Artigo

Um mês para o TRF3: O que priorizar nesta reta final?

A prova está marcada para o dia 1º de dezembro, ou seja, falta apenas um mês para o TRF3. Organize seus estudos de reta final e chegue competitivo!

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje, 1º de novembro, estamos a exato um mês para o TRF3. Nessa fase dos estudos, muitas dúvidas surgem: “Será que vai dar tempo de terminar meus estudos?” ou “Quais matérias / aulas devo priorizar?”.

Calma, pois vamos ajudá-lo a organizar os estudos de forma produtiva e eficaz nessa reta final! Para isso, tivemos o auxílio de nossa coach Luana Furlani, aprovada entre as primeiras colocações para o cargo de Analista do TRF4.

1) ANALISE O CONTEÚDO ESTUDADO

Antes de mais nada, você precisa analisar o quanto do exigido pelo edital já foi estudado. Isso pode ser feito de dois modos:

Pelo método tradicional, que consiste em sublinhar os tópicos já estudados no próprio edital. Veja um exemplo:

Trecho do edital
Trecho do edital – TRF 3ª Região

Um segundo modo de controlar o conteúdo estudado é por marcação no cronograma das aulas em PDF:

Cronograma de Aulas do Curso Pós -Edital - Estratégia Concursos
Cronograma de Aulas do Curso Pós -Edital – Estratégia Concursos

Ambos os modos possibilitam uma visão completa do que ainda resta a estudar faltando um mês para o TRF3. Porém, o segundo modo é mais prático, pois também permite a visualização de quais aulas não foram estudadas.

Caso você já tenha matado o edital e esteja apenas em fase de revisão contínua, pode fazer a mesma análise com o que falta para revisar.

Fazendo isso com todas as matérias cobradas na sua prova, você pode passar para o próximo passo.

2) CALCULE O TEMPO NECESSÁRIO PARA FINALIZAR O ESTUDO DO EDITAL

Sabendo o conteúdo que ainda não foi estudado, é necessário que se faça um planejamento de estudos.

Esse plano deve ser o mais próximo da realidade, já que o tempo é exíguo e não há margens para erros.

Assim, importante fazer um cálculo da média de tempo que foi necessária para o estudo até aqui. Com esse dado em mãos, é possível calcular quanto tempo você levará para estudar o restante do edital e verificar se haverá tempo hábil para o estudo ou se terá que fazer mudanças na sua rotina (de estudos e pessoal).

Por exemplo, você calculou que, na matéria de Português, leu uma média de 35 folhas de PDF a cada 60 minutos. Caso ainda restem 140 folhas para encerrar o material, então, você demoraria uma média de 240 minutos. E assim deve ser feito com todas as matérias.

3) REDEFINA SUAS PRIORIDADES

Agora é tudo ou nada!

Você já está há meses estudando para o cargo dos seus sonhos ou, mesmo que não o seja ainda, mas é o cargo que você deseja para este momento da sua vida.

Então, caro aluno (a), vamos tratar esta prova como ela merece: com prioridade máxima.

Para isso, é importante que você avalie a sua rotina e veja o que pode ser deixado de lado. Lembre-se sempre, resta apenas um mês para o TRF3. Ou seja, agora inicia aquela fase em que, mais do que antes, todo o seu tempo e todas as suas energias devem estar voltadas a alcançar este objetivo: a aprovação.

Frase de Ayrton Senna
Ayrton Senna
Fonte: CNJ Oficial

Para auxiliá-lo a aumentar o espaço da sua agenda e preenchê-lo com o estudo, indicamos aplicar algumas técnicas ensinadas no artigo “Trabalho e estudo: como conciliar?”.

Enfim, reúna novamente a família e explique a situação (que reta final é diferente, pois exige mais de você, que sobrará menos tempo para eles etc.). Peça (e aceite) auxílio das pessoas que convivem com você. Por fim, abdique de tudo que não contribuirá em nada para a sua aprovação.

4) DESAPEGUE

Agora vem um ponto em que surgem muitas dúvidas do aluno concurseiro: “E se, mesmo fazendo tudo isso, eu perceber que preciso de mais de 30 dias para finalizar o edital?”.

Neste caso, caro aluno, desapegue.

Ora, você não possui mais de 30 dias, então deve ser feito um planejamento de estudos específico para essa reta final e, se necessário, ser modificado o seu modo de estudar.

