Notícia

Concurso Guarda São José dos Pinhais: Saiu o gabarito!

Após ser retomado e ter suas provas objetivas devidamente aplicadas, foi divulgado o gabarito preliminar da referida etapa do concurso Guarda de São José dos Pinhais.

O prazo para interposição de recurso contra o gabarito pode ser realizado nos dias 8 a 10 de dezembro, no site da FAUEL. A divulgação das notas definitivas da prova e convocação para avaliação psicológica é prevista para 18 de janeiro de 2022.

Lembrando que o certame oferta oportunidades para o cargo de Guarda Municipal, cuja escolaridade requerida é nível médio, sendo 3 (três) oportunidades para homens e 1 (uma) para mulheres.

  • Guarda de São José dos PinhaisGuarda Municipal
  • Banca: Fauel
  • Vagas: 4
  • Salário: R$ 2.753,92 + gratificações
  • Edital: GCM São José dos Pinhais 2020

Nosso objetivo é deixar você 100% atualizado. Ao longo do artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre o novo concurso Guarda de São José dos Pinhais e outras informações relevantes sobre o certame. Acompanhe pelos tópicos a seguir:

Informações do concurso Guarda de São José dos Pinhais

Cargos, vagas e remunerações do concurso Guarda de São José dos Pinhais

O concurso Guarda de São José dos Pinhais oferta 04 vagas para o cargo de Guarda Municipal, sendo 3 (três) oportunidades para homens e 1 (uma) para mulheres.

A remuneração é de R$ 2.753,92 + benefícios e/ou gratificações previstos em Lei.

CargoVagas sexo masculinoVagas sexo feminino
Guarda Municipal31

Requisitos

requisito mínimo para o cargo de Guarda Municipal é que o candidato tenha nível médio completo. Também é necessário possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “B” ou superior em plena validade.

Atribuições do cargo de Guarda Municipal

  1. Executar policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado na proteção da população, bens, serviços e instalações do Município;
  2. Desempenhar atividades de proteção do patrimônio público, guardando-os, vigiando os contra danos e atos de vandalismo; }
  3. Fiscalizar, orientar e controlar o trânsito municipal de pedestre e veículos nas áreas de sua atuação;
  4. Operar equipamentos de comunicação e equipamentos tecnológicos de monitoramento de alarmes e câmeras de vídeo;
  5. Dirigir viaturas conforme escala de serviço;
  6. Elaborar relatórios de suas atividades;
  7. Prestar colaboração e orientação ao público em geral;
  8. Apoiar e garantir as ações fiscalizadoras e o serviço de responsabilidade do Município;
  9. Executar atividades de socorro e proteção as vítimas de calamidades, participando de ações de defesa civil, colaborando também na prevenção e controle de incêndios e inundações, quando necessário;
  10. Cumprir fielmente as ordens emanadas de seus superiores hierárquicos;
  11. Conduzir ao distrito policial pessoas surpreendidas na prática de delitos ou atos antissociais, se necessário, informando a central de comunicação;
  12. Zelar pelo cumprimento das normas de trânsito;
  13. Zelar pelo cumprimento das normas internas do Departamento da Guarda Municipal, preservando o bom nome da corporação;
  14. Fazer rondas nos períodos diurno e noturno, conforme escala, fiscalizando a entrada e saída, o acesso de pessoas, veículos e equipamentos nas dependências de repartições públicas;
  15. Desempenhar outras atividades correlatas;

Etapas do concurso Guarda de São José dos Pinhais

Cinco etapas compõem o concurso Guarda de São José dos Pinhais: Prova Objetiva, Avaliação Psicológica, Exames Médicos, Teste de Aptidão Física e Investigação de Conduta. Confira os detalhes a seguir:

Prova Objetiva

De caráter eliminatório e classificatório, a Prova Objetiva foi composta por questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (a, b ,c, d, e) e apenas 01 (uma) alternativa correta.

Provas do concurso Guarda de São José dos Pinhais
Provas do concurso Guarda de São José dos Pinhais

Conteúdo Programático da Prova Objetiva

Língua Portuguesa: interpretação de texto; coesão e coerência textual. FONOLOGIA: divisão silábica. ORTOGRAFIA: escrita correta das palavras na norma culta; regras do Novo Acordo Ortográfico; acentuação gráfica; uso de crase; acentos diferenciais; pontuação gráfica. MORFOLOGIA: Formação das palavras quanto a gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo); classificação das palavras (verbo, substantivo, adjetivo, advérbio e artigo); flexão verbal e nominal. SINTAXE: identificação e classificação das funções sintáticas (sujeito, predicado, objetos (direto e indireto), adjuntos adnominais e adverbiais). SEMÂNTICA: significado das palavras de acordo com o contexto; figuras de linguagem.

Matemática: Operações de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Potências e Raízes. Razão e Proporção. Probabilidade. Porcentagem. Regra de Três Simples e Composta. Equações do Primeiro e do Segundo Grau. Áreas de Figuras Planas. Progressão Aritmética e Geométrica. Juros Simples e Compostos. Lógica e Raciocínio Matemático. Informática: Correio Eletrônico: conceitos; Gerenciador de e-mail (Outlook Express); Microsoft office (word) Atalhos e barra de ferramentas; Modos de seleção de texto; Formatação de texto; Formatação de parágrafos; Alinhamento; Planilha (Excel): Atalhos e barra de ferramentas; Formatação de dados; Seleção de células; Atributos de caracteres; conceito de internet e intranet; aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.

