Artigo

Vida de concurseiro: -60kg pela aprovação

Fala, galera! Tudo tranquilo?

Recentemente fui aprovado no meu primeiro TAF ( teste de aptidão física), etapa sempre presente nos concursos policiais. Essa aprovação foi bastante significativa para mim pois eu já reprovei em 4 provas, especificamente no teste de corrida! Por isso, semana passada prometi no meu instagram que contaria um pouco dessa história para vocês aqui no blog.

Em maio de 2016, decidi começar a estudar para as carreiras policiais, mas eu sempre tive consciência de que aprovação em concurso público não vem da noite para o dia. Lá, no início, eu sabia da existência dos testes físicos, no entanto essa fase do concurso parecia ainda muito distante. Comecei a estudar sem me preocupar com essa etapa.

Acontece que eu era sedentário, fumante e pesava 130kg, medindo 1,72m. Sim, eu era BEM FOFINHO. O erro aqui foi subestimar a minha vontade de ser aprovado. Por 3 meses, estudei no mínimo 8h líquidas diárias.

Passei no meu primeiro concurso dentro do número de vagas: PCPA-Escrivão. O teste físico era a próxima etapa e estava marcado para acontecer em 30 ou 40 dias.

Parecia uma missão impossível e, de fato, não fui aprovado, mas eu ainda acho que não era impossível. Talvez se eu fosse um homem mais forte e com um motivo de maior relevância, eu teria conseguido. Eu não acredito em limites. Na época, eu comprei a briga. Perdi 20kg nos primeiros 20 dias de treinamento. Não procurei nenhum nutricionista na época porque nenhum profissional aceitaria embarcar nessa arriscada proposta.

Um treino de manhã e um à noite, 7 dias por semana. Dieta: 3 ovos por dia.

ISSO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO! Jamais façam algo assim, quem é aprovado na objetiva uma vez, consegue aprovar de novo. Nunca é a última chance da vida, acreditem em mim.

Mais concursos vieram e eu consegui aprovação nas provas objetivas, mas ainda não tinha tempo de treinamento para alcançar os índices na corrida. O treinamento cardiorrespiratório é o mais demorado de se alcançar resultados, por isso é importante começar com antecedência.

Continuei o treinamento e a perda de peso. Perdi, no total, 60kg. Só depois de 4 reprovações e 3 anos, consegui minha primeira aprovação no TAF da PCES no dia 13/08/2019.

Há muito mais dessa história, mas eu não quero mais tomar o tempo de vocês. Eu sei muito bem como são aqueles momentos em que a gente entra no blog do Estratégia: pausa para um cafezinho, ou aquele momento de desespero achando que tudo vai dar errado e procurando uma luz no fim do túnel. Passei muitas vezes por esses momentos, e ainda passo.

Por isso eu contei essa história. Ela não é sobre mim ou sobre perder peso; é para mostrar que o impossível é questão de opinião. Obesidade foi a minha pedra no sapato e cada concurseiro tem a sua: família, problemas financeiros, emocionais, etc. Aprender, reter conteúdo e aplicar torna-se muito difícil com essas guerras externas que vivemos. O estudante precisa de tranquilidade, mas nem sempre é o caso. Então acredite que é possível.

Se é possível alguém perder esse peso em tão pouco tempo, quando todos – inclusive excelentes profissionais da área – diziam ser algo que não podia ser realizado e ainda estudar, com certeza você consegue superar essa sua pedra no sapato que só você sabe o quanto dói e realizar os seus sonhos.

Olhe no espelho todo dia e diga: “Eu sou invencível e, para mim, as leis da física são uma mera sugestão.”

Um grande abraço!!!

Instagram: https://www.instagram.com/henrique.antunez/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns mano!! Pretende fazer o TAF da PM SP ja que vi que vc fez a prova e com certeza estará dentro dos convocados (assim como eu hahhaha)..
    Natan Silva em 26/08/19 às 16:18