Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 78

Oi, oi, oi! Nosso tema de redação de hoje é com base nos últimos acontecimentos noticiados sobre a greve de policiais no estado do Ceará. Venha desenvolver esse tema para o Concurso PCDF escrivão.

Proposta de Redação 78

O conceito jurídico de greve não apresenta grandes dificuldades em ser delineado, uma vez que representa a paralisação do trabalho por determinado grupo de empregados, com intuito de postular pretensões junto ao empregador, utilizando tal expediente como meio de pressão para obtenção do fim almejado.

Amauri Mascaro do Nascimento (1989) pontua que: O conceito jurídico de greve pode ser entendido como a paralisação combinada do trabalho para o fim de postular uma pretensão perante o empregador; não é greve, ensinam os juristas, a paralisação de um só trabalhador, de modo que a sua caracterização pressupõe um grupo que tem um interesse comum.

Entretanto, há uma dificuldade em delimitar quais os atos coletivos se enquadram no conceito de greve e quais não se enquadram, caracterizando atos ilícitos que, em suma, se apoiam em práticas violentas afastadas do ordenamento jurídico. Podemos citar como exemplos de tais atos violentos que se distinguem do conceito de greve o boicote, a sabotagem e o piquete

Fonte: https://jus.com.br/artigos/77643/o-direito-de-greve-na-legislacao-brasileira

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

O direito à greve e as paralisações de serviços essenciais

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Disserte sobre a greve no plano constitucional [9,00]
  2. Discorra acerca de possíveis limitações do direito à greve [10,00]
  3. Explane sobre as diferenças entre serviços púbicos essenciais e o direito à greve dos servidores públicos [10,00]

Venha conhecer nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Tema bacana, bom de escrever sobre e atual devido ao Ceará.
    Gabriel em 22/02/20 às 08:18