Artigo

Segurança e Saúde no trabalho para Concursos

APRESENTAÇÃO

Olá pessoal!

Pra quem ainda não me conhece, meu nome é Mara Queiroga Camisassa, sou Auditora Fiscal do Trabalho e exerço minhas funções na Seção de Segurança e Saúde do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) em Belo Horizonte, MG. Fui aprovada no concurso AFT de 2006.

Sou professora da disciplina Segurança e Saúde no Trabalho para concursos públicos desde 2011, e no Estratégia desde 2016!

Sou engenheira eletricista pela PUC-MG, tenho MBA pela FGV/Ohio University (Sistemas de Telecomunicações) e iniciei minhas atividades no serviço público em 2006, como Analista Tributário da Receita Federal do Brasil. Neste órgão, ocupei o cargo de Chefe Substituta do Centro de Atendimento ao Contribuinte.

Nossa matéria, Segurança e Saúde no Trabalho é baseada principalmente nas famosas NR – Normas Regulamentadoras, que como o próprio nome diz, regulamentam os artigos 154 a 201 da CLT.

Se você está iniciando agora os estudos das NR, não se assuste com o volume de informações… Como toda preparação para concursos, o estudo exige dedicação e disciplina!!! Mas garanto que à medida que vocês começarem a conhecer a matéria, vão se apaixonar!

Sugiro começar por aquelas que são figurinhas carimbadas:

– NR1             Disposições Gerais

– NR4             Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT

– NR5             Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

– NR6             Equipamentos de Proteção Individual – EPI

– NR7             Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

– NR9             Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA

– NR12           Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

– NR15           Atividades e Operações Insalubres

– NR17           Ergonomia

– NR18           Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Um detalhe importante e muitas vezes despercebido por vários alunos diz respeito à atualização das NR. As normas estão passando por um grande processo de atualização, então o primeiro cuidado é: antes de iniciar qualquer estudo sobre a matéria, verifique a data da última atualização do material que você tem em mãos e confira no site do Ministério da Economia se você tem a norma atualizada!

Por isso, sempre tomo o cuidado de informar em cada aula dos meus cursos a última atualização da NR (número da Portaria e data de publicação). Também procuro “traduzir” as normas em vários esquemas, tabelas e fotos para economizar o seu tempo e facilitar os estudos!!

Consultem sempre os artigos aqui no blog, vou trazer informações atualizadas para vocês! Teremos também questões comentadas e também artigos esclarecendo as dúvidas mais comuns dos alunos!  Contem sempre comigo para sua aprovação e não deixem de acreditar que é possível!!

Por hoje é só pessoal, estou sempre à disposição para esclarecer todas as dúvidas que vocês tiverem!

Abraços a todos!

Mara Camisassa

@profmaracamisassa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.