Artigo

Engenharia Ambiental para concursos públicos

Se você cursa ou é formado(a) em Engenharia Ambiental e quer passar concursos públicos, este texto é para você!

A Engenharia Ambiental é uma profissão cada vez mais importante, pois a cada dia são maiores os desafios de conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico e social.

Nessa tendência, há que ressaltar que as administrações públicas direta e indireta carecem cada vez mais de profissionais habilitados e com conhecimento para conduzir a gestão ambiental de seus órgãos e entidades.

Hoje em dia, praticamente toda prefeitura possui pelo menos um profissional de meio ambiente concursado, seja Engenheiro Ambiental, Analista Ambiental ou alguma outra denominação afim. Há meros 15 anos, por exemplo, esse cenário era bem diferente.

Desse modo, são bastante recorrentes os editais de concursos públicos para Engenharia Ambiental: fora os mais de 5.500 municípios do país, ainda há as administrações estaduais e federais, as autarquias ambientais, as universidades, os institutos federais, entre muitas outras possibilidades.

Portanto, caso ainda não esteja se preparando, comece o quanto antes! Mas não estude de qualquer maneira, estude com Estratégia.

Quem lhes escreve este texto foi aprovado em 1º lugar em 6 concursos bastante concorridos, incluindo um para o visado cargo de Engenheiro Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Para conquistar esses desempenhos, eu utilizei algumas técnicas e estratégias de estudo. Hoje, apresento-lhes uma das principais: o estudo antecipado (pré-edital) com a priorização de conteúdos.

O estudo antecipado é aquele que você realiza constante e permanentemente, independentemente da existência de edital específico. É um tipo de estudo abrangente, que lhe fornecerá um embasamento geral dos assuntos que possivelmente encontrará nas provas que prestar.

Diante dessa generalidade, é extremamente importante que haja uma priorização dos conteúdos que são mais presentes nos principais editais dos concursos, uma vez que certos temas são bem mais recorrentes do que outros.

Por esse motivo, fiz uma análise detalhada de 30 editais dos principais concursos públicos ocorridos no último ano (fim de 2018 a fim de 2019) e descobri alguns temas que foram previstos mais frequentemente do que outros.

Esse Raio-X Estratégico é bastante importante, especialmente se você está principiando os estudos agora e não sabe por onde começar. Observe o resultado da análise que foi feita no gráfico abaixo.

Esses dados revelam fatos bastante interessantes e que podemos usar para organizar o estudo pré-edital.

É importante mencionar que, em geral, há uma diversidade grande de temas nos editais da área de Engenharia Ambiental. Então, alguns outros assuntos não estão contemplados no gráfico acima porque tiveram incidência muito baixa nos editais (menos de 10%).

Nesse sentido, deve-se salientar que a maioria dos assuntos contemplados no gráfico teve grande incidência nos recentes editais analisados. Observe, por exemplo, que 14 dos 23 assuntos estiveram presentes em 60% ou mais dos editais.

Todavia, mesmo dentre esses assuntos é possível destacar alguns de ainda maior incidência. Note que três assuntos estiveram presentes em pelo menos 80% dos editais:

O licenciamento ambiental é um instrumento utilizado pela política ambiental do país para atestar ou não a viabilidade ambiental de atividades e empreendimentos diversos.

Para que uma atividade seja submetida ao procedimento de licenciamento, ela deve ser considerada efetiva ou potencialmente poluidora, ou ter o potencial de causar degradação ambiental.

Já a Lei º 6.938/81 estabelece os fins e mecanismos de formulação e aplicação da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental.

Nesse sentido, a PNMA tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

Por fim, a Lei nº 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Esse gerenciamento, por sua vez, refere-se ao conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Diante dessas breves introduções, não é difícil perceber a importância desses três assuntos para a atuação do profissional de Engenharia Ambiental, não é mesmo? Justamente por isso é que também são temas muito presentes nas provas de concursos.

Portanto, caso você esteja começando os estudos agora e ainda não estudou nenhum desses três temas, pode começar desde já! Se, porventura, você já está mais avançado nos estudos e já estudou esses três assuntos, percorra os outros temas do nosso Raio-X Estratégico, preferencialmente priorizando os de maior incidência nos editais.

Além disso, não se esqueça de sempre revisar os conteúdos já estudados, pois somente diante da repetição é possível fixá-los na memória de longo prazo.

Um forte abraço e bons estudos!

Prof. André Rocha

PS: Aproveite para conhecer o curso regular de Engenharia Ambiental para concursos públicos! Link a seguir.

Curso de Engenharia Ambiental 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • bom dia,professor! Grata pela dica,sou geógrafa,tenho 51 anos e sonho com minha estabilidade profissional. Deus nos abençoe nessa empreitada.
    Heloísa em 02/10/20 às 10:20