Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 94

Oi, oi, oi! O esgotamento físico e mental já é uma marca da sociedade contemporânea, por isso, tema de redação para o Concurso PCDF Escrivão!

Proposta de Redação 94

Diz o ditado que tudo na vida tem limite. Você já teve a sensação de que o cérebro começou a pifar por se preocupar demais com as tarefas? De origem inglesa, a palavra “burnout” pode ser traduzida como “queimar-se por completo” ou entrar em combustão. Ela dá nome a uma síndrome, relacionada ao esgotamento físico e mental associado ao trabalho. Segundo uma pesquisa da Internacional Stress Management Association (Isma), 33 milhões de pessoas sofrem da Síndrome de Burnout no Brasil. Isso significa 30% dos profissionais brasileiros. Em 2019, a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome da Estafa Profissional ou Esgotamento Profissional, foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). A lista, elaborada pela OMS, descreve enfermidades e estatísticas de saúde que serão prevalentes nos próximos anos. Mas a OMS descreve o Burnout não como uma doença – seria um fenômeno ligado ao trabalho, “uma síndrome resultante de um stress crônico no trabalho que não foi administrado com êxito”. O problema descrito pela OMS se caracteriza por três elementos: “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida”.

Fonte: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/sindrome-de-burnout—esgotamento-profissional-e-a-relacao-com-o-trabalho.htm

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

O esgotamento na contemporaneidade: estafe físico e mental relacionado ao trabalho

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra sobre as causas do esgotamento físico e mental sofrido pela população em reação ao trabalho [9,00]
  2. Comente acerca dos sintomas do estafe causado pelo trabalho [10,00]
  3. Apresente possibilidades de tratamento para essa situação ou formas de evitar que ela aconteça [10,00]

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.