Artigo

Edital PCDF – Matemática e Raciocínio Lógico

Neste artigo, farei uma análise detalhada do conteúdo de Matemática e Raciocínio Lógico que foi cobrado no edital para o cargo de Escrivão da PCDF.

A primeira novidade é que foi excluída a matéria de Estatística e foi incluída a matéria de Matemática no edital da PCDF.

Assim, foi mantido todo o conteúdo de Raciocínio Lógico, que já era esperado, e foram adicionados alguns tópicos de Matemática.

Os assuntos listados a partir do item 9 formam a base de praticamente todas as provas de Raciocínio Lógico organizadas pelo CEBRASPE:

9 Estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação. 10.1 Analogias, inferências, deduções e conclusões. 11 Lógica sentencial (ou proposicional). 11.1 Proposições simples e compostas. 11.2 Tabelas-verdade. 11.3 Equivalências. 11.4 Leis de De Morgan. 11.5 Diagramas lógicos. 12 Lógica de primeira ordem. 13 Princípios de contagem e probabilidade. 14 Operações com conjuntos. 15 Raciocínio logico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Destaquei em negrito os assuntos que julgo serem mais importantes.

É importante frisar que alguns assuntos já estão implícitos dentro do tópico de “problemas aritméticos”: porcentagem, regra de três, razões e proporções. Esses assuntos foram explicitados também no conteúdo de Matemática (itens 2, 3 e 4), mas não novidades, pois, como acabei de falar, estão implícitos na parte de “problemas aritméticos”.

É curioso destacar também que o assunto de Análise Combinatória aparece duas vezes no conteúdo: itens 1 e 13 (Princípios de Contagem) do conteúdo programático. Apesar de ser estranha a repetição, sabemos que a banca CEBRASPE simplesmente AMA cobrar questões de Análise Combinatória. Para quem ainda não conhece, Análise Combinatória e Princípios de Contagem são expressões sinônimas.

Guilherme, e quais são as novidades no edital?

As novidades são assuntos que foram cobrados no último concurso da PRF.

  • Equações de 1º e 2º graus
  • Sequências Numéricas
  • Progressões Aritméticas e Geométricas
  • Funções e Gráficos

Apesar de o edital não deixar claro quais funções serão cobradas, eu aposto que serão as funções polinomiais do 1º e 2º graus, já que foram destacadas as equações de 1º e 2º graus.

A minha visão é que o CEBRASPE não pode cobrar função logarítmica, pois o assunto “logaritmo” não foi explícito no edital.

Esses assuntos novos sempre estão presentes nas provas quando aparecem no edital e NÃO PODEM ser negligenciados. Basta dar uma olhadinha nas recentes provas da PRF, BNB e FUB.

Assista logo a seguir a análise completa do edital para Escrivão da PCDF.

Forte abraço,

Guilherme Neves

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.