Artigo

OLIMPÍADAS E CONCURSOS – O que tirar como aprendizado?

OLIMPÍADAS E CONCURSOS
O que tirar como aprendizado?

                                           Ingressos-olimpiadas-rio-2016-8-1

As Olimpíadas chegaram ao fim! Diversas foram as experiências, conquistas, fracassos, aprendizados… Entretanto, não estou aqui para avaliar a questão social e econômica…

                                           maxresdefault

…mas sim, o espírito de atletas movidos a desafios e metas, independentemente das circunstâncias.

                                          esporte-olimpiada-usain-bolt-20160819-001

Muitas histórias de superação, disciplina, persistência, dor, sofrimento e sacrifício podem ser contadas. Atletas que alcançaram o Ouro, após fracassos em Olimpíadas anteriores… Atletas que abriram mão de suas famílias e lazer em prol de um objetivo maior, atletas que tiveram pouco ou nenhum apoio financeiro em seus treinamentos, atletas que demoraram décadas e outros poucos anos para alcançarem o ápice do esporte, atletas que perderam o foco e a concentração e fracassaram, enquanto outros menos favoritos mantiveram o foco e alcançaram o êxito.

                                         alison-sente-o-tornozelo-e-e-atendido-no-duelo-contra-a-italia-1470858105413_v2_600x337

Sem dúvida, algum desses exemplos se aplica à sua vida de concurseiro! Quantos de nós já batemos na trave e pensaram em desistir como nosso campeão olímpico de vôlei de praia… Quantos de nós fomos criticados por nossas escolhas como nossa campeã de Judô… Quantos de nós estamos ainda lidando com fracassos obtidos em concursos anteriores como nosso atleta Diego Hypolito… Quantos de nós não temos condições financeiras, não temos apoio, enfrentamos lutas inimagináveis como o nosso recordista de medalhas olímpicas em uma única edição Isaquias Queiroz… Quantos de nós nos vemos diante de desafios que jamais imaginamos ser capazes de vencer e mesmo assim encaramos, e, sim, percebemos que somos capazes como o nosso campeão Thiago Braz, que jamais havia saltado tão alto em sua vida…

                                         650x375_thiago-braz_1659458

Que possamos nos enxergar como concurseiros e profissionais que vivem movidos a desafios e conquistas, sempre lembrando que cada um possui sua própria história e momento…

Não desanimem e persistam!!! O resultado é uma questão de tempo!

Um grande abraço!
Professor André Castro

https://www.facebook.com/ProfessorAndreCastro/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado Vanessa e Neirilene!
    André Castro em 22/08/16 às 19:49
  • Exatamente João! Essas coisas nos movem e nos dão força, desde que tratemos esses aspectos com a devida relevância em nossa vida.
    André Castro em 22/08/16 às 19:49
  • Muito bom o artigo Professor!!! SHOWW!!!
    Vanessa Alves em 22/08/16 às 16:51
  • Gostei professor, essas Olimpíadas eu consegui ver em nossos atletas todas essas lições que comentou,me ensinando a ter garra e determinação nesta nossa luta de concursando ,muito admirável o nosso Diego, a nossa campeã do Judô ,nós deram lição de superação e nós ensinaram à necessidade de aprendermos a confiamos em si e ir à luta. Obrigada, abraço.
    Neirilene Pereira da luz em 22/08/16 às 15:17
  • Brilhante o seu artigo! Acompanhei os jogos olímpicos e vibrei com tantas histórias de superação. É possível ver que também nós brasileiros somos capazes de feitos heróicos.Mas chamo atenção para a decisão ESTRATÉGICA do nosso campeão Thiago Braz; ele já tinha garantida a medalha de prata, mas optou por pular mais alto, algo muito improvável naquele momento, mas encarou, pulou e buscou o Ouro. Como você disse acima, cada um de nós temos que fazer a nossa própria história.
    JOÃO ALVES DOS SANTOS - CAMPINAS em 22/08/16 às 13:33