oração reduzida para desenvolvida e vice-versa, colocação pronominal, semântica e concordância.

Curso de provas comentadas ESAF: LINK

3. Perfil da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV é uma banca muito prazerosa de conhecer. Já promoveu concursos públicos importantes da esfera estadual, como a Defensoria Pública do Distrito Federal, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, Sefaz-RJ, e alguns da esfera federal ,entre eles o exame de Ordem da OAB e o último concurso do Senado federal. Podemos dizer que a organizadora não segue um padrão muito rígido, ou seja, as provas da banca podem mudar de um certame para o outro. Mas não fiquem apavorados, alguma linha de regularidade podemos prever, vejam:

I. Interpretação de textos. Toda prova FGV traz muita interpretação textual! O bom é que os textos têm vindo mais curtos e simples, sendo possível uma BOA leitura antes de ir para as questões. O mais importante: quanto mais você treina, melhor você fica na arte de interpretar textos! Então, manda ver!

II. Tipologia textual. Normalmente são textos dissertativos e a Fundação quer saber os recursos argumentativos utilizados no texto, como dados estatísticos, históricos, remissões, etc.

III. Reescritura de frases. Isso envolve uso das conjunções, pontuação (especialmente vírgulas) e semântica (alteração do sentido original). Questões fáceis! E o melhor: se repetem! Se você tem o hábito de estudar pelas provas anteriores, será moleza!

IV. Referenciação Textual. Cai muuuuito nas provas da FGV! Incrivelmente sempre! A banca quer saber se o candidato sabe a diferença entre anáfora e catáfora, normalmente!

V. Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal. Assunto que está sempre lá, em alguma questão da prova você irá encontrar! A FGV ama essa diferenciação!

Curso focado na FGV: LINK

4. Perfil do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe)

Que tal falarmos um pouquinho sobre o Português nas provas do Cespe, órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília?
Com certeza é a banca mais popular do Brasil, tem a má fama de ser uma das piores no sentido de grau de dificuldade. Mas para quem estuda há mais tempo, o Cespe acaba por se tornar uma das bancas favoritas, sim, é isso mesmo! Podem confiar! Sabem por quê?

Vejam:
* Modelo de questões “Certo ou Errado” (na maioria das vezes). O lado bom é que questões assim deixam menos margem para chute técnico. Como não há critérios comparativos entre alternativas, muitos candidatos acabam ficando indecisos e nervosos. NÃO CHUTE! Se não sabe, deixe em branco! Muitas das provas do Cespe (nem todas! Preste atenção no edital, sempre!) costumam ter fator de correção. É o famoso “Uma errada anula uma certa”. O candidato que não lê edital, ou que tem o hábito de marcar respostas no gabarito sem ter certeza do que está fazendo, acaba tendo grandes chances de ser eliminado.

ATENÇÃO! Dicas: I > ao estudar, procure fazer alguma marcação para diferenciar as respostas das quais você não tem certeza absoluta. Ao corrigir a prova, identifique as matérias que você não tem um bom índice de acertos ao “chutar” e aquelas em que você pode confiar nos seus instintos. II > Dê mais ênfase nos seus estudos para as matérias em que você tem um maior índice de erros, e, na hora da prova, lembre-se de NÃO MARCAR AO ACASO nessas matérias.

* Cuidado com as PEGADINHAS!!! O Cespe gosta de eliminar candidatos desatentos, não seja um deles! É muito comum ver questões praticamente corretas, com apenas uma palavra que altera todo o sentido. Um “não” ou “Sempre” ou “exclusivamente”… todas essas palavras merecem a atenção do candidato! Desconfie!

* O Cespe costuma cobrar sempre os mesmos conteúdos, normalmente, não cobra todos os itens do edital. Com isso, é fundamental que o candidato resolva o maior número de questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes.

