Artigo

2020 e uma enxurrada de editais, por quê? O que fazer?

-Faaaaaaaaaaaaala pessoal, tudo bem?

Mal começou o ano e já estamos com muitas notícias maravilhosas referente a concursos públicos. Todo dia tem uma novidade! Comissões de concursos são formadas, Bancas são definidas, e o melhor os editais não param de ”pipocar” em todo canto do Brasil, e em todas as áreas e poderes dos entes federativos. Se formos à Lei Orçamentária Anual, onde temos a previsão de receitas e fixação de despesas para o ano, veremos que muita coisa boa vem por aí……

– Felipe, tem alguma explicação para essa chuva de editais?

-Tem sim, meu amigo(a)!

Para entendermos melhor vamos fazer uma viagem no tempo lá para década de 80. Com a Promulgação da Constituição Federal em 1988 muitos terceirizados, prestadores de serviços em órgãos públicos puderam optar em se tornar servidores efetivos dos respectivos órgãos em que exerciam suas atividades laborais, claro que a maioria optou por integrar o quadro efetivo do órgão!

-Show de bola, Felipe! Mas estamos em 2020! 

-Sim! Aí que está! Se analisarmos com calma e minuciosamente veremos que nestes quase 32 anos os órgãos públicos não realizaram concursos públicos para repor as vacâncias que ocorreram ao longo deste tempo, de forma efetiva, e lembra da galera que entrou lá em 1988? – Desse pessoal, uma grande parte já se aposentou, devido a averbação de tempo de contribuição fora de seus atuais órgãos públicos.

Além do mais, outro fator que veio por aumentar ainda mais as aposentadorias foi a reforma previdenciária, bastou a simples ventilação deste tema no Congresso Nacional para que muitos servidores que já possuíam tempo para se aposentar e estavam recebendo o famoso abono por permanência sem saber se iriam ter de “pagar pedágio” e escutando muitos murmurinhos nos corredores das repartições, optaram por se dirigirem ao Departamento de Recursos Humanos e entrar com seu pedido de aposentadoria! Como consequência desses fatores, hoje vemos órgãos com extrema necessidade de pessoal, como a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal…. outros já até em colapso como é o caso do INSS divulgado constantemente pela mídia, no qual a defasagem de pessoal acaba por atrapalhar a celeridade da concessão de benefícios dos segurados, sendo mais oneroso à União o pagamento de indenizações quando acionada judicialmente. O momento é de fartura de concursos em todas as áreas ou então muitos outros órgãos entrarão em colapso como o INSS.

-E agora, Felipe o que eu devo fazer?

Primeiramente organizar um espaço para estudo, um lugar onde você tenha silêncio e consiga se concentrar nos estudos, uma cadeira confortável, matérial de escrever, tablet, notebook e qualquer outra coisa que você julgue necessário. Tenha afastado, sempre, os famosos “ladrões de tempo” redes sociais, Televisão, etc.

Em seguida você deve definir sua área, policial, fiscal, controle, tribunais, e por aí vai… não adianta sair “atirando” em tudo em que aparece, tem que ter uma área a se focar! E ao definir esta área não se deve pensar somente em salário e benefícios a auto-realização é muito importante, não é nada legal um profissional frustrado, ainda que financeiramente ele esteja em um cargo favorável.

Otimize seu tempo! Aproveite o de deslocamento para o trabalho, faculdade, espera num banco ou consultório médico, para ler e rever alguma coisa através de um mapa mental, escutar um áudio no estratégia cast, use todas as ferramentas disponíveis de maneira adequada com o seu estudo!

Monte um ciclo de estudos.

Uma dica valiosa, que sempre falo com meus alunos do coaching, é acordar um pouco mais cedo que de costume e estudar antes das atividades diárias, a impressão será que o dia rende mais, muito importante para manter a motivação! Planeje seu estudo por ciclos semanais  de tal maneira que gerencie várias disciplinas de acordo com seu nível de conhecimento, sua carga horária disponível para estudo fazendo sempre revisões periódicas e também pelo peso de cada disciplina em sua prova!

-Pessoal, e quando devemos começar a estudar?  A melhor resposta sempre será: Hoje! Alinhando ”esse sangue nos olhos” que é a vontade de passar, coisa que você tem já que está aqui neste site conosco, com um material adequado, que você já adquiriu o que vai adquirir o para o seu concurso, juntamente com um planejamento de estudos eficiente certamente você conseguirá sua vaga nessa enxurrada de editais!

Lembrem-se sempre de que a dor é passageira e a glória é eterna!

Um forte abraço, galera!


Coloco-me à disposição para qualquer dúvida ou até mesmo um bate papo sobre concursos públicos pelo instagram!


https://www.instagram.com/felipesilveira512/?hl=pt-br


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Show de bola , professor!!! 2020 será o ano.. vamos com tudo!!! Vc é o meu norte!!!
    Tadeu em 09/03/20 às 21:59