Artigo

Não Há Recurso ALAP em História para técnico legislativo

Não Há Recurso ALAP em História e Geografia. O exame realmente surpreendeu pelo alto nível de dificuldade das questões, que foram elaboradas com muita qualidade e atualidade. Certamente um dos melhores exames feitos pela FC para o Amapá.
Está chovendo pedidos para que faça uma análise e identificar um possível recurso  recurso ALAP em História, disciplina que pegou todos os concurseiros e professores, por tratar-se de assunto importante, mas que foi abordado pela primeira vez em provas, e não era abordagem esperada. Quer dizer que a banca fez um excelente trabalho. 

Veja por que não há Recurso ALAP em História.

(FCC – ALAP – Técnico Legislativo /2020)
As relações entre Amapá e Guiana Francesa foram permeadas por tensões que, no século XX, ocorreram quando
A) o Amapá tornou-se um estado brasileiro, justamente em um momento em que a França negociava a sua anexação à Guiana.
B) a França foi ocupada pelos nazistas e os Estados Unidos construíram uma Base aérea no Amapá, durante a II Guerra Mundial.
C) o Brasil ocupou a Guiana Francesa, sob as ordens do Barão do Rio Branco, no contexto da anexação do Acre.
D) a ponte sobre o rio Oiapoque foi construída pelo governo brasileiro, sem o consentimento da Guiana Francesa.
E) a Guiana Francesa foi proibida pelo governo brasileiro de praticar a pesca e a navegação no rio Oiapoque.

Fique de olho nos temas ligados à diplomacia com a França: principais temas nos concursos:

– Tratado de Utrecht
– Intrusão Franco-Brasileira
– Contestado Franco-Brasileiro – Barão do Rio Branco a presença militar dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, A Guerra da Lagosta e do Camarão, em que Franca e Brasil movimentaram  suas marinhas de Guerra próximos a foz do Oiapoque.

EUA – Base na foz do Amazonas: Pará e Amapá

Durante a Segunda Guerra Mundial o Brasil era governado por Getúlio Vargas em seu período ditatorial de 1937 a 1945, o Estado Novo. Vargas negociava com os Estados Unidos e Alemanha ao mesmo tempo. Os norte americanos se aproximaram com a política da Boa Vizinhança, e além do financiamento da Usina de Volta Redonda, foi um momento de produções cinematográficas que aproximavam os países, como os filmes da Disney. Os norte americanos usaram o litoral brasileiro como as principais bases fora de seu território. Das bases brasileiras partiam as frotas e aviões para combater na África e Europa. Foram construídas a Base de Natal, e bases de apoio em Recife, Belém e no município de Macapá.

No contexto de Guerra, Vargas realizou várias ações geopolíticas para a Defesa de Nosso Território, como a criação do território do Amapá em 1943, onde estava sendo construída a base dos Estados Unidos desde 1941. A capital do Território era Amapá, onde fora construída a base que era para defender o território amazônico e servir de base de apoio às operações dos aliados nas Américas. Foi também quando foi realizada as operações do segundo ciclo da borracha, quando Vargas alistava os nordestinos flagelados pela seca e alistavam em missão, e eram enviados para os seringais, os “Soldados da Borracha”. Hoje sabemos que era um ponto estratégico de interesse da Alemanha nazista colonizar a América do Sul e um dos pontos mais sensíveis, era justamente a foz do Amazonas. Foram encontradas expedições de alemães nazistas na Amazônia, e era fundamental defender a Amazônia, em sua fronteira com a Guiana Francesa e a Foz do “Mar Dulce”, como fora batizado pelo navegador espanhol Vicente Pinzon.

Gabarito: B

19. (FCC – ALAP – Técnico Legislativo /2020)
Conforme a Constituição Federal de 1967, durante o período do regime militar, o governo do território do Amapá deveria ser constituído por
A) um general escolhido pela Assembleia estadual e referendado pelo Congresso nacional.
B) uma junta militar nomeada pela alta cúpula das Forças Armadas.
C) um representante eleito, no Pará, por meio de eleições indiretas.
D) um governador nomeado pelo Presidente da República, depois de aprovado pelo Senado.
E) um interventor federal indicado pelo Ministério do Interior

Quando foi desmembrado do Pará e criado o Território Federal do Amapá em 1943, o objetivo era a defesa e a centralização da administração do território amazônico. Para gerir um território grande, pouco povoado e na foz o Amazonas, a escolha da administração pública era centralizada no presidente. Os territórios federais criados na época, até serem transformados em estados pela constituição de 1988 eram centralizados pelo governo federal, e o governador do território era indicado pelo presidente. Após a redemocratização do país pela constituição de 1946 a escolha continuava prerrogativa do presidente, e deveria ser aprovada pelo congresso – Senado Federal, dispositivo constitucional mantido na constituição de 1967.

Gabarito: D

20. (FCC – ALAP – Técnico Legislativo /2020)
Antes da criação do Território Federal do Amapá, houve tentativas de criação de uma província separada do Grão Pará, com sede administrativa em Macapá, tal como a proposta de
A) vinculação do Amapá ao Maranhão, considerando as rotas comerciais marítimas existentes e as afinidades políticas entre as elites das duas localidades, na época do Império.
B) associação do Amapá à Guiana Francesa e ao Suriname, numa confederação governada pelos brasileiros a partir da capital amapaense e em regime republicano.
C) fusão do Amapá com Roraima e o norte do Pará, de modo a criar um estado compatível, em área, aos tamanhos com que ficariam o Pará e o Amazonas.
D) fundação de uma província desvinculada da Região Norte, idealizada pelo Barão do Rio Branco, cuja administração se daria tal como a estabelecida no Acre.
E) criação da Província de Oiapókya, pelo deputado Cândido Mendes, porém rejeitada pela Assembleia Geral do Império do Brasil.
A família Mendes é descendente de militares portugueses que vieram para o Brasil no contexto da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. O pai dos do político e intelectual maranhense radicou-se no município de Caxias em 1816.Candido Mendes de Almeida foi deputado e senador pela província do Maranhão. É importante lembrar que o senado era um cargo da mais alta estatura intelectual e política, de homens escolhidos à dedo pelo imperador Pedro II. A principal província amazônica era a província do Grão Pará e do Maranhão, em que o pensamento político liberal era bastante presente, e corriam ideias federalistas, republicanas e separatistas. Cândido Mendes defendeu no congresso a proposta de criação de uma província independente do Grão Pará. Atenção, pois não defendia a separação do Amapá – Território do Oyapoque, do Brasil, mas do Grão Pará, ou seja, pretendia maior autonomia administrativa. Em 1835 eclodiu a Cabanagem, que foi uma revolta popular, contra a situação social da província, abastecimento precário e desmandos das autoridades portuguesas. Foi popular, separatista e chegaram a tomar a capital, mas foram duramente repelidos Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias.
Gabarito: E

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Como é trata-se de grafia de um termo que é fácil de reconhecer, e variações linguísticas são inúmeras, é pouco provável que seja aceito um recurso. Temos que identificar uma dubiedade, uma dupla resposta ou informação errada, tudo com fontes, senão não tem nem sentido esquentar as pestanas.
    Sergio Henrique em 05/02/20 às 21:12
  • Professor. boa noite. esse nome "Oiapókya" nunca vi em nenhum lugar. pesquisando a unica referencia a essa provincia cua afirmativa está correta conta como "Oyapóckia, ou Oyapókia" mesmo assim essa afirmativa tendo o nome com a grafia incorreta continua como correta?
    Paulo Roberto em 05/02/20 às 20:37