Artigo

Confira as etapas de prova do Concurso TCM SP

O concurso público do Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi suspenso por conta da COVID-19, mas para aqueles que estão se preparando, este tempo a mais é uma oportunidade única de focar no edital e aprofundar ainda mais os estudos.

Assim, quando o certame for retomado, você estará pronto para garantir uma das vagas e ver seu nome na lista de aprovados do TCM SP.

Para relembrar tudo o que será cobrado na primeira etapa do concurso, preparamos este artigo com todas as etapas de prova detalhadas. Leia com atenção, pegue seu café e bons estudos!

Auxiliar Técnico de Fiscalização

Os candidatos ao cargo serão avaliados através de duas provas, são elas uma Prova Objetiva e uma Redação. A aplicação de ambas as provas será conjunta, com duração máxima de 4 horas e 30 minutos.

Prova Objetiva

A prova objetiva será dividida em dois blocos, de Conhecimentos Gerais e Específicos. Exclusivamente para a especialidade de T.I., haverá também um terceiro bloco, de Conhecimentos Especializados. Para o candidato ser considerado aprovado, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em cada bloco:

etapas de prova do concurso tcm sp 2020
Prova Objetiva para o cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização

Para ambas as especialidades, o módulo de Conhecimentos Gerais vai cobrar Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.

No módulo de Conhecimentos Específicos, serão cobrados os seguintes conhecimentos:

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Auditoria;
  • Noções de Contabilidade Geral;
  • Noções de Orçamento Público;
  • Noções de Contabilidade Pública;
  • Noções de Controle Externo da Gestão Pública.

Para a especialidade de Tecnologia de Informação, serão cobrados no módulo de Conhecimentos Especializados, os seguintes tópicos acerca de Lógica de Programação:

Conhecimentos Especializados para a especialidade Tecnologia de Informação
Conhecimentos Especializados para a especialidade Tecnologia de Informação

Redação

Somente serão corrigidas as redações dos primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, conforme a tabela abaixo:

Redações corrigidas do cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização do Concurso TCM SP 2020
Redações corrigidas do cargo de Auxiliar Técnico

A etapa será avaliada na escala de 0 a 30,00 pontos. Serão considerados como critério de pontuação: Tema, Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e Expressão (coesão e modalidade).

Será considerado habilitado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%, ou seja, 15,00 pontos.

Agente de Fiscalização

Os candidatos ao cargo serão avaliados através de três provas, são elas uma Prova Objetiva, uma Prova Discursiva e uma Redação.

A aplicação da prova objetiva, terá duração máxima de 5 horas. Já a redação e a prova discursiva serão aplicadas em conjunto em outro turno, no mesmo dia que a prova objetiva, com duração máxima de 3 horas e 30 minutos.

Prova Objetiva

A prova objetiva será dividida em dois blocos, de Conhecimentos Gerais, Específicos e Especializados. Para o candidato ser considerado aprovado, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em cada bloco:

Prova Objetiva para o cargo de Agente de Fiscalização do Concurso TCM SP 2020
Prova Objetiva para o cargo de Agente de Fiscalização

Nos módulos de Conhecimentos Específicos e Especializados, os conhecimentos cobrados vão variar conforme a especialidade.

Redação e Prova Discursiva

Somente serão corrigidas as redações dos primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, conforme a tabela abaixo:

Redações corrigidas do cargo de Agente de Fiscalização do concurso tcm sp 2020
Redações corrigidas do cargo de Agente de Fiscalização

Redação

A Redação será avaliada na escala de 0 a 25,00 pontos. Serão considerados como critério de pontuação: Tema, Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e Expressão (coesão e modalidade).

Será considerado habilitado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%, ou seja, 12,50 pontos.

Prova Discursiva

A prova discursiva será composta de três questões, cada uma sendo avaliada na escala de 0 a 25,00.

Na correção, serão analisados o conhecimento e domínio do conteúdo, o raciocínio lógico do candidato ao desenvolver a questão apresentada com clareza, coerência e objetividade, a organização do texto, a técnica de redação, o domínio do léxico e a correção gramatical.

Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 37,50 no conjunto das três questões.

Pontuação da Primeira Etapa

Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade Suporte Administrativo: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 90,00) e da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 30,00);

Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade Técnico de Informática: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 115,00) e da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 30,00);

Agente de Fiscalização nas especialidades Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Economia e Engenharia Civil: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 130,00, da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 25,00) e da nota da prova discursiva (que valerá, no máximo, 75,00);

Agente de Fiscalização na especialidade Tecnologia da Informação: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 140,00), da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 25,00) e da nota da prova discursiva (que valerá, no máximo, 75,00).

Vale ressaltar, que a leitura do edital de abertura é o primeiro passo para iniciar seus estudos. O documento é o regulamento do concurso público e traz todas as informações e detalhes que o candidato precisa saber!

Mais informações: Concurso TCM SP


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.