Artigo

Concurso SEFAZ-PR | Saia na frente

Como você está se preparando para o concurso da SEFAZ-PR? A expectativa é que o concurso saia ainda este ano (2019). Espero que estejam usando e abusando das nossas aulas, incluindo o Passo Estratégico.

A autorização deste certame foi mais uma ótima notícia para os concurseiros da área fiscal. Especialmente aqueles que desejam morar na região sul, onde já tivemos, recentemente, os concursos para a SEFAZ-RS e SEFAZ-SC.

No último concurso, foram exigidas as seguintes disciplinas:

  • Tecnologia da Informação;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Lógica;
  • Estatística;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Privado (Civil, Empresarial e Estatuto da Criança e do Adolescente);
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário;
  • Legislação Tributária;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Avançada;
  • Contabilidade de Custos; e
  • Auditoria.

Segue abaixo a distribuição das questões no último concurso para a SEFAZ-PR:

Percebam que “saiu na frente”, nesse certame, os concurseiros que tinham uma boa base em Tecnologia da Informação, já que foram cobradas 50 questões só dessa “disciplina” (lembrando que TI tem várias subdivisões). Mesmo que não venham tantas questões de TI no próximo certame da SEFAZ-PR, essa matéria tem marcado presença nos editais mais importantes da na área fiscal, dando bastante trabalho para todo mundo.

A outra disciplina que veio com mais força no último concurso da SEFAZ-PR foi Contabilidade (disciplina complexa e que requer várias leituras até se atingir a excelência). Em conjunto com Auditoria, a Contabilidade representou mais de 30% dos pontos possíveis na última prova.

Analisando as estatísticas de incidência dos assuntos previstos no último edital (utilizando como base a Banca FCC, mais tradicional da área fiscal), podemos observar que, em média, 60% dos pontos possíveis da prova estão concentrados nos 5 primeiros assuntos de cada disciplina. Confira nas tabelas a seguir:

Se você está começando a estudar agora para o concurso da SEFAZ-PR, tente observar o grau de incidência dos assuntos nas diversas disciplinas, assim você começa estudando os assuntos mais cobrados. Mas atenção: todos os assuntos devem ser estudados, essa é apenas uma recomendação de estabelecimento de prioridade (quem vem primeiro).

Os concurseiros avançados podem usar as estatísticas para orientar as revisões, garantindo mais eficiência na preparação (já que os assuntos mais cobrados passam a ter mais atenção).

No entanto, independentemente do seu nível, chamo atenção para a importância das revisões, que não podem faltar no seu planejamento. Isso porque só a repetição fará você memorizar tudo aquilo que tem que saber (e lembrar) no dia da prova.

Nesse aspecto, recomendo sempre a resolução de questões da banca (recomento estudar com foco na FCC), além do uso do Passo Estratégico como base. O Passo Estratégico é um MÉTODO PODEROSO DE REVISÃO E TREINO DE SIMULADOS, um material em PDF numa linguagem direta, objetiva, contendo:

  1. Orientações de estudo e exposição dos pontos mais importantes do conteúdo;
  2. Questões comentadas da banca específica do concurso;
  3. Análise estatística dos assuntos;
  4. Simulados de questões inéditas no estilo da banca;

Ressalte-se que você não precisa concluir todo o edital para usar o Passo Estratégico. Utilize este material durante as revisões periódicas, ao longo do estudo regular. No entanto, quando você bater o edital, tente vê-lo (o edital) novamente pelo Passo Estratégico, para dar aquela revisão geral.

Outro importante momento para usar o Passo Estratégico é na revisão de véspera, onde você pode usar os Roteiros de Estudo/Pontos a Destacar para revisar todo o conteúdo. Nunca esquecendo de fazer várias questões da banca, para pegar o jeito dela.

Se você tiver começando agora os estudos para a SEFAZ-PR, inicie pelas disciplinas Contabilidade Geral, Direito Administrativo, Português, Direito Tributário, Tecnologia da Informação e Direito Constitucional. À medida que você for concluindo alguma dessas disciplinas, acrescente outras ao seu ciclo de estudos. Assim você consegue dar mais qualidade aos estudos.

Dentro dessas disciplinas, procure saber quais são os assuntos mais importantes (o Passo Estratégico traz essas informações), a fim de ajudar a direcionar mais energia para aquilo que vai te trazer mais pontos na prova.

No mais, o “segredo” da preparação para concursos é esse: ESTUDAR A TEORIA, REVISAR E PRATICAR. Girando esse ciclo indefinidamente, constantemente, até passar! Espero te encontrar na lista de aprovados!

Bons estudos e até mais.

Prof. Rafael Barbosa |Professor de Contabilidade e Raciocínio Lógico do Passo Estratégico e Coach

Siguam-me no Instagram: @prof.rafaelbarbosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.