Artigo

Como Fui Aprovado: do canteiro de obras à Auditoria de Controle Externo!

Você tem muita sorte em trabalhar no Tribunal de Contas, me disse o vizinho hoje pela manhã. Ontem à noite, enquanto caminhava na orla de João Pessoa, reclamei de dois caminhões de concreto e um caminhão bomba-lança que atrapalhavam o trânsito. Minha esposa, sabiamente, logo disse que a segunda melhor decisão que tomei na vida foi ter abandonado a Engenharia de execução de obras (a primeira foi ter casado com ela ????). Vou contar neste artigo como fui aprovado em dois concursos de Tribunais de Contas Estaduais.

Foram necessários 5 anos e meio dentro de uma Escola de Engenharia Civil e quatro anos no campo de obras para ter a certeza do que eu não queria fazer para o resto da vida.

http://wagnerdossantoshumorista.blogspot.com/2012/10/imagens-engracadas.html

A história de como fui aprovado começa em novembro de 2015, quando publicado o edital do ISS GOIÂNIA, eu já havia abandonado o emprego, comecei a estudar para a área fiscal. Na minha cabeça ingênua, 2 meses e meio de estudos seriam mais do que suficientes para ser aprovado. Eu já tinha uma boa estratégia, mas meu aproveitamento foi de 72%, longe do necessário para ser aprovado. Foi um caminho sem volta e eu acabei me empolgando, por saber exatamente onde errei e por ter a certeza de que no próximo concurso a vaga seria minha.

Em setembro de 2016, já com 9 meses de estudo, fiz a prova do ICMS Maranhão. O aproveitamento de 82% me deixou feliz até saber que esta pontuação me deixaria apenas na posição 236º. Puts! Foi aí que tudo saiu do planejado: o dinheiro acabou, não passei e não conseguia sair dos 80% de aproveitamento. Abalado psicologicamente, procurei outros caminhos e, graças a Deus, não encontrei.

Na virada do ano de 2016 para 2017 decidi que naquele ano eu seria uma pessoa totalmente diferente. Passei a acordar as 5 da manhã pra ir à academia e apenas estudava entre as 8 da manhã e as 21 horas. Fechei o edital da Receita Federal em Junho de 2017, perdi 15 kilos (de forma saudável) em 6 meses e nem boatos de edital.

Já no segundo semestre, mais de um ano sem nenhum edital e sem fazer nenhuma prova, com o psicológico extremamente frágil, saiu o edital do TCE-SP. 49 vagas era tudo o que eu precisava, mesmo nunca tendo estudado Contabilidade Pública, Controle Externo e AFO. Eu dei meu sangue por essa vaga durante os 3 meses de pós-edital.

Em dezembro de 2017 fiz a prova e consegui 92,5% de aproveitamento, mas sem certeza nenhuma. Em poucas semanas faria a prova do TCE-PB. Entre uma prova e outra, nenhuma questão resolvida, nenhuma linha de conteúdo estudada. O cansaço era tão grande que eu nem mesmo queria ir fazer a prova. Mas fui assim mesmo.

Semanas depois os resultados saíram e foram tudo aquilo que eu esperava mesmo: APROVADO DENTRO DAS VAGAS NOS DOIS CONCURSOS. Meu compromisso comigo mesmo na virada do ano de 2016 para 2017 só me gerou resultados efetivos no início de 2018. Até porque em 2017, modéstia parte, eu fui perfeito, me desequilibrei onde precisava e fiz o que precisava ser feito.

Em pouco mais de um ano vivi coisas extraordinárias, que decorreram das aprovações: casei; mudei para cidade de praia e, apesar da distância, recebo com frequência familiares e amigos em minha casa; fiz grandes novas amizades; visitei lugares que antes ficava só na vontade; iniciei uma nova graduação e tenho muito orgulho do meu ofício. Eu sonhei e trabalhei por isso durante 25 meses e o resultado é este: 2018, que havia sido o melhor ano da minha vida, foi superado por 2019.

Se quiser saber um pouco mais sobre como fui aprovado fale comigo ou acesse: https://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/emival-ribeiro-4152/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • TCE/AM vai ter para a área de engenharia?
    hudson Smith em 19/03/20 às 15:07
  • Os Engenheiros "dominam" o mundo... Parabéns!!!
    Gonçalo em 17/02/20 às 12:48
  • Estou nesse caminho... ja estou a 15 anos em execução de obras, cheguei ao limite.... promessa que voce fez de 2016/2017 eu fiz agora para 2020. Vamos em frente. Obrigado
    Tercio em 05/02/20 às 11:32