Curso de questões comentadas Cespe/UnB: LINK

5. Perfil da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo, é uma fundação pública sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado. A VUNESP é responsável pela organização do vestibular da UNESP, mas, além disso, realiza vestibulares e concursos para outras instituições públicas ou privadas, além de promover atividades de pesquisa e extensão e serviços à comunidade, entre outras atividades.

Normalmente, as questões da VUNESP são consideradas fáceis, fala-se até em banca com perfil em evolução. No entanto, tem evoluído consideravelmente nos últimos certames que organizou, o que indica que a organizadora deve atingir equivalência em relação às outras em breve (se já não alcançou)! Ao ler isso, nada de estudar pouco ou superficialmente, você pode ser surpreendido! As questões são de múltipla escolha com cinco opções, nas quais pede-se que o candidato assinale a correta ou a errada de acordo com enunciado (e muito cuidado com as pegadinhas!).

Agora, ATENÇÃO:

As provas de Língua Portuguesa da Vunesp geralmente têm mais questões do que as demais disciplinas, exigindo grande familiaridade com regras e aplicações da gramática, além de questões de interpretação com excertos retirados de jornais e revistas de grande circulação (em São Paulo).
A banca traz provas com aproximadamente 40% de interpretação textual! Bastante coisa! Não deixem de estudar também significação das palavras (sinônimos e antônimos para substituição em trechos do texto) e concordância.

Curso focado na Vunesp: LINK

6. Perfil da Consulplan

A Consulplan é hoje conhecida por trazer provas com textos curtos e perguntas simples e objetivas, de múltipla escolha (com 5 alternativas para resposta). Os candidatos com boa capacidade de memorização de regras terão mais facilidade com as provas da banca.
Na Língua Portuguesa, a abordagem é bem didática, ou seja, não exige muito conhecimento sobre atualidades e foca na gramática normativa. Outra características é retirar textos geralmente de jornais e de poemas e quase sempre são pequenos, não requisitando muita leitura do candidato. O conteúdo programático estabelecido em edital é sempre respeitado, não ficando quase nunca assuntos “de fora” da prova.
É fundamental que o candidato tenha afinidade com o perfil da banca (daí sugere-se, mais uma vez, a resolução de provas anteriores).

Curso de questões comentadas Consulplan: LINK

Conhecer a banca é o primeiro passo para ser aprovado no concurso público. Depois, conheça o edital, planeje-se e estude bastante! 

Agora que você j´conhece o perfil das principais bancas do Brasil, já está “saindo na frente”!!

Espero ter ajudado com minhas considerações sobre o perfil das principais bancas do Brasil! Para um estudo mais detalhado, conheça os meus cursosLINK

Forte abraço,
Rafaela Freitas

E-mail: [email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Alguem sabe alguma coisa sobre a Embai? já procurei e não encontro nada para esclarecer qual a forma das aplicações de provas.
    elivania em 28/11/19 às 23:34
  • Olá. Gostei da matéria. Queria que postasse sobre a banca CKM. A princípio acho -a muito difícil de interpretar, mas queria conhecer mais profundamente sobre seu perfil. Obrigada pela atenção
    Ana em 22/11/19 às 12:50
  • Sempre tenho a impressão que o tempo dado para fazer provas da FCC nunca é suficiente. Acho um absurdo uma prova com 60 questões, cada uma com 5 itens para ler... fora os textos imensos darem 3 horas ou 4 quando tem redação. Como otimizar o tempo em bancas assim?
    Lidia em 23/09/18 às 18:01
  • Qual o perfil da Banca Instituto Quadrix?
    Silmara em 22/09/18 às 17:12
  • O primeiro passo foi dado, do conhecimento das bancas, agora é estudar ! Vamos lá, pessoal !
    Leonardo Azevedo em 14/01/18 às 20:13
  • Por nada! Abraço.
    Rafaela Freitas em 07/11/16 às 22:56
  • Excelente texto, obrigado professora!
    Hugo R. em 31/10/16 às 17:15