Artigo

Resolução comentada PMSP Soldado 2019 História

Estude a prova da PMSP Soldado 2019 aplicada na disciplina de História.

Você que é concurseiro, sabe o quanto é importante a nota de História e que a exigência da banca é alta. Sempre a Vunesp dá um show em suas avaliações e segue um padrão muito bem definido de temas, que inclusive são bem selecionados e adequados ao exame e à carreira. Nesta prova resolvida da PMSP Soldado 2019, você encontrará a resolução, com muitas dicas para você. É um excelente material de estudo para trilhar o caminho da sua aprovação, e como são dois concursos anuais para soldado, é fundamental conhecer as principais dicas de conteúdo para mandar muito bem nas questões.

Se você já está cansado de ralar em todas as disciplinas e não estudou História, e por isso se lascou, eu posso ajudá-lo! Clique aqui para conhecer o curso de História para PMSP.

Quer ser oficial da PMSP? Conheça aqui o Passo Estratégico

1. (VUNESP – PMSP Soldado 2019)

Primeira Guerra Mundial – A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. O fato motivou um ultimato do Império Austro-Húngaro à Sérvia e, em 28 de julho seguinte, a declaração de guerra àquele país. Na verdade, as tensões e rivalidades que, desde meados do século XIX, envolviam as principais potências europeias e não europeias haviam crescido a tal ponto que foi rompido o equilíbrio de poder que governava a política internacional.

(https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVa rgas1/anos20/ CentenarioIndependencia/PrimeiraGuerraMundial. Acessado em 09 de setembro de 2019)

Entre os fatores que contribuíram para eclosão do conflito bélico citado no excerto, pode ser apontado(a)

A) o desenvolvimento da indústria de base do Império Russo, que colocava em risco os interesses da Áustria-Hungria e da Alemanha.

B) o descontentamento da França e da Inglaterra com a Partilha da África determinada pela Conferência de Berlim, que beneficiou a Alemanha.

C) o expansionismo territorial do Império Turco-Otomano no Oriente Médio, que eliminou a influência das potências europeias na região.

D) o revanchismo da França contra os alemães, que haviam anexado territórios franceses após a Guerra Franco-Prussiana.

E) a secular rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha, que disputavam a hegemonia comercial na América do Sul.

A Primeira Guerra Mundial foi provocada pelas disputas imperialistas entre as potências industriais europeias, envolvidas pelas ideias ultranacionalistas. Com o surgimento do Império Alemão surgiu a rivalidade francesa e inglesa, neste caso motivada pela concorrência industrial. A principal Rivalidade histórica na Europa foi entre a Inglaterra e a França, mas se uniram contra Alemanha, num acordo secreto, na Entente Cordiale (com a entrada da Rússia tornou-se Tríplice Entente). A concorrência Anglo-Germânica foi motivada pela concorrência da nova potência, que rivalizava com a França, por ter anexado os territórios carboníferos da Alsácia-Lorena, na fronteira entre eles.

A conferência de Berlim foi convocada pelo chanceler alemão Oto Von Bismark, e requeriam colônias na África, pois até então não as possuía. O tratado foi uma redivisão do território em que a Alemanha conquistou áreas coloniais, mas a Inglaterra e França não saíram perdendo, pois, seus territórios coloniais foram ampliados, por isso não estavam descontentes com sugere a alternativa (na minha opinião, a que confundiu mais o candidato). Os franceses continuaram a dominar a maior parte do noroeste africano, enquanto o nordeste e leste era principalmente composto por territórios ingleses, salvo os territórios coloniais portugueses em Angola e Moçambique.

O Império Russo e Turco estavam em decadência, após séculos de poder. A Rússia era um dos mais atrasados países europeus, sua monarquia era absolutista (Czar vem de César), e as poucas industrias que estavam surgindo, alimentícias e têxteis, eram boa parte delas de investimento francês – O que explica a aliança da Rússia com Inglaterra e França. O Império Turco Otomano lutou com a Alemanha e Áustria, e ao final do conflito foi todo fragmentado em pequenos países.

Gabarito: D

2. (VUNESP – PMSP Soldado 2019)

Joseph McCarthy, jovem senador de Wisconsin, irrompeu no cenário nacional americano em fevereiro de 1950 ao revelar que tinha em mãos uma lista de comunistas que trabalhavam no Departamento de Estado. Cada vez que ele repetia a acusação, nos dias seguintes, mencionava um diferente número de comunista em tal lista. Mas a acusação pareceu plausível a muitos americanos porque foi feita no auge da Ameaça Vermelha do pós-guerra.

