“Estude, Estude e não liguei para o que os outros ficam falando. Apenas estude, que sua aprovação chega!”
Confira nossa entrevista com Jeferson Souza, aprovado no concurso da Polícia Militar de Santa Catarina:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Jeferson Souza: Sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação e tenho 28 anos. Nasci na Bahia, mas fui criado em Brasília-DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Jeferson: Eu sempre quis ser militar. Tive educação militar quando criança e isso me despertou interesse.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Jeferson: Sempre trabalhei, desde os 16 anos (aprendiz). Então eu trabalhava durante o dia e estudava a noite e todo o final de semana.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Jeferson: Meu primeiro concurso (prova escrita) foi na PMMG/2017, depois PMTO/2018 (concurso anulado logo depois de sair o resultado da prova objetiva) e por último PMSC/2019, fiquei em 125º. (DOSC 20/12/2019).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Jeferson: Feliz demais!!!! Eu me dediquei muito, estudei bastante e vi o resultado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Jeferson: Eu abdiquei de muita coisa, inclusive da vida social. De vez em quando (domingos à noite), saía com minha esposa.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Jeferson: Sou casado. Minha esposa e meus pais sempre me deram apoio para estudar! Minha esposa cuidava de todos as atividades domesticas para que pudesse me dedicar ao máximo! (Estamos esperando um bebe)
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Jeferson: Eu estudo desde meados de 2016. Fui “aprovado” em 2017, passei em outra prova em 2018 e agora em mais um concurso em 2019. Acredito que devo continuar estudando, talvez PRF ou PF, não sei bem.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Jeferson: Sim, estudava sem edital! Fazia um cronograma e me esforçava para cumprir. Sem edital eu pegava mais leve, sempre deixava um dia da semana livre para outras atividades. Com edital aberto eu estudava sempre que podia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Jeferson: Eu sempre senti mais facilidade com videoaulas e sempre resolvia questões. Quando não tinha como assistir os vídeos, costumava pegar as aulas em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jeferson: Através das aulas gratuitas no youtube, conheci a didática e os professores. gostei e comprei o Pacote da PCDF, o qual usei para estudar.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Jeferson: Eu fiz um cronograma de estudos, sempre estudei mais 1 matéria por dia, estudando cada matéria de 2 a 3 vezes na semana. Fiz resumos das matérias ou conteúdo que tinha dificuldade em entender. Durante a semana eu estudava cerca de 3 horas por dia e, nos finais de semana, cerca de 8 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Jeferson: Português. Sempre fui muito ruim em português, por isso estudava 3 vezes por semana. A única maneira de aprender era estudando, então foi o que fiz!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Jeferson: Dias antes da prova eu estudava sempre que dava, o máximo possível! Não sei dizer quantas horas por dia estudava, mas eram muitas!
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jeferson: Eu fiz várias redações antes da prova. Como nunca tive dificuldade em fazer redações, então foi tranquilo. Fiquei com 90% da nota.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Jeferson: Quando abriu o edital (antes da prova objetiva), comecei a treinar para o TAF, tentando fazer os exercícios exatamente como seria cobrado. Sempre tive facilidade em me exercitar, então não foi um problema.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Jeferson: Meu pior erro foi desanimar nos concursos após ser eliminado durante as etapas. Fiquei muito frustrado quando fui eliminado na última etapa da PMMG/2017 e não deixei isso se repetir quando o concurso da PMTO/2018 foi anulado. Continuei firme nos estudos e agora passei!
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Jeferson: Sim, sem dúvidas! Fui eliminado na última fase da PMMG/2017 e no ano seguinte anulação do concurso PMTO/2018. Pensei em desistir várias e várias vezes. Mas minha vontade de ser policial foi maior! Minha família, que sempre acreditou no meu potencial, também me ajudou a não desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Jeferson: Minha vontade de ser policial.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jeferson: Não desista! Não desista!
Estude, Estude e não liguei para o que os outros ficam falando. Apenas estude, que sua aprovação chega!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes