Aprovada no concurso Câmara de Fortaleza
“Eu aconselho a conhecer a área que você almeja, dar uma olhada nos níveis das provas, da concorrência e se organizar para conseguir esse objetivo. Fazer questões e olhar provas passadas é super importante, além de fazer resumos com o que você perceba ser mais interessante. Além disso, muito foco, às vezes vai ser difícil, você pode não passar de primeira, vai ficar cansado, mas indo no seu ritmo, se respeitando, você consegue!”
Confira nossa entrevista com Amanda Feitosa, aprovada no concurso da Câmara de Fortaleza no cargo de Consultor Técnico Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Amanda Brito: Eu me chamo Amanda, tenho 22 anos e sou de Fortaleza. Sou formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tendo terminado a graduação em julho de 2019.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Amanda: Eu sempre quis ser concursada, meu pai é servidor público e eu conheço as vantagens desse trabalho, então sempre foi um desejo. Além disso, com o tempo eu fui amadurecendo e percebi que seria muito bom ter um emprego estável, em um ambiente de trabalho com uma boa estrutura e também a vontade de usar meu conhecimento a favor do interesse público. Então, mais ou menos no início de 2017, ainda na faculdade, comecei a estudar para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Amanda: Graças à minha família eu tive o privilégio de poder me dedicar inteiramente aos estudos, eles me deram o suporte material para que eu fizesse isso. Contudo, eu tinha que dividir meu tempo entre os estudos para os concursos e as atividades da faculdade, então eu fazia algumas cadeiras pela manhã e à noite e nesse intervalo eu estudava para concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Amanda: Esse é o primeiro concurso que obtenho êxito, em 2019 eu fiz as provas do ISS Petrolina e do ISS Manaus, mas foi no concurso da Câmara que consegui ficar dentro das vagas.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Amanda: Foi incrível, eu nem acreditava! Fiquei rolando as páginas várias vezes para confirmar que era mesmo o meu nome naquela lista! É uma sensação maravilhosa, de ver seu esforço recompensado, principalmente depois de ter feito dois concursos antes e não ter conseguido passar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Amanda: Para mim nunca funcionou optar por extremos, então eu tentava arranjar um tempo para sair com meu namorado, minha família, mas mesmo assim tive que abdicar de muita coisa. Algumas atividades que eu tinha interesse de fazer na faculdade eu tive que renunciar para estudar, não podia viajar porque bagunçaria meu horário, estudava nas férias, então era bem cansativo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Amanda: Eu tenho namorado, a gente estudou junto tanto na faculdade como na jornada de concurso, então foi muito importante para mim o apoio dele. A minha família também foi fundamental porque me permitiu dedicar todo meu tempo aos estudos, eles sempre zelaram pela minha educação e faziam sacrifícios para isso.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Amanda: Eu acho que vale sim, tanto é que o meu foco era área fiscal e passei agora para o concurso da Câmara, mas eu aconselho isso com ressalvas. Para mim deu certo porque muitas matérias eu já estava estudando para a área fiscal e caíram na minha prova, como direito constitucional, administrativo, tributário. Então, se tiver alguma prova com matérias que você já esteja dominando, é bom fazer, até mesmo para treinar e, quem sabe, já garantir uma vaga, mas você sempre tem que ter foco, ficar fazendo qualquer prova que apareça não é interessante. Pretendo continuar sim meus estudos, meu foco é área fiscal, então vou continuar estudando, só que agora com mais tranquilidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Amanda: Eu já estava estudando desde 2017, mas especificamente para esse concurso eu estudei dois meses, que foi o tempo entre o lançamento do edital e as provas. Então foi um estudo bem direcionado, eu peguei matérias que nunca tinha estudado ainda, focava apenas nos assuntos mais importantes e que eu via caírem mais nas provas e, graças a Deus, deu tudo certo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Amanda: Direcionada para esse concurso não, mas eu já venho estudando há dois anos, mais ou menos. Às vezes é difícil manter a disciplina por muito tempo, mas o caminho que eu já tinha avançado, as incertezas sobre o futuro, tudo isso fazia com que eu continuasse.