Artigo

AGEPEN GO: Questão anulada, comentários e resolução.

AGEPEN GO: teve duas questões anuladas judicialmente, uma do recurso sugerido na minha disciplina – Realidades de Goiás.

Esta prova foi bem exigente, ao ponto de ter questões anuladas por fuga do edital, como a que fala sobre o crescimento econômico de Goiás. Sob o mesmo argumento poderíamos cancelar a que fala do projeto Goiás Seguro. Fiquei muito satisfeito pois publiquei um artigo sugerindo um recurso, e apesar de não ter sido o principal argumentado, foi a questão que chamei a atenção. Se quiser ver a sugestão de recurso, clique aqui.

Se você precisa aprender as realidades de Goiás para o concurso da AGEPEN GO, ou outros, é só clicar aqui.

11. (IADES – AGEPEN GO – Agente de Segurança Prisional /2019) 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado apresentou, no dia 21/9/2018, os balanços operacionais dos observatórios de segurança dos regionais de Jataí e Rio Verde, ambas na região sudoeste de Goiás, referentes aos meses transcorridos de 2018. Eles expõem os resultados obtidos de janeiro a setembro deste ano pelo plano de segurança “Goiás Seguro“, com ênfase nos indicadores de criminalidade monitorados pelos observatórios. 

Disponível em: <https://diariodegoias.com.br/> Acesso em: 11 set. 2019, com adaptações. 

No que se refere aos resultados obtidos de janeiro a setembro pelo plano de segurança “Goiás Seguro“, assinale alternativa correta. 

A) as duas regionais apresentaram os piores resultados pelo plano “Goiás Seguro“. 

B) além do número de estupros, que teve aumento de 15% no período, todos os demais indicadores apresentaram aumento significativo no montante de ocorrências no estado de Goiás. 

C) somente a Regional de Rio Verde cumpriu 100% do plano de segurança “Goiás Seguro“, obtendo os melhores resultados. 

D) de acordo com o balanço do plano “Goiás Seguro“, Jataí apresentou os melhores resultados, enquanto Rio Verde ficou entre as últimas colocadas em todo o estado. 

E) No cumprimento das metas definidas no “Goiás Seguro“, as regionais de Jataí Rio Verde alcançar os melhores resultados no conjunto de ações, processos, projetos, estratégias e programas sociais implementados para a segurança pública. 

O programa Goiás Seguro foi lançado com o objetivo de combater a violência e criar um pacto com o cidadão, que terá incentivos para acessar os serviços públicos de segurança, como o aplicativo Goiás Mais Seguro. Jataí e Rio Verde foram os municípios que tiveram maior sucesso na política. O principal objetivo deste plano e combater a violência e criminalidade de forma integrada través da colaboração de todas as esferas do poder público. Envolve também adoção de políticas sociais, e criação de meios para estreitar laços com o cidadão. No período analisado entre 2018 e 2019 todos indicadores de criminalidade diminuíram, principalmente o roubo, e  exceto o número de estupros, que aumentou em 5,2%. Vale a pena conhecer: O aplicativo Goiás Mais Seguro permite ao cidadão goiano acesso direto a serviços voltados a segurança pública do estado de Goiás. Disponibiliza o telefone da viatura mais próxima, registra denúncias anônimas, permite o registro de ocorrências que envolva a polícia militar e o corpo de bombeiros militar através da comunicação com o atendente e viatura via chat. Além dessas funcionalidades citadas a ferramenta oferece acesso a serviços que aproximam o Governo do cidadão. 

Gabarito: E 

https://www.seguranca.go.gov.br/goias-seguro

Dados do estado de Goiás 

12. (IADES – AGEPEN-GO – Agente de Segurança Prisional /2019) 

Após a ocorrência de três motins em presídios goianos, sendo dois deles na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, em Aparecida de Goiânia, onde foram registrados vários acontecimentos, como a fuga de muitos presos, foi designada uma série de ações por parte dos poderes executivo e judiciário de Goiás, entre as quais é correto destacar 

A) A regionalização dos presídios, com a construção de novas unidades prisionais em Anápolis, Formosa, Águas Lindas, Planaltina e  Novo Gama. 

B) O fim do regime de progressão continuada da pena. 

C) A limitação do número de beneficiados com o regime semiaberto em, no máximo, 10% dos detentos. 

D) A centralização do sistema prisional do estado de Goiás na cidade de Goiânia, que oferece melhores condições operacionais e infraestrutura adequada. 

E) As transferências de todos os presos para presídios federais. 

Entre os temas discutidos acerca da segurança pública, temos a ideia de centralização ou descentralização do sistema prisional, que de modo geral, tende à descentralização, e investimentos em novas unidades prisionais, descentralizadas, espaçadas, por isso eliminar a [D] e [E].  As demais proposições deveriam ser descartadas pois há a progressão continuada regime semiarberto, sem a limitação estipulada. 

