Artigo

Fisioterapia Respiratória – Alterações do Ritmo Respiratório: Cheyne-Stokes, Kussmaul, Biot, Catani e outros.

Conhecimentos em Fisioterapia Respiratória

A Respiração Fisiológica consiste na realização de inspirações e expirações ritmadas e harmônicas, o que representa a Normopneia. De forma que mantemos uma frequência respiratória regular e promovemos a ventilação pulmonar. No entanto, alguns distúrbios que acometem o sistema respiratório podem acabar por alterar as características fisiológicas da respiração e promover a instalação de alterações do ritmo respiratório que fogem do padrão normal. São alterações do Ritmo Respiratório: Ritmo de Cheyne-Stokes, Kussmaul, Taquipneia, Bradipneia, Ritmo de Biot, Hiperpneia, Dispneia Suspirosa, Apneia, Ritmo de Catani. Descreveremos todas elas no texto a seguir. #respiracaonormal

Conhecimentos em Fisioterapia

Respiração Normal – Fonte: jornaldepneumologia.com.br

ALTERAÇÕES DOS RITMOS RESPIRATÓRIOS

TAQUIPNEIA/BRADIPNEIA

A taquipneia, consiste na aceleração do ritmo respiratório (FR > 20). Diferentes situações podem desencadear esta condição, inclusive acidose metabólica, patologias restritivas do tórax, atelectasias, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), distúrbios da ventilação mecânica com o paciente (auto-PEEP), acúmulo de secreção traqueal, obstrução das vias aéreas artificiais, barotrauma, dor e hipoxemia. Já a bradipneia está relacionada à depressão do sistema nervoso central (SNC), muitas vezes induzida por drogas e traumas.

RESPIRAÇÃO DE CHEYNE-STOKES #cheynestokes

É um ritmo respiratório por um período com incursões que aumentam progressivamente de amplitude até o seu máximo, seguidas de diminuição do seu ritmo até a apneia.

Nessa última fase, observam-se diminuição do tônus do paciente, pupilas mióticas e resposta mínima a estímulos externos. Está relacionada a lesões cerebrais difusas ou nos hemisférios.

RESPIRAÇÃO ATÁXICA OU DE BIOT #biot

É determinada por uma constante irregularidade, com inspirações profundas esporádicas. É causada por lesões cerebrais difusas, depressão do centro respiratório, lesão medular e compressão do bulbo.

HIPERPNEIA

É caracterizada por respirações profundas e rápidas, causadas principalmente por acidose metabólica, coma, infarto agudo do miocárdio, lesão de ponte e ansiedade.

APNEIA

Na apneia ocorre a interrupção da respiração, é observada em disfunções do SNC, fadiga muscular, obstrução de vias aéreas ou distúrbio da condução neural.

As apneias de origem obstrutiva apresentam mobilidade da caixa torácica, mas não há fluxo de ar. Já nas de origem central, indicação absoluta de entubação traqueal, não se observa fluxo de ar nem movimentação da caixa torácica.

DISPNEIA SUSPIROSA

A dispneia suspirosa consiste na presença de inspirações profundas, esporádicas, em meio a um ritmo respiratório normal. Ela se manifesta, em geral, em indivíduos com distúrbios psicológicos ou, de maneira mais corriqueira, devido a um eventual quadro emocional ou de mudança de humor mais agudo.

RITMO DE CANTANI #ritmodecatani

O ritmo de Cantani é caracterizado pelo aumento da amplitude dos movimentos respiratórios, de modo regular e secundário à presença de acidose metabólica. Tal ritmo pode ser evidenciado, por exemplo, em casos de cetoacidose diabética e de insuficiência renal. No entanto, vale lembrar que, à medida que ocorre o agravamento da acidose metabólica, pode haver o surgimento do ritmo de Kussmaul, traduzido pela alternância sequencial de apneias inspiratórias e expiratórias (como descrito a seguir).

RESPIRAÇÃO DE KUSSMAUL #respiracaodekussmaul

A respiração de Kussmaul é composta por quatro fases. A primeira, é caracterizada por inspirações ruidosas, a segunda por apneia em inspiração, a terceira por expiração ruidosa e, finalmente, a quarta, apneia em expiração. Dentre as suas possíveis causas, a principal é a vigência de acidose, com destaque para a acidose diabética, complicação possível da Diabetes Melitus, principalmente do tipo I (DM1).

Ritmos Respiratórios. Fonte: htpps//aia317.fandom.com

Conheça nossos materiais para concursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=fisioterapia

Telegram: https://t.me/profmararibeiro

Instagram@profmararibeiro

Facebook:@profmararibeiro

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCIZKxVCvvyp5-aEU9_UcdyQ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.