Artigo

Concursos de Engenharia: Perito Criminal vale a pena?

Fala engenheiros e engenheiras, tudo certo? Vamos falar um pouco sobre os concursos de engenharia: perito criminal? Será que prestar uma prova para perito vale a pena? Você sabe quais são as principais atribuições do cargo e as etapas do certame?

Fique tranquilo que vamos esclarecer tudo neste artigo para você sanar as suas dúvidas e, claro, além disso vamos falar sobre as remunerações e os últimos concursos que ocorreram recentemente para as mais diversas engenharias. Bora lá?!

Em primeiro lugar, vou deixar aqui, rapidamente, o link do meu Instagram e do meu canal do Telegram onde você poderá encontrar diversas dicas e conteúdos referentes a concursos de engenharia.

O foco principal de minhas redes está em engenharia mecânica, mas sempre variamos e divulgamos materiais, como este, a respeito de outras engenharias também. Não deixe de conferir. :)

Instagram

Telegram

Atribuições do Cargo

Vamos iniciar falando sobre as principais atribuições do cargo de perito criminal com especialidade em engenharia. Este cargo é um dos mais concorridos da carreira policial, possuindo como principal atrativo o salário inicial. Isso mesmo! A remuneração inicial pode ultrapassar os 15 mil reais e para concorrer ao cargo é necessário possuir nível de formação superior em alguma engenharia.

Vejamos abaixo as principais atribuições do cargo, baseadas em um edital recente:

  • Realizar exames periciais em locais de infração penal;
  • Realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais;
  • Proceder pesquisas de interesse do serviço;
  • Coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais;
  • Participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento delas;
  • Desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Escrevendo de uma maneira direta peritos criminais analisam a autenticidade de documentos e cenas de crime. Examinam drogas e amostras biológicas apreendidas, identificando substâncias presentes. Realizam análise de eficiência de armas de fogo e o confronto entre estas e projéteis balísticos. Removem informações contidas em dispositivos de informática dentre diversas outras atribuições que são detalhadas em laudos periciais que irão auxiliar em investigações criminais.

Formação exigida e etapas do concurso

Geralmente, existe uma tendência em se exigir formações em determinadas engenharias específicas, de acordo com o órgão. Contudo, concursos de Engenharia: Perito Criminal, de alguns estados, exigem apenas a formação em qualquer curso superior de engenharia reconhecido pelo MEC. Pode acreditar, se você for graduado em engenharia, existe um concurso de perito criminal para você!

Vamos agora, conhecer as etapas dos concursos para perito criminal! Adianto que, não apenas de provas objetivas e discursivas este tipo de certame é constituído. Veja:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova de Capacitação Física;
  • Inspeção de Saúde;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social (Criminal);
  • Avaliação de Títulos;
  • Curso de Formação Profissional.

Vale ressaltar que, dependendo do edital, pode haver variações das etapas listadas acima, mas geralmente essas são as mais presentes. Agora de uma maneira resumida, avalie abaixo no que consiste cada etapa do certame.

Prova Objetiva e Discursiva

A prova objetiva normalmente é dividida em questões de conhecimentos gerais (português, inglês, noções de direito, informática, raciocínio lógico…) e conhecimentos específicos na sua área de graduação que, normalmente, possui maior relevância.

Já em relação a prova discursiva, geralmente ela consiste na produção de um texto dissertativo e/ou argumentativo sobre um tema pré-definido em edital. A prova discursiva tem como objetivo avaliar, com base nos conhecimentos constantes do conteúdo programático do edital, a capacidade do concurseiro em se expressar na modalidade escrita. Além de examinar o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Prova de Capacitação física e inspeção de saúde

A prova de capacitação física comumente exige a apresentação de um atestado médico liberando o candidato para a realização de teste de aptidão física (TAF) e, claro, a realização de prova física que usualmente consiste no cumprimento de abdominais, flexão de barra, natação, corrida, impulsão horizontal. Os resultados mínimos necessários sempre são detalhados em edital.

A inspeção de saúde baseia-se na apresentação de uma pré-determinada bateria de exames e, avaliação do candidato por uma junta médica definida pela banca organizadora.

Avaliação psicológica e avaliação social

A avaliação psicológica visa investigar as características de personalidade, capacidade intelectual e algumas habilidades específicas do candidato. Normalmente esta avaliação é baseada na utilização de testes psicológicos validados no país e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia

A investigação social julga fatos que afetam o procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável do candidato exigindo entrega de declarações pelo candidato conferindo sua credibilidade.

Avaliação de títulos e curso de formação profissional

A avaliação de títulos compreende na apresentação de documentos comprobatórios de grau do candidato como doutorado, mestrado, especialização na área, exercício de atividade profissional… Esta etapa normalmente possui caráter classificatório e não eliminatório.

Por fim, a última etapa dos concursos de engenharia: perito criminal, constitui-se em um curso de formação profissional podendo exigir do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva para sua realização.

Ressalto, mais uma vez, que todas as etapas listadas acima podem variar de acordo com órgão e banca realizadora do certame. Note que os concursos para perito criminal com especialidade em engenharia são complexos e exigem muito mais do que conhecimento teórico do candidato, por isso, você deve ser muito disciplinado e focado para alcançar a sua cadeira de perito!

Concursos para perito criminal nas mais diversas áreas de engenharia

Se você chegou até aqui na leitura, presumo que realmente possui muito interesse na carreira de perito criminal. Vamos então visualizar uma lista de concursos recentes, nas mais diversas especialidades de engenharia. Nesta relação trago também os órgãos, bancas, ano e remuneração dos certames para que você possa avaliar uma possível oportunidade futura para você!

E aí, concursos de engenharia: perito criminal vale a pena? Com certeza vale a pena! Note que o leque de oportunidades é muito grande e, alguns órgãos, como por exemplo a Polícia Civil do Distrito Federal, exige apenas graduação em curso de graduação em engenharia reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, a remuneração está acima dos 16 mil reais. Destaco também o concurso para perito criminal do Departamento de Polícia Federal que apresenta remuneração acima de 20 mil reais. Com certeza é um cargo muito almejado.

Enfim, espero que neste artigo, você tenha vislumbrado uma ótima oportunidade para você, meu caro amigo(a) engenheiro(a)!

A aprovação em um concurso de perito criminal com especialidade em engenharia não é fácil, dessa forma uma preparação consistente, de maneira estratégica e com a utilização de um material de qualidade é necessária. Com isso, eu garanto que você conseguirá sua aprovação.

Deixo aqui o convite para conhecer o nosso material.

Curso regular Engenharia Mecânica

Forte abraço e bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.