Artigo

Auxílio a estados: congelamento de salários sai do pacote

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados que destina R$ 89,6 bilhões em auxílio para estados e municípios no combate ao Covid-19, deixou de fora o bloqueio de qualquer reajuste salarial de servidores até 2021.

A proposta comandada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, era diferente e pretendia que a ajuda destinada aos estados fosse de R$ 40 bilhões, e em troca do auxílio dado, prefeitos e governadores congelassem o reajuste salarial dos servidores por dois anos.

Mas os deputados e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiram por não colocar o congelamento salarial dos servidores no mesmo “pote” que o auxílio aos estados e municípios votado na última segunda-feria (13).

Além disso, Maia ressaltou que o governo poderá enviar uma nova proposta focada no congelamento salarial dos servidores para que ela seja analisada pela casa futuramente.

Vale lembrar que durante uma entrevista a um meio de comunicação, Rodrigo Maia mostrou-se a favor do congelamento e até do corte parcial da remuneração de alguns servidores.

Mas na visão do presidente da Câmara, os Poderes são independentes e todos deverão dar sua contribuição, porém deve ser uma proposta unificada do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.

O pacote de ajuda aos estados foi aprovado na Câmara dos Deputados por 431 votos a favor e 70 votos contra. A medida terá validade de seis meses se a redução na arrecadação de impostos for de ao menos 30%.

De acordo com o texto, o auxílio financeiro corresponderá à diferença nominal, se negativa, entre a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) das unidades federativas de abril a setembro e a dos mesmos meses do exercício anterior.

Cursos concurso

Quer aproveitar a quarentena e se preparar para concursos? Conheça nossos cursos disponíveis para o certame:

Cursos para concursos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique em dia com as oportunidades

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.