Por exemplo, talvez seja necessário que você não estude alguns PDFs. Sim, você leu certo: pode ser que você tenha que deixar algumas aulas de lado e priorize aulas cujo conteúdo possui maior índice de cobrança em provas de Tribunais.

Muitas vezes, em um concurso público do nível do TRF3, não ficará nas primeiras colocações o aluno que mais tempo estudou ou o que tinha maior quantidade de conhecimento, mas sim o que foi mais estratégico.

Para fazer essa análise, duas ferramentas podem ser utilizadas: avaliação das provas anteriores para que sejam identificadas as questões mais cobradas ou uma simples leitura, por exemplo, do nosso Passo Estratégico.

Para quem ainda não conhece, o Passo Estratégico é um material de revisão, mas que também contempla uma importante ferramenta para a tomada de decisões como a que estamos tratando nesse momento. Isso porque o Passo faz a análise dos conteúdos mais cobrados em provas semelhantes às do seu concurso. Ou seja, ele faz todo o trabalho braçal (e mental) por você. Veja um exemplo:

Trecho do Passo Estratégico - 30 dias para o TRF3
Trecho do Passo Estratégico para o TRF 3ª Região

Pelos nossos exemplos, ainda não foi estudado nenhum dos dois conteúdos acima listados. Caso não haja tempo hábil para estudar ambos, qual você escolheria?

Ora, pela simples leitura, é possível perceber que o conteúdo de interpretação de textos possui incidência muito superior ao de regência verbal e nominal. Num caso de ter que optar por um ou outro, obviamente, o correto seria escolher a interpretação de texto.

Portanto, não fique apegado ao material ou ao edital, pois, às vezes, fazer escolhas é fundamental para um estudo estratégico.

5) UM MÊS PARA O TRF3: TÁTICA DE RETA FINAL

Além de redefinir as prioridades na sua vida, de fazer escolhas, de estudar estrategicamente, é imprescindível que você adote uma tática de guerra, pois, como dito, resta apenas um mês para o TRF3 e você não pode perder tamanha oportunidade.

Agora é o momento em que o estudo deve ser o mais concentrado possível, deve ser realmente um estudo de alto nível, até mesmo porque você já teve tempo suficiente para aprender a estudar. Então, agora é hora de utilizar todo o aprendizado a seu favor, ser objetivo e produtivo, de modo que consiga absorver a maior quantidade de conhecimento num menor espaço de tempo possível.

Ou seja, muitas revisões finais devem ser feitas para que seu aprendizado seja consolidado.

Essas revisões podem ser tanto pelos seus grifos no PDF, quanto pelo resumo ao final de cada aula (que também deve estar personalizado com os seus grifos). Também podem ser feitas com base nos exercícios que você errou ou que teve mais dificuldade, mesmo que tenha acertado.

Outra forma de fazer isso é avaliar quais as aulas em que os acertos dos exercícios correspondentes foram menores que 80 a 85%, a depender do seu nível, e revisar apenas essas aulas.

Alternativamente, o Estratégia preparou para você os especiais “Revisão Acelerada” e “Semana Estratégica”, os quais, por serem em vídeos, podem ser utilizados para a diversificação do seu modo de estudo.

Enfim, você vai decidir qual estratégia adotar a depender do seu tempo disponível faltando um mês para o TRF3.

Na reta final, você também deve priorizar a leitura de lei seca. Isso porque, no mínimo 70% das questões da sua prova conterão alternativas que reproduzem fielmente o conteúdo da lei.

Assim, a leitura da lei seca, por várias vezes, é o melhor modo de você chegar à prova com o conteúdo fresco na memória e marcar o “x” na alternativa correta. Não tem outra forma, mesmo que pareça maçante. Mas, quando você vir o resultado, agradecerá por ter aplicado essa dica ?

Ainda, quando da decisão do conteúdo a ser priorizado no estudo de reta final, importante fazer nova análise do edital, de modo que seja levado em consideração o peso de cada questão para avaliar o custo-benefício de se revisar uma ou outra.

Isso porque o edital do TRF3, quando comparado ao do TRF4, cujas provas ocorreram em agosto deste ano, conferiu ainda maior peso às questões de conhecimento específico – peso 3, sendo que o edital do TRF4 atribuiu peso 2. Ou seja, nesse caso, para todos os cargos, compensa ainda mais revisar as matérias exigidas na prova de conhecimentos específicos.

