Artigo

Minha jornada como mãe de dois filhos, aprovada para Delegada de Polícia

Olá, pessoal.
Meu nome é Waleska Alvarenga.

Quero compartilhar com vocês minha trajetória como concurseira e mamãe de dois lindos meninos. Espero que minha história incentive outras pessoas, especialmente as mamães que têm esse sonho e que muitas vezes pensam, assim como eu pensava, que seria impossível passar em um concurso público tendo uma rotina diária tão pesada e com muita coisa ao mesmo tempo para fazer.

Bem, minha jornada no “mundo” dos concursos iniciou-se após os meus 30 anos. Formei-me em 2008 e fui logo advogar. Achava que ser aprovada em concurso era extremamente difícil e que eu não teria tempo para estudar, pois antes de me formar veio o meu primogênito (Pedro). Advoguei durante 06 anos e vi que não era aquilo que eu desejava.
Então, resolvi me lançar nos concursos públicos. Nessa época, Lucas já havia nascido, e eu era mãe de dois. Imagina, meninos tendem a ser bem mais agitados que meninas, claro que temos exceções Kkkkkk.

Meu marido me deu todo o apoio, pois Lucas tinha 02 anos e Pedro tinha 07 anos e eu precisava cuidar dos meninos e da casa. Estudava no período em que eles estavam na escola ou mesmo de manhã. Não estudava no final de semana. Dificilmente, estudava aos sábados pela manhã. Ah, também tive ajuda da minha mãe enquanto eu morava perto dela. Dica de ouro: não hesite em pedir ajuda, não somos de ferro.

O primeiro concurso que fiz foi o de investigador de Polícia Civil de Minas Gerais e para minha surpresa fui aprovada. Porém, resolvi não continuar no concurso, pois almejava cargo de Delegado. Confesso que me arrependi um pouco dessa decisão, pois hoje eu acredito que se tivesse me organizado direitinho, daria conta de trabalhar e continuar estudando. Mas não adianta chorar o leite derramado, não é mesmo Vida que segue.

Pois bem. Em 2015 comecei a fazer as provas de Delegado de Polícia. Fiz Delegado Ceará e Delegado do Distrito Federal. Fui reprovada. Ainda não estava preparada. Em 2016 não fiz nenhum concurso, pois o único de Delegado que ia fazer era o de Pernambuco, mas meu banco não repassou à Cespe o valor que paguei referente à inscrição. Até hoje não entendi realmente o que houve. Ainda bem que fui indenizada judicialmente.
Em 2017, fiz apenas um concurso de Delegado, que foi o de Goiás, o qual foi anulado por fraude. Eu posso dizer que já vivi um pouco de tudo no mundo dos concursos. kkkkk
Em 2018, eu prestei 03 concursos para Delegado, quais sejam: MG, SP e RS. Fui aprovada no de Minas Gerais na 44 posição, porém ainda não tomei posse, pois fui injustamente reprovada num psicotécnico que não seguiu as instruções do Conselho Federal de Psicologia. Consegui uma liminar e minha vaga está reservada.
Quanto ao concurso de SP, fiquei bem colocada na fase objetiva, todavia não fui fazer a prova discursiva, pois meio que coincidiram as datas da oral de MG com discursiva de SP. Tive que abrir mão de SP. Ia ficar apertado.
Graças a Deus, lá no Rio Grande do Sul fui aprovada em todas as fases. Estou aguardando a convocação para fazer a Academia de Polícia.

Ao longo desse período eu prestei 03 provas de magistratura estadual, porém resolvi focar na carreira policial mesmo.

Como vocês perceberam, passei por várias intempéries ao longo da minha trajetória. Mas uma coisa é certa, não podemos desistir. Não existe vida perfeita ou sem problemas. Isso é fato. Nós é que temos que nos concentrar e ter equilíbrio para lutar pelos nossos objetivos.

A verdade é que nunca é tarde para realizarmos o nosso sonho. Se você é como eu, mãe, esposa, filha, dona de casa ou até mesmo trabalha fora, saiba que se eu consegui você certamente conseguirá. Nossos filhos não são empecilho, muito pelo contrário, eles são nossa inspiração diária, nossa força na caminhada.

Destaco que o fundamental é estudar com estratégia e planejamento, além de ter paciência. Dizem que estudar para concurso é como encher uma caixa dàgua. Você vai enchendo e enchendo que uma hora ela vai transbordar. É nesse momento que o candidato começa a passar.

Por isso, estou aqui como coach, para te auxiliar a potencializar seus estudos, para que você alcance sua aprovação o mais rápido possível.
Contem comigo. Se eu dei conta, com certeza vocês também darão.

Abraços,
Qualquer dúvida, estou à disposição
Waleska Alvarenga- Coach do Estratégia
@waleskaalvarenga

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Estou extremamente entusiasmado com o protocolo de Coaching através de sua pessoa Mestre Waleska. A história é sensacional e revigorante para afiar mais ainda a vontade de vencer. Bora pra guerra, faca na caveira!!!!!!!!
    Fabricio Borges Azevedo em 08/12/20 às 21:50
  • Que legal! Meus parabéns! Histórias parecidas, me formei em 2008 e comecei a advogar logo em seguida. Vivo numa celeuma interna a respeito dos concursos. Agora estou pensando novamente, principalmente em razao da possibilidade de ter concurso da prf e pf pertinho um do outro. Seria lindo ser delegada, principalmente da PF, mas pelo tempo exíguo e outras atividades que tenho, principalmente do meu filho pequeno que só tem 3 anos, penso que seria mais prudente seguir para policia rodoviario federal ou agente da pf. Só tenho 2 horas pra estudar por dia disponíveis, principalmente porque não tenho ajuda com ele, também estou bem preocupada com o sedentarismo e de como vou fazer pra já ir treinando pro taf. Poderia me dar uma dica? Também não sei o que fazer com relacao a academia, já que ambas sao em BSB e eu moro em Natal. Teria que ficar muitos meses sem meu filho (aí já penso em desistir).
    MARILIA GABRIELA em 18/08/20 às 21:21
  • Inspiração com certeza!!! Sou mamãe de duas crianças pequenas, e ver um depoimento como esse é uma mola propulsora para ir adiante. Agradeço por compartilhar a trajetória incrível, parabéns!!!
    Kélia em 28/01/20 às 08:54
  • Rangel, Fica firme, sua aprovação vai chegar. Isso que você relatou é natural, também passei por essa fase. Mas como eu disse, tem que ter paciência e não desistir. É possível sim, ainda que as notas estejam aumentando. Tudo é questão de tempo. Conte conosco. Bons estudos
    Waleska Alvarenga em 03/12/19 às 18:55
  • Já ouvi variadas histórias, mas no meu caso tirei 80% nos 2 últimos concursos, estudando bem e com todas as técnicas e realmente não deu, parece que as notas estão subindo ao ponto de 85-90%... fica até o questionamento às vezes se é possível.
    Rangell em 03/12/19 às 13:04