Conhecimentos Gerais: Temas relevantes e atuais sobre política, economia, sociedade, cultura, geografia, educação, tecnologia e ecologia, suas inter-relações e vinculações históricas. Compreensão de problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado e do país.

Conhecimentos sobre o Município de São José dos Pinhais. Conhecimentos Específicos:

Noções de Direito Constitucional:
1 – Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos.
2 – Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo.
3 – Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública.
Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal:
1 – Princípios básicos.
2 – Aplicação da lei penal. 2.1 A lei penal no tempo e no espaço. 2.2 Tempo e lugar do crime. 2.3 Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal.
3 – O fato típico e seus elementos. 3.1 Crime consumado e tentado. 3.2 Ilicitude e causas de exclusão. 3.3 Excesso punível.
4 – Crimes contra a pessoa.
5 – Crimes contra o patrimônio.
6 – Crimes contra a fé pública.
7 – Crimes contra a Administração Pública. c) NOÇÕES DE DIREITO

Administrativo:
1 – Poderes administrativos. 1.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 1.2 Uso e abuso do poder.
2 – Noções de organização administrativa. 2.1 Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais ESTADO DO PARANÁ 35 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 2.2 Administração direta e indireta. 2.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Legislação Especial: 1 Lei nº 10.826/2003 e suas alterações (Estatuto do Desarmamento). 2 Lei nº 525/2004 e suas alterações (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de São Jose dos Pinhais).
3 – Lei 13022/2014 Estatuto Geral das Guardas Municipais.
4 – Lei nº 10.741/2003 e suas alterações (estatuto do idoso) 4.1 Dos Direitos Fundamentais 4.2 das medidas de proteção 4.3 Dos crimes.
5 – Lei nº 11.340/2006 e suas alterações (Lei Maria da Penha).
6 – Lei nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente) 6.1 Dos Direitos Fundamentais 6.2 Da pratica do Ato Infracional.
7 – Lei nº 9605/1998 e suas alterações (lei dos crimes contra o meio ambiente) 7.1 Da apreensão do produto e do instrumento de infração administrativa ou do crime 7.2 Dos crimes contra o meio ambiente.
8 – Declaração Universal dos Direitos Humanos.
9 – Lei nº 11.343/2006 e suas alterações ( Sistema Nacional de Politicas Publicas Sobre Drogas).
10 – Ética e moral 10.1 Ética, princípios e valores 10.2 Ética e democracia: exercício da cidadania 10.3 Ética e função pública 10.4 Ética no setor público.

Legislação de Trânsito: 1 Lei nº 9.503/1997 e suas alterações (institui o Código de Trânsito Brasileiro — CTB) 1.1 Disposições preliminares. 1.2 Do Sistema Nacional de Transito. 1.3 Das Normas Gerais de Circulação e Conduta. 1.4 Da habilitação. 1.5 Das Infrações 1.5.1 art. 181 e 182. 1.6 Dos Crimes de Transito 1.7 Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e suas alterações. 1.7.1 Resolução 432/2013 1.7.2 Resolução 277/2008.

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica terá caráter apenas eliminatório. A avaliação psicológica consistirá na aplicação e avaliação de baterias de testes e de instrumentos psicológicos que observarão os seguintes itens: capacidade de concentração e atenção, capacidade de observação e avaliação, raciocínio lógico, relacionamento interpessoal, organização, controle emocional e agressividade.

Exames Médicos

A avaliação de exames médicos do concurso Guarda São José dos Pinhais terá caráter apenas eliminatório e será avaliado por equipe de profissionais da FAUEL.

O Exame de Saúde se destinará à constatação, mediante exame clínico e análise dos testes e exames laboratoriais solicitados, de doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato para as exigências da função de Guarda Municipal.

Teste de Aptidão Física

A prova de aptidão física terá caráter eliminatório (os testes apresentam critérios mínimos a serem atingidos) e classificatório (quanto melhor o desempenho, maior a pontuação), e será composta por 04 (quatro) testes, nesta ordem:

  • I. Teste de flexão em barra fixa;
  • II. Teste de flexão abdominal;
  • III. Teste de impulsão horizontal; e
  • IV. Teste de corrida de 12 minutos.

Investigação de Conduta

A investigação de conduta terá caráter apenas eliminatório. O procedimento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável serão apurados por meio de investigação de conduta no âmbito social, funcional, civil e criminal dos candidatos inscritos no concurso Guarda de São José dos Pinhais e classificados nas fases antecedentes

A investigação terá início por ocasião da inscrição do candidato no Concurso Público e terminará com o ato de nomeação, compreendendo diligências (ambiência doméstica e social), entrevistas e pedidos de informação.

Último concurso Guarda de São José dos Pinhais

O último concurso Guarda de São José dos Pinhais ocorreu em 2011, com oferta de 14 vagas. Organizado pela Fafip, o corcurso, na época, oferecia remuneração de R$ 1.585,13 + benefícios, com jornada de trabalho de 40h semanais.

Prova Objetiva

A prova objetiva do certame teve 60 questões e foram divididas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Raciocínio Lógico e Matemático – 10 questões
  • Conhecimentos Gerais – 10 questões
  • Legislação Específica – 20 questões

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso Guarda São José dos Pinhais?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Informações do Concurso Guarda de São José dos Pinhais

Informações do Concurso Guarda de São José dos Pinhais

Vagas: 04
Cargos: Guarda Municipal
Banca: FAUEL
Escolaridade: Nível médio
Edital: GCM São José dos Pinhais 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Até que idade pode se inscrever no concurso de guarda municipal??
    Cleverson em 07/02/20 às 11:21