(George Chauncey, Chá e simpatia. Em: M. C. Karnes (org.). Passado imperfeito. Adaptado)

O “auge da Ameaça Vermelha do pós-guerra” pode ser relacionado

A) ao contexto de vitória do Partido Comunista Chinês, que chegava ao poder, e ao início da Guerra da Coreia.

B) à grave crise econômica no bloco capitalista desde a Segunda Guerra e ao domínio da tecnologia atômica pela Iugoslávia.

C) ao desenvolvimento da conquista do espaço em nações socialistas, caso da Tchecoslováquia, e a uma disputa pela liderança na OTAN.

D) ao sucesso dos projetos privatização de empresas ligadas revolucionários cubanos e à forte capacidade soviética em produzir bens de consumo não duráveis.

E) ao avanço de experiências comunistas em países da Europa Ocidental, como a França, e ao controle soviético da ONU.

A Guerra Fria compreendeu o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a decadência da URSS em 1991. Alguns sugerem um marco em 1947 quando o presidente dos EUA Hary Trumam decretou “Guerra ao Comunismo”, o que ficou conhecido como a Doutrina Trumam, em 1947. Esta foi a política externa, mas na política interna foi feita uma verdadeira caçada aos comunistas, capitaneada pelo senador Marcharth, por isso a perseguição interna aos comunistas é conhecida como Marcathismo.

O auge da influência soviética e seu poderio (ao menos o que o ocidente pensava que possuíam e eles faziam tentar acreditar), foi logo após a Segunda Guerra: A URSS foi o país que anexou territórios europeus, ao incorporar todo o leste do continente. A Península da Coreia foi dividida, com o norte socialista. Em 1950 Mao Tsé Tung tomou o poder na Revolução socialista Chinesa, e em entre 1950 e 1953 a Coreia do Norte invadiu a do Sul e ocorreu a Guerra da Coreia, e em 1954 eclodiu a Guerra do Vietnã. O início da Guerra Fria foi o auge soviético.

A Iugoslávia era um país dos Balcãs que surgiu no final da Primeira Guerra, e seu líder revolucionário, o Gal. Tito, chegou ao poder sem ajuda soviética, então era um país socialista, satélite soviético, mas assim como a China, tinham divergências com a URSS e eram submetidos ao poder de Moscou. Apesar das divergências eram países naturalmente aliados e membros do bloco militar socialista, o Pacto de Varsóvia. A Tchecoslováquia foi incorporada após a Segunda Guerra e nas provas, o que encontraremos frequentemente é a menção à Primavera de Praga, quando em 1968 quando as tropas do Pacto de Varsóvia invadiram a capital para reprimir o governo, que estava realizando reformas, de modo a construir um “socialismo com face humana”. A revolução cubana ocorreu em 1959, e instalou a economia socialista planificada e assim como em todos os países socialistas, especialmente a URSS, não desenvolveu sua indústria de bens de consumo.

Gabarito: A

3. (VUNESP -PMSP Soldado 2019)

Em termos econômicos, o Estado Novo (1937-45) caracterizou-se

A) pela redução do deficit público com o corte de gastos em algumas áreas sociais, como a educação.

B) pela política dada aos serviços urbanos, como o abastecimento de água.

C) pela adoção de um nacionalismo extremado por meio do qual se proibiu a entrada de capitais estrangeiros no país.

D) pelo forte intervencionismo estatal com a criação de conselhos regulatórios, como o Conselho Nacional do Petróleo.

E) pela aplicação de medidas liberais, tais como o congelamento dos salários para evitar o aumento da inflação.

O Estado Novo foi a ditadura varguista entre 1937 e 1945. Era inspirado no fascismo europeu, principalmente em Portugal de Salazar e a Itália de Mussolini: Ditaduras, governos centralizados, uso intenso da propaganda política, manipulação do sistema de educação, forte intervencionismo estatal (antiliberais na economia). Sua política econômica procurou aumentar o poder do Estado, e estimular a modernização a partir de estatais, principalmente na indústria de base, em empresas como CSN-Companhia Siderúrgica Nacional e CVRD- Companhia Vale do Rio Doce. Apesar da manipulação, inserindo a imagem de Vargas em todos os livros e fazendo apologia ao líder, a educação recebeu fortes incentivos, e já existia o MEC. Tudo que diz respeito ao liberalismo econômico ou político, permite anular as proposições como a [A] e a [E]. Entre os órgãos reguladores criados por Vargas, podemos citar o CNP-Conselho Nacional do Petróleo, de 1939, mas tome cuidado, pois a Petrobrás somente foi criada em 1953, em seu governo democrático.

