Artigo

Agronomia para concursos públicos

Olá, você é profissional de Agronomia ou Engenharia Agronômica e está estudando para concurso público? Então, se liga nessa super análise que fizemos!

Agronomia para concursos públicos

Aqui no Estratégia, estamos sempre focados em sua preparação para concursos. E, agora, também na área de Agronomia ou Engenharia Agronômica. Os concursos estão aí, tanto em nível federal (MAPA, institutos federais), estadual (autarquias, CREA) e, principalmente, municipal (prefeituras).

Quando falamos em Agronomia ou Engenharia Agronômica temos um curso bastante eclético, sendo que a formação do profissional da área envolve o estudo de diversas áreas do conhecimento. E com um repertório tão vasto de assuntos, como se preparar para concursos públicos?

A professora Níria Costa e eu (Diego Tassinari) nos debruçamos sobre muitos conteúdos para prepararmos um material completo, visando abranger os temas mais frequentes dos editais.

Quais são os temas mais cobrados em Agronomia?

Avaliamos mais de 50 editais de concursos para Agronomia ou Engenharia Agronômica apenas do ano de 2019. Não tem como ser mais atual que isso! Vamos ver o que nossa análise revelou?

Veja abaixo os termos mais recorrentes no conteúdo programático desses editais (palavras maiores indicam maior frequência de ocorrência).

Agronomia para concursos públicos
Nuvem de palavras para os termos mais frequentes nos editais de Agronomia/Engenharia Agronômica no ano de 2019.

Podemos perceber da nuvem de palavras acima que os editais são bem abrangentes quanto aos assuntos cobrados, o que dificulta a preparação do candidato, pois é muito difícil que uma única pessoa domine temas tão distintos. Contudo, a nossa graduação é assim mesmo, estudamos plantas, solos, animais, pragas, doenças, economia, administração, engenharia, churrasco (rs brincadeira) e muito mais.

Já que nossa atuação é fortemente ligada à produção agrícola, temas relacionados às culturas agrícolas são muito frequentes na nuvem de palavras, em termos como plantas, manejo, produção, fruticultura, olericultura, silvicultura.

Os fatores mais importantes para a produção agrícola são, em ordem decrescente de importância: água, nutrientes, pragas, doenças, plantas daninhas, etc. Então, obviamente esses temas são frequentes em editais.

Agronomia para concursos públicos
Manejo agrícola do solo.

A área de solos aparece bastante, com diversos assuntos relacionados a ela, como conservação, fertilidade, nutrição, adubação, calagem, gênese. A fitossanidade é outro tema muito cobrado em provas de Agronomia. Essa área abrange os seguintes assuntos na nuvem de palavras: doenças, pragas, agrotóxicos, daninhas, fitopatologia, defensivos, quarentenárias.

Uma vez que a água é o principal fator limitante à produtividade agrícola, esse tema também é recorrente e aparece em termos como irrigação, hidrologia, hidráulica, drenagem.

A relação entre agricultura e meio ambiente vem com força total nos editais, sendo a legislação um dos aspectos mais importantes dessa temática. Na nuvem de palavras essa área é representada pelos termos ambiental, legislação e ecologia. As agriculturas alternativas também se fazem bastante presentes, em ocorrências como agroecologia, orgânica, certificação.

A ocorrência de outros termos relacionados também nos levou a abordar esses assuntos em nosso curso regular, com por exemplo:

  • Engenharia (mecanização, armazenamento, implementos, construções);
  • Administração e Economia (administração, economia, comercialização, extensão, crédito);
  • Zootecnia (animal, pastagens);
  • Propagação de plantas (propagação, sementes);
  • Botânica e Genética (fisiologia, genética, biotecnologia); e
  • Qualidade dos produtos vegetais (qualidade, pós-colheita, beneficiamento).

Agora, não basta o tema estar no edital, ele também tem que ser cobrado em provas. Pensando nisso, realizamos por outro lado um levantamento de mais de 1.300 questões de provas de Agronomia de mais de 60 concursos dos últimos seis anos.

Essa análise permitiu validar a distribuição das aulas do nosso curso, além de conduzir a ênfase dada aos tópicos abordados em cada conteúdo. Vamos analisar a tabela abaixo:

Temas Questões Proporção (%)
Solos 256 19,2
Fitossanidade 177 13,3
Culturas 175 13,2
Botânica, Genética, Propagação 152 11,4
Engenharia 139 10,5
Água 108 8,1
Meio ambiente 87 6,5
Zootecnia 66 5,0
Adm., Economia, Extensão 35 2,6
Agriculturas alternativas 32 2,4
Qualidade produtos vegetais 21 1,6
Outros temas 36 2,7
Múltiplos temas 46 3,5
Total 1330 100

Esse levantamento de questões foi essencial para a produção de materiais altamente precisos quanto aos assuntos abordados. No início de cada aula, teremos também um levantamento específico das questões como, por exemplo, na aula 00 sobre o tema da Agricultura e Meio Ambiente:

Distribuição das questões de Agricultura e Meio Ambiente por tópico

Além da elaboração do nosso material, você também poderá utilizar essas informações para otimizar seus estudos e realizar revisões diárias/semanais, focando nos assuntos que têm mais chances de serem cobrados. Estamos sempre disponíveis para ajudar nossos alunos nessa jornada rumo à aprovação.

No mais é isso, pessoal. Convido a todos para conhecer nossa aula demonstrativa (pdf 00). Ela está liberada gratuitamente para fins de estudo. É só clicar no link a seguir.

Agronomia para concursos públicos

Forte abraço e bons estudos!

@profdiegotassinari

@profniriacosta

Curso de Agronomia para concursos públicos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns Estratégia pela iniciativa de investir nessa área para agrônomos e parabéns aos professores também. Tenho algumas dúvidas, como por exemplo, essas disciplinas que foram coletadas serve para o estudo de concursos municipais , estaduais e federais ou está mais focado em prefeituras ? As questões que foram coletadas estão disponíveis na plataforma do curso para nós resolvermos ? Quem adquirir hoje o curso vai poder estudar só até maio ? Att Yago Matarazzo. Grato.
    Yago Matarazzo em 18/03/20 às 09:19
  • Muito bom o texto Professor Diego!!
    Thomaz em 25/12/19 às 20:06