Artigo

Engenharia Elétrica para Concursos públicos

Olá! Eu, Mariana Moronari, e o professor Samuel Carvalho gostaríamos de dividir com vocês informações relevantes sobre a engenharia elétrica para concursos públicos

Então, o texto de hoje está direcionado especialmente para engenheiros e engenheiras eletricistas de todo Brasil!

Nós somos professores do Estratégia Concursos e estamos trabalhando juntos na elaboração de um curso regular de engenharia elétrica para concursos públicos no Estratégia Concursos.

Já adianto que nós realizamos um Raio X estratégico para você entender como deve se preparar e como pode tornar o seu estudo mais eficiente. Por isso, esse Raio X será uma informação valiosa para você que almeja a tão sonhada carreira pública!

Neste artigo, você terá conhecimento sobre as oportunidades e os temas estatisticamente mais recorrentes em concursos públicos para a área de engenharia elétrica.

No entanto, eu acho importante comentar um pouco sobre essa área específica da engenharia no mundo dos concursos públicos do Brasil!

Concursos públicos na área de engenharia elétrica

Você, que tem interesse na carreira pública (independentemente da área), deve ficar sempre atento às oportunidades que podem surgir para planejar  e otimizar  sua preparação com antecedência …

Então, saiba que existem várias oportunidades para a área de engenharia elétrica na carreira pública e, por vezes, podemos perdê-las devido à falta de informação, divulgação e adequada preparação.

Você pode até achar que os concursos na área de engenharia são laçados apenas para prefeituras, por exemplo. No  entanto, devo lhe informar que, se pensar assim, você estará equivocado(a)!

Fique sabendo que os concursos são lançados por diferentes órgãos e para diferentes atribuições. Dessa forma, há diferentes áreas que você pode explorar para que seja possível ter um foco bem definido e traçar uma estratégia naquela que mais te interessar!

Vou listar algumas áreas, dentro da engenharia elétrica para concursos, que você pode se candidatar. Temos concursos para:

  • Prefeituras
  • Empresas de saneamento
  • Universidades
  • Institutos Federais
  • Conselhos de classe
  • Perícia
  • Forças armadas
  • Agências reguladoras
  • Assembleias legislativas
  • Tribunais
  • Câmaras de vereadores
  • Concessionárias de energia elétrica
  • Câmara dos deputados e Senado Federal

Estes são alguns exemplos. Perceba que opção não falta! Mas, eu posso dizer o que anda faltando…

No mercado, faltam cursos preparatórios específicos para a área de engenharia (também para outras áreas como saúde, por exemplo)!

Assim, muitos engenheiros (que desejam a carreira pública) recorrem a áreas que não estão correlacionadas com a sua formação, como por exemplo, carreira policiais e bancárias.

Isso pode ocorrer devido à falta de orientação e de cursos preparatórios para sua área especifica.  Dessa forma, eles deixam de aplicar todo o seu conhecimento (adquirido em anos de estudo e dedicação)  apenas pela segurança e estabilidade financeira (que, com certeza, também são muito importantes).

Mas pare e pense um pouco… Imagine poder trabalhar com aquilo que ama, contribuindo com todo seu conhecimento, na sua área de formação e , ainda sim, conquistar um cargo público!

Se existe definição melhor para sucesso, eu desconheço!

A carreira pública na área de engenharia elétrica possui uma boa remuneração e, dependendo do porte do concurso, a quantidade de vagas é atrativa.

Mesmo que você só precise de uma vaga… Quantas mais houver, você estará mais próximo da sua aprovação, não é mesmo?!

No final de 2019, alguns editais para prefeituras foram lançados para o cargo de engenheiro eletricista (entre outros cargos). Podemos citar:

  • Prefeitura de Uberlândia-MG
  • Prefeitura de Governador Valadares-MG
  • Prefeitura de Franca- SP
  • Prefeitura de Vassouras-RJ
  • Prefeitura de Formiga- MG

A inscrições desses concursos já foram encerradas, mas algumas provas ainda não foram aplicadas.

Alguns editais, que podem contemplar a área de engenharia, estão previstos para o ano de 2020. Mas, é claro, que algumas previsões podem não se concretizar.

Podemos mencionar os editais da Fundação Nacional do Índio, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Superintendência Brasileira de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) e de Prefeituras, Universidades, Institutos e Conselhos regionais em geral.

Dessa forma, perceba como a engenharia traz um leque de oportunidades!

Você não precisa se limitar a um concurso específico apenas. Ainda mais lembrando que os editais podem ser publicados na esfera federal, estadual e municipal…

Um interessante edital publicado recentemente foi o da Prefeitura de Timóteo (MG). São ofertadas vagas para várias especialidades de engenharia, inclusive para engenheiro eletricista. O período de inscrições será de 19 de fevereiro a 23 de março.

Outro edital também lançado recentemente foi o edital do concurso público da Prefeitura de Vila Velha (ES). As inscrições vão até dia 19 de janeiro.

Então, fique sempre atento(a)!

Temas mais exigidos nos editais de engenharia elétrica

O nosso ponto de partida para a elaboração do curso regular de engenharia elétrica para concursos foi entender como e o que editais estão cobrando nos concursos. Ou seja, responder a seguinte pergunta:

Quais assuntos e temas mais exigidos nos editais de concursos públicos para engenharia elétrica?

