Artigo

O Coronavírus e os Estudos

O assunto do momento, como não poderia deixar de ser, é o Coronavírus. Por conta deste vírus, estamos todos (em maior ou menor grau) de quarentena, ou pelo menos deveríamos estar (rsrs). Eis um acontecimento sem precedentes na nossa história. Creio que quase ninguém que hoje esteja vivo já presenciou algo assim. Parece coisa de filme, não é mesmo?

Mas isto é FATO: a maioria das pessoas que estudam para concursos entrou na quarentena de uma forma e sairá de outra COMPLETAMENTE DIFERENTE.

Como você quer estar quando o Mundo voltar ao normal??? Quer estar na mesma?? Quer retroceder?? Ou quer aproveitar o fato de não precisar mais dar desculpas para não sair de casa e ARREBENTAR nos estudos??

Pois então, após um tempo nesse cenário, conversando com meus alunos do coaching, pude perceber que, basicamente, a grande maioria dos concurseiros se enquadra em uma das seguintes situações, que eu vou dividir em dois grupos distintos: os (as) alunos (as) que trabalham e os (as) que não trabalham.

a) Alunos (as) que trabalham:

a.1) Há aqueles que trabalham e possuem filhos pequenos e, com a quarentena, estão trabalhando de casa.

As pessoas deste grupo de fato estão precisando lidar com novos desafios, pois precisam conciliar os estudos com a nova rotina e precisam dividir o escasso tempo disponível entre a família, o trabalho e os estudos. Neste cenário, você vai precisar da compreensão e da ajuda dos seus entes queridos. Vai precisar que o seu (sua) parceiro(a) faça um revezamento para cuidar de seus filhos. Todos precisam fazer a sua parte, mais do que nunca.

Eu reparei, com os anos, que muitos dos meus alunos não deram importância para, um dia, sentar e conversar com a família sobre a o quão sério é este projeto de vida: estudar para concursos.

Se você ainda não explicou com detalhes o quão importante isto é para a vida de TODA A SUA FAMILIA, este cenário (a.1) vai ser muito mais difícil pra você! Ainda há tempo: converse com a sua família. Estudar para concursos não é um projeto qualquer. É um projeto de vida! Todas as pessoas próximas a você precisam entender isso. Você não estuda apenas para que a SUA vida possa melhorar. Você estuda para melhorar a qualidade de vida da sua FAMILIA.

a.2) Há aqueles que trabalham e não possuem filhos e, com a quarentena, estão trabalhando de casa.

Meu amigo (a): se você está nesse cenário, pare de se lamentar. Você provavelmente ganhou no mínimo 1 hora a mais do seu dia para dedicar aos estudos. APROVEITE!!! É claro que você deve ajudar e prestar socorro às pessoas próximas de você, quando necessário, mas a sua vida de concursos MELHOROU e MUITO! Então APROVEITE ESTE CENÁRIO para dar uma bela alavancada nos seus estudos durante estes meses. Pare de lamentar o fato de o seu concurso estar mais distante. Pare de lamentar o fato de o Mundo estar sofrendo. Sente na cadeira e estude!

b) Alunos (as) que não trabalham:

b.1) Há aqueles alunos que, com a quarentena, PERDERAM O EMPREGO.

Se este é o seu caso, sinto muito. Não é fácil essa situação. Mas você precisa pensar no seguinte: estar desempregado torna menos importante passar em um concurso?? Imagino que não, né?? Se você precisa muito de um emprego e acredita que possa conseguir outro com o Mundo neste cenário, corra atrás, sem dúvida. Vida de gente grande é assim! Principalmente se você tem uma família que depende de você.

Agora, se você não precisa tanto de um novo emprego, ou se você não vai procurar um novo emprego agora, intensifique COMO NUNCA os seus estudos. Canalize toda essa raiva e energia ruim para melhorar seu desempenho nos estudos! A vida não é um conto de fadas. Não é uma novela da Globo. A gente está toda hora apanhando! Não temos sossego. Eu também passei por inúmeras dificuldades estudando, e TODAS AS VEZES, eu canalizava essa RAIVA para os estudos!! Aqui você precisa ter sangue nos olhos, parceiro(a). A vida é constantemente cruel. Sempre foi e sempre vai ser! Você precisa ralar para colher os frutos! Isso só vai tornar a sua vitória mais merecida e satisfatória!

b.2) Há aqueles alunos que não trabalhavam antes da quarentena e agora continuam sem trabalhar.

Esse(a) aluno(a) é aquele(a) que dedica 100% do tempo aos estudos, ou pelo menos deveria (rsrs). Se esse é o seu caso, preste atenção: A SUA VIDA NÃO MUDOU! Em relação aos estudos, eu diria que até ficou mais fácil, pois você tem mais desculpas para dar quando os amigos te chamarem pra sair. Você tem a desculpa perfeita, e ainda pode dar sermão (rsrsrs). Estude! Estude MUITO! ARREBENTE nos estudos. Não adianta ficar se lamentando pelo fato de não estar tendo concurso agora. E daí??? Mais um motivo para ANIQUILAR as questões de concursos, ENGOLIR os PDFs, e fazer dos estudos a sua vida! Uma hora os concursos irão voltar e você precisa estar preparado(a)!

Quando a COVID-19 foi se agravando no país, eu já imaginava que as pessoas nas situações a.1 e b.1 iriam enfrentar dificuldades. Mas o mais incrível é que os que mais se lamentam são as pessoas nas outras situações, cujas vidas, teoricamente, não mudaram NADA com a quarentena. Isso não pode ser assim, pessoal!!

Eu sei que nos exemplos acima eu não contemplei as situações de algumas pessoas, mas isso é FATO: só deixe o Coronavírus impactar negativamente na sua vida de estudos se isso for REALMENTE NECESSÁRIO. Tenho certeza de que, mesmo que o SEU concurso não esteja acontecendo agora, MUITAS APROVAÇÕES ESTÃO SENDO DECIDIDAS nesse exato momento.

Vou repetir: COMO VOCÊ QUER ESTAR QUANDO O MUNDO VOLTAR AO NORMAL??

Pense, reflita, ESTUDE!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Quando o mundo voltar ao normal eu quero estar acima do normal!!! Estar totalmente preparado para passar no concurso de AFRFB!!!
    WILDMAR DE ALENCAR PEIXOTO em 17/05/20 às 21:36
  • Adorei! ????????????
    Gabriela em 17/05/20 às 21:24