Aprovada no concurso DPE-RJ

“Acho que o mais importante é perseverar. Estudo nenhum é desperdiçado, todo conhecimento é válido. Ainda que você tenha pouco tempo para estudar todos os dias, se plantar algo nesse período, ao final de 6 meses, 1 ano, você já terá uma boa bagagem acumulada. Uma vitória não é feita apenas de um grande esforço, mas também da soma de pequenos esforços. Então, não desista. Se plantamos com esforço e dedicação, sempre colheremos bons frutos”
Confira nossa entrevista com a Daniele Carvalho Pereira, aprovada em 1º lugar no concurso DPE-RJ para o cargo de Técnico Superior, na região 5:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Daniele Carvalho Pereira: Sou formada em Direito, desde agosto de 2013. Tenho 31 anos, sou natural de Fortaleza-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniele: Gosto muito da advocacia privada, que exerço desde minha formatura. Entretanto, em virtude de constantes mudanças de cidade, o concurso passou a ser uma alternativa melhor para minha realidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Daniele: Desde minha formatura exerço a advocacia privada. Minha rotina sempre foi muito tranquila, exerço meu horário de trabalho com muita flexibilidade. Entretanto, desde que iniciei meus estudos para concursos, após a aprovação do meu esposo para o cargo que ele pretendia, passei a deixar de lado a advocacia e me dedicar com maior exclusividade aos estudos. Hoje, dedico praticamente todo o meu tempo aos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Daniele: O primeiro concurso que fiz, após iniciar uma rotina séria de estudos, foi para Procurador da Câmara Municipal de Duas Barras, município do Estado do RJ. Fiz com o intuito de conseguir título para outros concursos. Acabei logrando êxito em 2º lugar. Depois, fiz o concurso para Técnico Superior da DPE-RJ, também logrando êxito, desta vez em 1º lugar para minha região. Depois desse concurso fui aprovada em mais três concursos para procurador de outros municípios do RJ, entre eles o de Cordeiro, que logrei êxito também em 1º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Daniele: É muito bom ser aprovado e ver que todo seu esforço está sendo recompensado. No concurso da DPE-RJ havia a previsão no edital de apenas uma vaga imediata para minha região, então, desde o momento em que decidi fazer a prova, meu objetivo era ficar em primeiro lugar. Estudei para isso, e deu certo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Daniele: Tanto eu quanto meu esposo moramos longe da nossa família, então, para mim, é mais fácil abdicar do convívio social, porque, na prática, apenas deixamos de sair e de encontrar os amigos com frequência. Geralmente, mantenho uma rotina de estudos que me permita fazer coisas das quais eu gosto, como academia. Mas quando há editais em aberto, sou mais rigorosa com os horários de estudo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Daniele: Minha família e a do meu esposo são de Fortaleza-CE. Nós moramos em Nova Friburgo-RJ há dois anos. Minha família sempre me apoiou muito. Mas hoje posso dizer que meu maior apoiador e incentivador, sem dúvidas, é meu esposo. Como moramos longe da família, o apoio dele sempre foi essencial. Ter uma casa exige cuidados que muitas vezes tomam seu tempo de estudos, por isso, em um relacionamento, a parceria é indispensável, e aqui em casa não posso reclamar disso.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Daniele: Acho que vale a pena sim. Eu só vou parar de estudar quando passar no concurso que quero – Procurador de estado ou de alguma capital. Entretanto, como não tem surgido tantos editais para procurador, vou prestando outros concursos. Um deles foi o da DPE-RJ. Não era meu concurso fim, mas como havia previsão de vagas para minha região, resolvi fazer.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Daniele: Eu já venho estudando para concursos há uns dois anos. Por isso, já tenho certa base em algumas disciplinas que são comuns na maioria das provas, como Direito Administrativo e Constitucional. Então, quando saiu o edital da DPE-RJ eu estava estudando para outro concurso. Só passei a estudar especificamente para essa prova cerca de 6 semanas antes da aplicação. Fiz minha matrícula no Estratégia Concursos e passei a estudar com foco unicamente nesse concurso.