Artigo

Como manter o ritmo de estudos para a PCDF neste final de ano?

O ano de 2020 sequer começou, mas já está cheio de oportunidades para os concurseiros de plantão. A maior delas, sem dúvidas, é o concurso da PCDF. Para lograr êxito no certame, devemos manter o ritmo de estudos neste final de 2019 e entrar em 2020 com força total!

Olá aluno(a)! Tudo bem?

O tão esperado concurso da PCDF – Polícia Civil do Distrito Federal – teve seu edital publicado no último dia 5 e ofertou 300 vagas para o cargo de Escrivão.

As provas serão realizadas no dia 15 de março de 2020, ou seja, daqui a 3 meses!

Concurso da PCDF Mantenha o ritmo de estudos nesse final de ano
Direção-Geral da Polícia Civil – DGPC

Isso significa que não há tempo a perder e que qualquer minuto a mais de estudo, seja em dia útil ou feriado, pode ser definidor para a sua aprovação.

Além disso, já está autorizado o próximo concurso da PCDF, mas para o cargo de Agente, o qual tem previsão de oferta de cerca de 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva.

Importante lembrar que as disciplinas cobradas em ambos os certames são semelhantes, de modo que não só é possível, como é recomendado que o aluno concilie os estudos e realize ambas as provas.

Então, não há tempo a perder… Por isso, preparamos este artigo para você que quer fazer parte da Polícia Civil do Distrito Federal já no próximo ano!

VOCÊ PRECISA TER CONSCIÊNCIA DISTO

Vamos começar este tópico lembrando de coisas que são de extrema importância para qualquer pessoa que tenha o objetivo de ser aprovado em um concurso público.

Ninguém passa em concurso público mantendo a rotina de quando não estudava!

O que queremos dizer com isso?

Muitos alunos pensam que podem tirar as sonhadas férias de fim de ano ou o recesso de Natal e Ano Novo para aproveitar o verão e relaxar um pouco.

Claro que o descanso é fundamental para manter a sanidade mental, a saúde física e ter uma boa absorção do conteúdo estudado.

Mas, diversamente do descanso programado, alguns começam a descansar no início de dezembro, quando começam os amigos secretos da empresa, do curso de idiomas, da academia, do clube de final de semana, dos amigos de infância, da escola, da faculdade e por aí vai!

Daí logo chegam as festas em família: Natal na casa de um e de outro! Em seguida, vem ano Ano Novo. Depois começam os encontros na casa de praia, as baladas, os passeios de verão etc. Por fim, chega o Carnaval!

Concurso da PCDF Mantenha o ritmo de estudos nesse final de ano - Ano Novo
Concurso da PCDF: Mantenha o ritmo de estudos neste final de ano

Esse tipo de aluno vai voltar a estudar somente no dia 26 de fevereiro de 2020, na Quarta-Feira de Cinzas, quando ele lembrar que falta menos de um mês para o concurso da PCDF.

Ou seja, estará sem qualquer condição de figurar na lista dos aprovados.

Sei que vocês estão rindo do exemplo catastrófico, mas é isso o que ocorre com muitos concurseiros.

Alguns até tentam disfarçar e incluem 1 horinha de estudo no meio das festas, quase sempre repletas de excessos gastronômicos e alcoólicos. De qualquer modo, perdem-se nas comemorações de final de ano, pois saíram completamente da rotina e acabaram perdendo o pique.

Portanto, aluno, você precisa ter a consciência de que, caso queira ser aprovado no concurso da PCDF, precisa manter o ritmo de estudos até o dia da sua prova!

FESTAS DE FINAL DE ANO: O QUE FAZER COM A FAMÍLIA?

Sim, você precisa manter o ritmo de estudos até março de 2020. Fato!

Mas todos temos família e sabemos como é difícil lidar com a pressão de ter que dar atenção a todos, principalmente na época do Natal, que é uma festa tipicamente familiar.