Inclusive, vale lembrar que o conteúdo cobrado na prova objetiva de conhecimentos específicos também será base das questões discursivas – estudo de caso, para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário – Especialidade Informática, que totalizam 20 pontos.

Veja o quadro abaixo em que sintetizamos essas informações para facilitar a visualização do que explicamos acima. Observe que o conteúdo de conhecimento específico equivale a 140 pontos nas provas dos cargos acima mencionados:

Peso das questões das provas objetivas e discursivas do TRF3
Peso das questões das provas objetivas e discursivas do TRF3

Finalmente, você terá que dar uma atenção especial às questões discursivas e à redação. O melhor método para fazer isso é praticando diariamente.

Claro que, durante todo o período preparatório, foi estudado o conteúdo de Português, que é a base para uma boa redação, além de já terem sido vistas as aulas de discursivas. Mas, agora, é hora de exercitar ainda mais e fazer a sua mão suar de tanto escrever.

Nada de preguiça, pois quanto mais treino, melhor o resultado no dia do jogo. Isso vale ainda mais para a redação e as discursivas, até mesmo porque não é mais tão comum escrever a próprio punho e isso pode ser extremamente cansativo a alguns candidatos.

6) ÚLTIMA SEMANA

Quanto mais próxima a data da prova, maior a ansiedade, mas também maior é a adrenalina produzida pelo nosso corpo, que nos auxiliará bastante nos últimos dias, já que um dos seus efeitos é ativar o cérebro, estimulando a memória.

Claro que a ansiedade deve ser controlada para que não atrapalhe a sua capacidade de concentração e os seus estudos. Para isso, técnicas de meditação podem ser utilizadas, algumas que duram menos de 5 minutos, mas que produzem resultados maravilhosos no seu corpo e no seu cérebro. A alimentação saudável também deve ser a sua aliada.

Por outro lado, o que não precisa ser controlada é a sua vontade de estudar muito e cada dia mais.

Foco nos estudos; sede por estudos nos 30 dias para o TRF3

Imagem de Jan Vašek por Pixabay 

Você vai sentir essa sede de estudos no seu corpo e isso deve ser muito bem aproveitado, porque está chegando o grande dia.

Isso quer dizer que cada minuto é ainda mais precioso e todo o seu tempo deve ser direcionado para os estudos.

É o momento de fazer apenas revisões do que foi estudado, independentemente de ter terminado o material ou não, porque melhor saber muito bem uma determinada quantidade de conteúdo, do que não saber nada com certeza.

Também é importante aumentar a carga de exercícios diários, escolhendo especificamente os de Tribunais, de modo que a sua mente chegue à prova acostumada com essa atividade.

E o que não poderia faltar: mais leitura de lei seca. Como dito, a letra da lei despenca em prova de Tribunais e a sua leitura nessa reta final é importantíssima para o seu sucesso.

7) CONHEÇA-SE

Bem, aqui foram dadas muitas dicas de estudo, mas o que depende apenas de você é aplicá-las ou não. E essa decisão cabe a você, com base no seu autoconhecimento, que pode, inclusive, ser embasado por experiências anteriores.

Nem sempre o que é bom para um aluno será para outro, principalmente na última semana e na véspera da prova. Uns gostam de estudar até o momento de entrar no local de provas, outros, no entanto, preferem reduzir o ritmo de estudos para chegarem à prova com mais disposição.

O importante é você se conhecer e fazer o seu melhor para que você chegue ao dia da prova na sua melhor performance, de modo que o seu resultado reflita a sua preparação.

Por fim, tenha foco, determinação e convicção de que você alcançará seus objetivos.

 Foco, determinação e convicção nos 30 dias para o TRF3
Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay.


“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo”

José de Alencar.


Cada dia de dedicação terá muito valor após a sua posse e só restará uma certeza: a de que valeu a pena.

Esperamos que este artigo contribua no sprint final de um mês para o TRF3!

Deixe o seu comentário com suas dúvidas, elogios e sugestões.

Muito obrigado!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótimo texto professor! Dicas muito valiosas, muito obrigado!
    Gustavo N em 02/11/19 às 09:37