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Amanda: O meu namorado me apresentou o Estratégia, ele assistiu a uma live que vocês fizeram em 2016 sobre a Sefaz Ceará e, a partir daí, a gente começou a estudar direitinho, acompanhando as notícias, o Instagram e foi assim que eu fui adquirindo mais maturidade nesse novo mundo, eu não tinha ideia que seria tão diferente estudar para concursos, pensava até que sairia da faculdade já pronta para prestar qualquer prova.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Amanda: Como eu estudava para SEFAZ, tive muita dificuldade em contabilidade e fiz um curso presencial com o professor Marcondes Fortaleza, mas sempre estudei pelos PDFs e videoaulas, para a prova da Câmara não fiz nenhum curso presencial. Eu gosto dos PDFs porque eles são bem completos e acho que ajudam mais a fixar o conteúdo, porque você vai lendo, marcando o que acha importante, mas como o estudo é muito solitário os vídeos ajudam a dinamizar mais o estudo, são menos cansativos e te ajudam com aquele assunto mais difícil.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Amanda: É impossível você estudar tudo ao mesmo tempo, ao menos que você já esteja na fase só de revisão, então eu pegava as matérias mais importantes, concluía e depois passava para outras. Quando eu comecei a estudar nem sabia o que era ciclo de estudos, então sempre estudei por um horário fixo mesmo, com algumas horas para cada matéria. Eu lia o material e marcava as partes mais importantes e, a partir daí, fazia meus resumos. E, claro, resolvia questões. Elas são fundamentais para memorizar e para você conhecer a abordagem dos assuntos nas provas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Amanda: Eu tenho muita dificuldade com as matérias mais exatas, raciocínio lógico, estatística porque eu demoro para fazer os cálculos. Infelizmente, no meu caso, era ter que fazer muitas questões para me acostumar, mas tinha momentos que eram bem chatos mesmo. Para compensar eu tentava encaixar alguma matéria que eu gostava para aliviar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Amanda: Eu usei até os últimos minutos antes de receber a prova para lembrar algum detalhe (risos). A última semana foi bem intensa, tentando aprender alguma coisa das matérias novas e revisando o que eu já sabia.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Amanda: Como a minha prova foi uma redação, eu só tentei conhecer mais a banca nesse quesito. Vi alguns temas passados, procurei algumas dicas de professores online mesmo e tentava imaginar o que eu iria escrever de acordo com o tema. O importante é sempre conhecer a banca para a qual você está fazendo a prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Amanda: Acredito que um erro foi não fazer questões desde o início, eu pensava que precisaria de mais conteúdo para começar e isso não é verdade. As questões fazem parte do estudo e você tem que fazê-las desde logo. Outro erro, esse eu não tinha como saber, foi colocar muitas horas para cada matéria, de modo que eu acaba vendo uma matéria apenas uma ou duas vezes na semana. O melhor é você colocar menos horas e ver aquele assunto com mais frequência ao longo da semana. Além disso, outro erro era tentar começar tudo de novo quando não estava entendendo um assunto, acabava perdendo muito tempo. Pegue seus resumos, continue, não ache que você está fazendo tudo errado.
Já de acerto, eu acredito que o meu maior foi ter começado a estudar cedo, ainda na faculdade mesmo. Como eu já sabia o que queria, comecei logo. Se eu fosse esperar terminar a faculdade iria começar tudo só agora, então se você quer isso, o melhor é iniciar o quanto antes.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Amanda: Pensei sim, principalmente depois das minhas duas reprovações. Assim que eu me formei fiquei um pouco chateada, procurei até psicólogo, achava que concurso não dava para mim, que devia advogar ou seguir carreira acadêmica. Mas como essa ideia sempre foi constante era difícil desistir dela, então eu continuava a estudar, mesmo achando que não daria certo. Me dei um tempo também para pensar no que eu realmente queria, descansei um pouco e continuei. Se a gente não desistir, uma hora acontece.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Amanda: Foi seguir meu sonho de ter um bom emprego, com um bom salário, poder viver bem e devolvendo às pessoas o que eu teria de melhor a oferecer na área pública.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Amanda: Eu aconselho a conhecer a área que você almeja, dar uma olhada nos níveis das provas, da concorrência e se organizar para conseguir esse objetivo. Fazer questões e olhar provas passadas é super importante, além de fazer resumos com o que você perceba ser mais interessante. Além disso, muito foco, às vezes vai ser difícil, você pode não passar de primeira, vai ficar cansado, mas indo no seu ritmo, se respeitando, você consegue!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]