As emoções estão mais afloradas, todos ficam mais unidos e pensam que você é o único “monstrinho” que prefere se isolar a se unir nesse ambiente de amor fraternal.

Concurso da PCDF Mantenha o ritmo de estudos nesse final de ano - estudo isolado

Então, você que tomou a decisão de ser aprovado no concurso da PCDF e que precisa dedicar todo o seu tempo ao estudo do edital, deve lidar muito bem com essa pressão, de modo que ela não interfira no seu desempenho.

Para isso, convoque a sua família mais próxima (pais, irmãos, esposo(a) etc.) e explique a eles a situação. Deixe claro que é necessário manter o ritmo de estudos inclusive no final de ano para que você alcance o seu objetivo.

Lembre-os de que atingir a sua meta beneficiará a todos e que a sua dedicação de hoje refletirá num futuro melhor para eles também.

Além disso, faça o seu planejamento de modo que você tenha livre os dias de Natal e Ano Novo. Reserve essas datas para ter os seus momentos em família e esteja 100% presente.

É preciso ter em mente: não importa a quantidade de tempo que você dedica aos seus entes queridos, mas sim a qualidade e a intensidade dos momentos compartilhados. É isso que ficará guardado na memória deles (e na sua também).

CONCURSO DA PCDF: PROVAS EM 15 DE MARÇO DE 2020

Resolvida a questão de que é necessário sim manter o ritmo de estudos nesse final de 2019, vamos ao planejamento!

O concurso está aí: são 3 meses até a data da prova, então, hora de arregaçar as mangas e se organizar para iniciar os estudos.

Sabemos que alguns devem estar com dúvidas se dá tempo de estudar todo o conteúdo do edital em apenas 3 meses e a resposta é: dá sim!

Para isso, você deve começar hoje mesmo.

Comece organizando o seu ciclo de estudos. Para ajudá-lo nessa missão, o Estratégia preparou um completo Plano de Estudos Pós-edital.

Plano de Estudos PCDF Escrivão 2020 (Pós-Edital): link abaixo.
Edital Estratégico PCDF Escrivão 2020 (Pós-Edital): link abaixo.

http://bit.ly/PlanoEstudosPCDF

Por fim, nosso último recado: para se diferenciar da massa, é necessário fazer diferente.

Mantenha o ritmo de estudos nesse final de ano, faça isso com planejamento e equilíbrio, que o cargo de Escrivão da PCDF pode ser seu!

Quem aceita o desafio?

Deixe o seu comentário com suas dúvidas, sugestões ou elogios.

Quer estudar para o Concurso da PCDF?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso PCDF:

CURSO PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Edital PCDF Escrivão

Principais Informações do Edital da PCDF Escrivão

Inscrições: 22/01 a 10/02/2020
Valor da taxa:
 R$199,00
Isenção: 20 a 26/12/2019
Data da Prova Objetiva: 15/03/2020

Bônus e Conteúdos Gratuitos

Vade Mecum PCDF

A equipe do Estratégia Concursos elaborou um Vade Mecum para a PCDF, que você poderá baixar no link: Vade Mecum PCDF: baixe grátis toda Legislação prevista no edital

Ebook PCDF: Análise Estatística

O Prof. Túlio Lages, coordenador dos cursos do “Passo Estratégico” elaborou uma análise estatística dos temas mais cobrados em prova pelo Cebraspe e que, portanto, têm mais chance de serem cobrados na prova da PCDF.

Baixe gratuitamente no link abaixo: Ebook PCDF gratuito com estatísticas de cobrança dos assuntos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que bom poder ajudar, Teddy! Muitas vezes, somos incompreendidos pelas pessoas que mais nos amam. Por isso a importância de uma conversa sincera ;-) Grande abraço e bons estudos!
    Luana Vicente dos Santos Furlani em 11/12/19 às 18:11
  • Obrigado por esse artigo, já compartilhei com minha mãe que estava reclamando por eu não participar de uma confraternização do dia 14/12.
    TeddyMR em 11/12/19 às 17:23