Artigo

Português IBGE (Recurso de uma questão)

Olá, pessoal!

Tudo bem?

A questão 6 não bateu com nosso gabarito extraoficial e eu afirmei na nossa transmissão de domingo que, se o gabarito preliminar não convencesse, eu colocaria aqui para vocês uma base para recurso.

Bom, sinceramente, analisando fria e tecnicamente a questão 6, vi pelo menos dois argumentos que podem resultar em anulação da questão, desde que vocês entrem com recurso.

Mas peço que vocês evitem copiar literalmente minhas palavras, pois, se a banca perceber que as palavras são as mesmas entre os candidatos, pode anular o pedido de recurso, por ser entendido como argumentação em massa; um fez e os demais copiaram.

Isso já ocorreu outras vezes e a banca simplesmente desconsidera o recurso.

Ainda hoje eu entro ao vivo às 17h30 para comentar a prova no canal do Estratégia Concursos, ok? Coloco o link aqui assim que o tiver.

Correção completa da prova: Acompanhe.

Vamos à questão passível de recurso:

IBGE Coordenador Censitário – prova tipo 1

Questão 6.

Notícia publicada na imprensa na penúltima semana de setembro de 2019:

OCDE reduz projeções para Brasil e Argentina

País vizinho deve ter retração de 2,7%; no 2º trimestre, economia recua 0,3% e desemprego atinge 10,6%. Estimativa para o PIB brasileiro é de alta de 0,8% este ano e expansão de 1,75% em 2020. Crescimento global previsto é o menor em uma década.

O texto acima traz uma manchete na primeira linha e um pequeno desenvolvimento no parágrafo seguinte.

A afirmação inadequada sobre esse texto é:

(A)     o segundo período do texto explicita o que é dito na manchete;

(B)     todo o texto traz informações previstas, o que confirma o termo “previsões” presente na manchete;

(C)     OCDE e PIB são siglas que contribuem para a redução da extensão do texto;

(D)    o texto traz uma comparação entre a situação econômica geral do Brasil e da Argentina;

(E)     o último período do texto mostra uma visão pessimista para o crescimento global específico da economia brasileira.

Comentário: É certo que, após uma releitura mais atenta, entendemos que o último período realmente não se refere apenas ao Brasil. Assim, a alternativa (E) é inadequada; porém, há de se observar mais duas afirmações nas alternativas (A) e (B) que prejudicaram a avaliação do candidato.

            Em relação à alternativa (A), a expressão “o que é dito na manchete” deixa ambiguidade, pois o elaborador da questão provavelmente teria pensado que isso se refere a apenas ao fato de a OCDE reduzir projeções. Porém, isso se limitou a Brasil e Argentina. Esse dado é importantíssimo no texto.

            Assim, devemos levar em conta que o texto dividiu as informações sobre Argentina (primeiro período: “País vizinho deve ter retração de 2,7%; no 2º trimestre, economia recua 0,3% e desemprego atinge 10,6%.”) e Brasil (segundo período: “Estimativa para o PIB brasileiro é de alta de 0,8% este ano e expansão de 1,75% em 2020.”).

            Por conseguinte, o segundo período do texto não explicita totalmente o que é dito na manchete (“OCDE reduz projeções para Brasil e Argentina”), pois esta se refere às projeções para Brasil e Argentina, mas o segundo período do texto se refere apenas ao Brasil.

            Com base nisso, é inadequado afirmar que o segundo período “explicita o que é dito na manchete”. Não há elemento linguístico que comprove que tal expressão se refira tão somente à ideia de a OCDE reduzir projeções. Obrigatório se faz entender que tais projeções se limitam a Brasil e a Argentina.

            Além disso, como o comando da questão pediu a alternativa com inadequação, a alternativa (B) induziu ao erro, pois se afirmou nela que todo o texto traz informações previstas, o que confirma o termo “previsões” presente na manchete. Porém, na manchete não há a palavra “previsões”, mas “projeções”. Certamente, houve erro de digitação do elaborador da questão, mas o candidato poderia ter entendido que esse erro foi proposital, justamente para o candidato marcar como alternativa inadequada. Ademais, esse erro na digitação prejudica a avaliação do candidato na hora da prova.

            Por essas justificativas, pede-se a anulação da questão.

Gabarito preliminar: E (Cabe recurso)

Espero ter ajudado, meus amigos!

Sucesso a todos!

Grande abraço!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • ajudou muito professor, antes desse post eu já tinha entrado com recurso assim que abriu, nessa mesma linha de raciocínio, na prova ei tinha ficado em dúvida entre 2 alternativas, mas como a banca tem uma certa fama de "pegadinhas" marquei a letra B, de fato isso me prejudicou, todos nós sabemos que um ponto a menos faz uma grande diferença na classificação, contudo espero que a grande maioria dos colegas entrem com recurso nessa mesma linha de raciocínio para que possamos anular a questão,lembrando o que o professor deixou claro ai, sem Ctlr C Ctrl V .
    renato silva em 12/12/19 às 14:01
  • Obrigada Décio! Helder é só entra novamente no seu cadastro lá estarão os recursos feitos!
    Ana em 11/12/19 às 15:08
  • Muito obrigada professor!!
    Clarissa em 10/12/19 às 21:28
  • Boa tarde! Interpus recurso com relação à questão 6, da prova tipo 1, mas não sei ao certo se o sistema da FGV realmente enviou o meu recurso quando eu cliquei em SALVAR, única opção do sistema, porque a outra era VOLTAR. Como podemos ter certeza de que o nosso recurso realmente foi salvo e enviado via sistema? Não houve mensagem alguma!!! Devo refazer o recurso?
    HELDER ANDRÉ CAVALCANTI em 10/12/19 às 14:42
  • Muito obrigada Professor,
    JULIANE MONTEIRO em 10/12/19 às 13:40
  • Obrigado Professor, vejo que o Estratégia concurso realmente se importa com os alunos, diferentemente de outros cursos preparatórios.
    MARCOS PAULO DOS SANTOS em 10/12/19 às 12:22
  • Mas professor a letra B está mais inadequada pois diz que TODO o texto traz informações prevista, mas existe no texto essa parte ";no 2° trimestre, economia recua 0,3% e desemprego atinge 10,6%" esse não é um dado previsto esse já é uma constatação feita pelo Indec da argentina, na data da publicação que foi feita em setembro ou seja no 3° trimestre esse já é um fato concreto, não uma previsão futura.
    Douglas em 10/12/19 às 10:46
  • como faço pra pedir anulaçao dessa questao?..e meu primeiro concurso e nao sei como agir e qual site...apesar que pra mim nao adianta muito ja que fiz so 20 questoes certas..mas posso ajudar alguem a classificar eu fiquerei feliz tbm..
    Patricia Oliveira em 10/12/19 às 08:52