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Daniele: Sim. Quem estuda para procuradorias sabe que faz tempo que não temos grande editais na praça. Nesse período, tenho tentado manter uma rotina de pelo menos 6h ou 7h de estudos diários. Também acho importante fazer provas. Por isso, sempre que é publicado um edital para procuradorias menores em municípios próximos da minha cidade, eu opto por realizar essas provas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniele: Pela internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Daniele: Especificamente para o concurso da DPE-RJ eu utilizei as aulas em PDF do curso. Lia os materiais e depois as leis.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Daniele: Meu estudo variou muito de matéria para matéria. As matérias específicas da DPE-RJ, as quais eu estudei pelo material do Estratégia, eu optei por ler os PDF’s e as leis indicadas. Li e reli várias vezes. Em relação às demais matérias, como Direito Penal, Processual Penal, Civil, Processo Civil, Administrativo e Constitucional, eu optei por estudar pelos meus materiais e resumos que eu já possuía. Mas a estratégia era a mesma – ler e reler.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Daniele: Minha maior dificuldade para o concurso da DPE-RJ foi Português, pois é uma disciplina que não costumo estudar, embora tenha uma boa base da época da escola. A banca FGV é muito temida nessa área. Para me acostumar com o modo de elaboração das questões, eu decidi que nos 30 dias antes da prova eu iria realizar uma prova de português da FGV por dia, e isso me ajudou bastante a compreender o modo de pensar da banca.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Daniele: No mês que antecedeu a prova da DPE, meu esposo tirou férias e me ajudou bastante. Eu consegui dedicar meu tempo exclusivamente ao estudo para essa prova. Estudava em média 8h por dia. Resolvi muitas questões. Na semana da prova, reli os materiais das disciplinas específicas e foquei mais na leitura dos artigos das principais leis. No dia anterior à prova também estudei. Mas acho que isso é muito pessoal. Tem pessoas que preferem descansar, e não vejo mal algum nisso. O que garante a sua aprovação não é o que você faz na véspera, mas sim o que você fez durante todo o período de preparação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Daniele: Para mim, o maior acerto é a consciência que tenho da importância da disciplina. A motivação é muito importante, mas nem todos os dias você vai acordar motivado. Nesses dias, você vai precisar da disciplina, vai precisar lembrar da importância de fazer o que tem que ser feito, independente de estar ou não com vontade. Sobre os erros, acredito que a parte mais sensível nos estudos para concursos, pra mim, é manter o meu psicológico equilibrado. Eu me cobro bastante, principalmente, por resultados, e isso afeta bastante meu desempenho. A tranquilidade é muito importante, e quando a cobrança é menor, você tende a ter um desempenho melhor no dia da prova.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Daniele: Pra mim o mais difícil na caminhada é ter que adiar sonhos, não apenas seus, mas da sua família. É ter que viver uma vida com restrições. Mesmo sabendo que isso tudo um dia será recompensado, é muito difícil se esforçar por algo que você não sabe quando nem como vai acontecer. Sempre penso em desistir, mas lembro que não tenho um plano B, então desisto de desistir. No mais, acredito que a lei da semeadura não falha – se você plantar, é certo que irá colher. Permaneço plantando.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Daniele: Poder ter um emprego com estabilidade e contribuir com meu trabalho e esforço para um serviço público sério e efetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniele: Acho que o mais importante é perseverar. Estudo nenhum é desperdiçado, todo conhecimento é válido. Ainda que você tenha pouco tempo para estudar todos os dias, se plantar algo nesse período, ao final de 6 meses, 1 ano, você já terá uma boa bagagem acumulada. Uma vitória não é feita apenas de um grande esforço, mas também da soma de pequenos esforços. Então, não desista. Se plantamos com esforço e dedicação, sempre colheremos bons frutos.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]