Gabarito: D

4. (VUNESP – PMSP Soldado 2019)

A Assembleia Constituinte instalou-se em 1o de fevereiro de 1987, e a Constituição foi promulgada no ano seguinte, em 5 de outubro de 1988. […] É a mais extensa Constituição brasileira – tem 250 artigos principais, mais 98 artigos das disposições transitórias – e está em vigor até hoje.

(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia)

Essa Constituição

A) restringiu o direito de greve para funcionários públicos federais.

B) garantiu o voto facultativo para os analfabetos.

C) permitiu a formação de partidos políticos estaduais.

D) proibiu as coligações partidárias nas eleições majoritárias.

E) criou as Comissões Parlamentares de Inquérito.

A constituição de 1988 também é chamada de cidadã, pois além de redemocratizar o país, trouxe novidades, como garantias sociais e o voto facultativo para os analfabetos, garantiu o direito de greve aos funcionários públicos federais. Durante o Estado Novo os partidos políticos foram proibidos e em 1945, a lei eleitoral de 1945, determinou a criação de partidos de caráter nacional, colocando fim a tradição de partidos políticos regionais, que desde então são proibidos. A constituição também prevê coligações partidárias nas eleições majoritárias, chapas casadas (presidente e vice na mesma chapa, e podem ser de coligações), eleições de quatro anos e o segundo turno. Fique atento, que a reeleição somente foi introduzida em 1997 no governo FHC. A CPI-Comissão parlamentar de Inquérito, consta na constituição desde 1934.

Gabarito: B

5. (VUNESP – PMSP Soldado 2019)

Em 1979, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica dos Partidos, incluindo o substitutivo que extinguiu a Arena e o MDB, e restabeleceu a liberdade partidária no país. Pela aprovação do substitutivo, votaram 299 deputados e 41 senadores. Só nove deputados faltaram à sessão.

(https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=360461. Acessado em 06 de setembro de 2019. Adaptado)

O bipartidarismo foi estabelecido

A) com a reforma política de 1972.

B) imediatamente após a queda de João Goulart.

C) com reforma constitucional de 1969.

D) com a eleição do presidente Costa e Silva em 1967.

E) por ato complementar ao Ato Institucional no 2 em 1965.

Essa era simples e direta. Inclusive recomendo decorar 3 atos institucionais:

AI-1, que ampliou os poderes do presidente e a cassação de servidores e políticos ligados ao socialismo. Basicamente a instalação do novo regime.

AI-2, que instituiu a ARENA-Aliança Renovadora Nacional, e o MDM-Movimento Democrático Brasileiro. O pluripartidarismo retornou em 1979 com a nova lei dos partidos, no contexto do início do processo de redemocratização do país.

AI-5, que enrijecia a perseguição aos opositores da ditadura. Foi decretado em 1968 por Costa e Silva e revogado em 1978.

Gabarito: E

6. (VUNESP – PMSP Soldado 2019)

Figueiredo prosseguiu no caminho da abertura política iniciada no governo Geisel. O comando das iniciativas ficou nas mãos do general Golbery e do ministro da Justiça, Petrônio Portella.

(Boris Fausto, História concisa do Brasil)

Durante o governo Figueiredo, a abertura política avançou com

A) a reabertura do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1980.

B) o reestabelecimento, em 1982, da eleição direta para a presidência da República.

C) a aprovação, pelo Congresso, da Lei da Anistia, em agosto de 1979.

D) a permissão para o funcionamento do Partido Comunista do Brasil em 1981.

E) a extinção do Serviço Nacional de Informação (SNI) em 1984.

A dica é sempre pesar nos principais momentos da redemocratização: 1978 revogação do AI-5, 1979 campanha e a lei da anistia, retorno do pluripartidarismo, e a campanha pelas Diretas Já. Se lembrar destes pontos, certamente conseguirá resolver as questões.

O STF não foi fechado durante a ditadura, mas adaptado a ela, as eleições diretas somente vieram em 1989 (a campanha pelas diretas não teve sucesso). Após a redemocratização o PCB somente se restabeleceu em 1996.

Gabarito: B

É isso aí pessoal, me siga no instagram @professorsergiohenrique.

lá podemos ter um contato mais próximo, e tem muitas dicas de conteúdo para você. Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.