Artigo

Como passei na Receita Federal

Sou Auditor-­Fiscal da Receita Federal, nasci e moro em Santo André, divorciado, pai de dois filhos. Sou formado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

Antes de ingressar no serviço público, trabalhei na área de Tecnologia da Informação. Essa experiência tem me ajudado a elaborar planejamento de estudos e a analisar a evolução e o desempenho dos alunos em sua preparação.

Na Receita Federal, trabalho na fiscalização de tributos internos, sobretudo o imposto de renda das empresas e das pessoas físicas. Também sou instrutor de diversos treinamentos de auditoria fiscal. Há vários anos, sou professor da disciplina Fiscalização para os recém-nomeados auditores-fiscais e analistas-tributários, no curso de formação da ESAF (Escola Superior de Administração Fazendária).

Ainda no campo profissional, participei da especificação, dos testes e da homologação de diversos módulos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), atuando também em sua disseminação através de palestras para associações de contadores, universidades, e entrevista de TV para o CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade).

Quando decidi prestar o concurso público da Receita Federal, eu estava com quase 30 anos de idade, trabalhava na iniciativa privada, minha ex-esposa estava grávida de nosso primeiro filho. Tinha então que conciliar as obrigações do trabalho, com estudos, com atenção à família, amigos.

Sobravam-me o período da noite e os fins de semana para estudar. E foi assim que fiz. Estudava no meu tempo livre, com foco e determinação. No trabalho, saía para almoçar sozinho, escolhia uma mesa mais afastada, e após me alimentar, pedia um café e abria a Constituição Federal, ou o CTN. Li diversas vezes a Constituição…

No fim de semana, trancava-me no quarto, e estudava. Horas e horas estudando. Não tem como ser diferente. Conheço algumas pessoas que até passaram com menos de um ano de estudos, mas esse não foi o meu caso, foram várias tentativas até conseguir passar. E creio que o ponto é exatamente esse: estudar até passar.

Eu cheguei a desistir após o resultado de uma prova. Mas, aprendi na marra que a preparação para a aprovação requer disciplina, planejamento, estratégia, empenho, dedicação, persistência, e perseverança.

E foi assim até que o meu dia chegou. Fiz em um fim de semana as três provas do concurso. Saí com a sensação de que tinha feito uma boa prova, estava no páreo. Restava aguardar sair o resultado final, com o grau de ansiedade lá em cima. E quando saiu, o meu nome estava na lista de aprovados, um dos momentos mais felizes da minha vida. Indescritível!

Hoje, afirmo que a emoção de ver o nome de um aluno na lista de aprovados é da mesma forma tão indescritível quanto foi ver o meu: muita alegria!

Por isso, como coach, o meu comprometimento é para que o aluno que está se preparando para esta árdua batalha esteja capacitado e em condições de lutar pela sua vaga.

Um abraço!

Renato S. Thiago

Coach do Estratégia Concursos

Siga-me no instagram: @renatosthiago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Um exemplo muito bom, esperamos que nós também consigamos, foi um desafio grande superado com muito esforço.
    Paulo Tondo em 10/08/20 às 13:45
  • Muito bom. Serve de incentivo e exemplo para diversas pessoas que dignamente se esmiuçam, se empenham para conquistar uma trajetória de vida melhor, e poder ajudar família e pessoas. É um instrumento de "coaching". Parabéns pela experiência transmitida. Destarte, todos podem chegar lá!
    Djeferson Evangelista dos Santos em 01/03/20 às 23:27