Gabarito: A 

13. (IADES – AGEPEN-GO – Agente de Segurança Prisional /2019)

ANULADA POR DECISÃO JUDICIAL: CONTEÚDO NÃO PRESENTE NO EDITAL 

Mais um indicador econômico comprova que a economia goiana tem crescido mais que a média brasileira. Informe técnico elaborado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Econômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), mostra que o produto interno bruto (PIB) de Goiás cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2018, diante de 1,2% no Brasil. 

Disponível em: <https://diariodegoias.com.br/noticias/economia> Acesso em: 20 set. 2019, com adaptações. 

No que se refere ao tema do texto, em relação os fatores responsáveis pelo crescimento econômico de Goiás em 2018, assinale alternativa correta. 

A) O setor de serviços foi o maior responsável pelo desenvolvimento econômico de Goiás no ano de 2018. 

B) O setor industrial sofreu uma enorme retração no primeiro trimestre de 2018, indicando taxas negativas de crescimento econômico. 

C) O setor agropecuário foi a grande responsável pelo bom desempenho econômico do estado Goiano em 2018. 

D) A indústria goiana foi o único setor de atividades econômicas que apresentou índices positivos no ano de 2018. 

E) acompanhando o ritmo nacional, a agropecuária goiana sofreu, em 2018, uma retração de aproximadamente 2,6%, a mesma média do Brasil. 

A questão foi anulada pois no entendimento da juíza ocorreu fuga do edital, o que poderia também ser estendido para a questão sobre o programa Goiás Seguro e a descentralização do sistema prisional. De qualquer forma, achei uma questão bastante complicada pois não estabeleceu se a participação no desenvolvimento econômico era em % do PIB ou o crescimento do setor. Por este fator complicador, poderíamos também pedir a anulação da questão, por duplo gabarito, pois a maior participação no PIB é do setor terciário, mas é inquestionável que o setor econômico que mais cresce é o agronegócio da carne e grãos e estariam corretas a [A] e [C].  

Gabarito C

https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/justica-reconhece-nulidade-de-questoes-de-prova-do-concurso-para-agente-prisional-de-goias-230674/

14. (IADES – AGEPEN-GO – Agente de Segurança Prisional /2019) 

Nas últimas décadas, o bioma Cerrado, presente no território Goiano, transformou-se em uma nova importante fronteira agrícola brasileira. Essa transformação modificou os aspectos socioeconômicos regionais e impulsionou a produtividade agropecuária, tornando o Brasil um dos principais produtores mundiais de commodities agrícolas.  

No que tange as transformações socioeconômicas e ao aumento da produtividade no Cerrado, assinale a alternativa correta. 

A) O bom desempenho do agronegócio Goiano se deve à pesquisa e à tecnologia implementadas no Cerrado pela agricultura moderna. 

B) agricultura tradicional praticada no estado de Goiás, é a responsável pelo crescimento das exportações de commodities agrícolas. 

C) O aumento da produtividade de commodities agrícolas em Goiás só foi possível com a implantação do modelo de agricultura familiar. 

D) A alta produtividade do Cerrado está relacionada com a boa qualidade do solo, que dispensa a correção e adubos. 

E) O clima predominantemente ameno na região do Cerrado, com chuvas distribuídas ao longo de todos os meses do ano, constitui fator importante para o aumento da produtividade agrícola. 

O cerrado brasileiro comportou a expansão da fronteira agrícola no século XXI, motivada principalmente pelo agronegócio dos grãos transgênicos, que após serem liberados em 2005, teve início uma enorme expansão da área cultivada, ao ponto do desmatamento alcançar níveis críticos e ser considerado um hotspot (áreas de mega diversidade com mais de 2/3 desmatadas). O melhoramento genético dos animais e a adaptação genética das sementes de soja ao clima e ao solo ácido do cerrado, permitiram um grande salto do setor no estado, que depende intimamente da produção de novas tecnologias, tanto de multinacionais como a Monsanto ou a nacional EMBRAPA. Sempre que nos referirmos à agronegócio, é o modelo de plantation (grandes propriedades, monocultoras, para exportação), que produz commodities, e a agricultura familiar, em pequenas propriedades, é responsável pela produção de alimentos. O cerrado está no clima tropical típico, com duas estações definidas, verão úmido e inverno chuvoso, e também possui solo ácido, o que obriga à tratá-lo com a técnica da calagem, de correção da acidez. 

Gabarito: A 

É isso aí pessoal, se quiser dicas de conteúdo e fazer contato comigo, me siga no instagram:

Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.