Para respondê-la, eu e o professor Samuel realizamos um Raio X estratégico. No Raio X,  nós analisamos os editais mais recentes de concursos (prefeituras, universidades, conselhos regionais…)  na área de engenharia elétrica. 

Nós tivemos um pouco de dificuldade com a generalidade dos conteúdos cobrados em alguns editais. Eles não especificavam os assuntos dentro de temas que , muitas vezes, coincidiam até com nomes de algumas disciplinas que cursamos na graduação (por exemplo, Máquinas elétricas).

Dessa forma, tivemos que classificar os assuntos dentro  de “grandes áreas” ( e assim vou chamar devido à quantidade subtemas que podem ser cobrados dentro delas) para ter um panorama geral e bem organizado do conteúdo programático.

O resultado que obtivemos foi o gráfico de incidência de temas nos editais mais atuais de engenharia elétrica para concursos.

Engenharia Elétrica para concursos públicos
Temas mais cobrados na engenharia elétrica para concursos.

Perceba que Circuitos Elétricos e Instalações Elétricas são, disparados, os temas mais cobrados pelos editais. Eles foram exigidos em 100% dos editais analisados! Isso faz todo o sentido, pois elas são disciplinas fundamentais na graduação de engenharia elétrica.

Note também que alguns temas são mais abrangentes que outros e, assim, contemplam vários assuntos dentro deles…

É importante ressaltar que existe uma grande diversidade de temas dentro dos editais e alguns não foram apresentados no gráfico devido à sua baixa incidência.

A análise dos editais nos permite também verificar as tendências mais atuais sobre a exigência de determinados temas. Ultimamente, as bancas estão cobrando, por exemplo, o conteúdo de fontes alternativas de energia, mesmo quando o tema “geração de energia” não é especificado.

Curso regular de Engenharia Elétrica para concursos públicos

Apenas por meio dessa análise, nós pudemos montar um curso objetivo e estratégico, focado no que realmente é exigido pelas bancas!

O tipo de concurso e o perfil da banca influenciam diretamente nos conteúdos  programáticos dos editais. Pensando nisso, o nosso curso é um curso regular que contempla as matérias que ,em geral, são cobradas nos concursos.

Dessa forma, o aluno poderá se preparar por meio de um clico básico de estudos baseados nos principais temas e, assim, aumentar cada vez mais a sua bagagem de conhecimento. Posteriormente a uma eventual publicação,  nós poderemos direcionar o seu estudo para pontos específicos.

Agora, pensando na dificuldade em saber o que, de fato, vai cair em prova… Como podemos aumentar a nossa assertividade?

Ora, apenas analisando as provas já aplicadas!

No nosso curso, você também terá acesso à análise das provas! Ou seja, você saberá quais foram os temas mais representativos nas provas anteriores.

Pense comigo. Mesmo que um tema seja muito incidente nos editais, ele pode não ser tão representativo na sua prova. Pode ser que caiam apenas uma ou duas questões.

A análise das provas é importante justamente para saber quais temas são mais representativos dentre aqueles que já possuem uma grande incidência nos editais.

Por isso, nós criamos um cronograma considerando essas duas análises! Com o tempo, iremos sempre atualizar e aumentar o número de provas e editais analisados para dar cada vez mais segurança para o aluno.

Evidencio que as aulas foram divididas conforme a quantidade de subtemas cobrados dentro das grandes áreas. Logo, algumas aulas foram divididas em partes para poder contemplar os tópicos mais importantes e indispensáveis do seu estudo.

Não posso deixar de destacar que a resolução das questões traz uma bagagem muito importante para o entendimento, treinamento e memorização do conteúdo. Principalmente, na área de exatas.

Dessa forma, a nossa metodologia está baseada na apresentação da teoria envolvida, mas, principalmente, na aplicação dessa teoria na resolução das questões. Pois, sabemos o quanto seu tempo é precioso!

A intenção é que você use seu tempo estudando apenas aquilo que responderá as questões, sem ir além.

Com o nosso curso, você poderá relembrar e treinar os pontos mais importantes dos assuntos estudados em sua graduação, focando sempre na forma e no nível de profundidade que eles são cobrados. Vamos sempre priorizar o seu tempo e o seu esforço no que realmente importa, ok?

Até mesmo você, que ainda não tem interesse em concursos públicos nesta área, poderá mudar de ideia depois de ler esse artigo.

Sendo assim, um forte abraço e tenha sempre em mente que:

“Motivação te faz começar, o hábito te faz continuar.” (Jim Ryun)

Att. Mariana Moronari

Adicionalmente, deixarei os nossos contatos: [email protected] e [email protected]

Aproveite também para conhecer o nosso curso regular de engenharia elétrica para concursos! É só clicar no link abaixo:

Curso regular de Engenharia Elétrica para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia! Ótima notícia! Ano passado tinha assinado justamente pra estudar eng. elétrica mas não tinha o curso, acabei cancelando a assinatura. Agora pretendo voltar. Muito bom. Parabéns.
    Everton Santos em 16/05/20 às 10:52