Aprovado no concurso TRE PA
“Pode ser difícil a caminhada, principalmente no início. Mas é preciso foco e não desanimar com as reprovações. Não é preciso ser super inteligente, mas sim é preciso dedicação”
Confira nossa entrevista com Marcos Vinícius Teixeira do Nascimento, aprovado em 2° lugar no concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Pará no cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Marcos Vinícius do Nascimento: Tenho o ensino médio (tranquei a faculdade de direto para estudar para concurso), tenho 30 anos e sou de Olinda/PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcos Vinícius: Desde os 18 anos estudo para concursos. Trabalhava em indústria, aí fui buscar um salário melhor por meio de um cargo público. Fiz a PMPE em meados de 2008 e 2009, e não passei. Logo depois abriu concurso para agente penitenciário de PE e TJPE, passei em ambos e exerci a função em ambos. Hoje continuo no cargo de técnico judiciário do TJPE.
Aos 26 anos voltei a estudar, quis melhorar minha qualidade de vida, aí fui buscar esse objetivo. Fiz TCM RJ, TRT CE, TRE BA, TRE PE, TRT PE, TRF5, TRE RN, MPU (todos de nível médio – nenhuma aprovação).
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Marcos Vinícius: Trabalho no atual cargo (técnico judiciário do TJPE). Tinha o final da tarde e a noite para estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Marcos Vinícius: Agente Penitenciário de PE e TJPE
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Marcos Vinícius: Olha, de tanto apanhar (rsrs), eu sabia que tinha ido muito bem. Mas só comemorei com o resultado. Acho que meus pais, minha irmã e cunhado comemoraram mais do que eu com o resultado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Marcos Vinícius: A partir do segundo semestre de 2016 até o fim de 2018, eu abdiquei bastante da minha vida social, às vezes até radicalmente. Acreditava que a dor era passageira.
Em 2019, sem nenhum concurso de tribunal em vista, comecei a revisar algumas matérias e aperfeiçoar outras, em média de 3 horas por dia, onde entendi que podia curtir a vida/família e estudar também.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Marcos Vinícius: Sou solteiro e moro com minha mãe. Às vezes a família acreditava que eu ia enlouquecer (rsrs), dizendo que eu estava deixando minha vida passar mas, no fundo, eles me apoiavam.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Marcos Vinícius: É fundamental você focar apenas em uma determinada área e não ficar fazendo qualquer concurso que aparece. Com a experiência que tenho hoje, não teria prestado o concurso do TCM RJ e do TRF 5 e, talvez, focasse apenas em tribunais eleitorais ou trabalhistas.
Acho que cheguei ao meu limite com essa aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Marcos Vinícius: Já estava com a bagagem dos estudos anteriores, só fiz revisões e muitas questões. Estudei, em média, 3 a 4 horas por dia, depois que saiu o edital.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Marcos Vinícius: Sim, revisando o que já sabia e aperfeiçoando algumas matérias.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Marcos Vinícius: No início usei de tudo um pouco, mas nos últimos 2 anos só leitura e questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcos Vinícius: Desde o início da minha preparação, quando fiz o TCM RJ
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Marcos Vinícius: Eu estudei todo o conteúdo do concurso. Por dia, 1 ou talvez até 2 matérias. O Resumo era o mínimo, o que não entrou de jeito nenhum na minha cabeça. Foquei em questões, leitura e releitura. De 3 a 4 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Marcos Vinícius: As que eu tinha dificuldade é que a maioria dos concurseiros também têm. Por exemplo, AFO (que caiu), estudei bastante a matéria muito antes do edital, pois sabia que poderia cair (o que aconteceu). Com isso, ficquei entusiasmado para superar a matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Marcos Vinícius: As duas últimas semanas apenas leitura e releitura. Véspera da prova eu descansei.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Marcos Vinícius: Eu focaria apenas em uma área de concurso, focaria em aprender só por meio de leitura e questões.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Marcos Vinícius: Com certeza que sim! Sempre após uma reprovação você desanima, porém acreditei que no próximo concurso iria passar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Marcos Vinícius: Uma melhor qualidade de vida para mim e minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcos Vinícius: Pode ser difícil a caminhada, principalmente no início. Mas é preciso foco e não desanimar com as reprovações. Se conhecer, saber o melhor horário e o modo como estudar são fundamentais. Não é preciso ser super inteligente, mas sim é preciso dedicação.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes