Artigo

Matemática para Concursos – como estudar de forma correta?

Se no edital do concurso dos seus sonhos há matérias de Exatas, você está no lugar certo: hoje vamos tratar sobre a melhor forma de se estudar Matemática para Concursos.

Nos recentes editais do mais diversos concursos, as matérias de Exatas têm sido presença constante.

Além de Lógica e Matemática propriamente dita, têm sido cobradas matérias referentes a campos de estudo da Matemática aplicada, como Matemática Financeira e Estatística.

As disciplinas de Exatas são, portanto, uma realidade, o que exige uma preparação planejada, eficiente e eficaz.

Mas qual o caminho? Qual o melhor modo de se atingir um desempenho superior nessas matérias?

Fundamentos de Matemática para Concursos

O primeiro ponto é se certificar de que os fundamentos da Matemática estejam em dia.

Se você precisar revisar conceitos fundamentais (como, por exemplo, multiplicar, dividir, trabalhar com frações, operar com números decimais), o primeiro passo é se atualizar nesses fundamentos.

De modo a atender alunos com esse perfil, todos os nossos cursos atuais já saem com um módulo bônus de aulas em vídeo de Matemática para Iniciantes.

Caso os fundamentos estejam em dia, você deverá realizar uma preparação em que o foco principal deverá se dar no material escrito (PDF), sendo que 80% do seu tempo deve ser dedicado aos exercícios, e apenas 20% à teoria e à revisão dessa teoria.

Essa é a proporção ideal no estudo de matérias de Exatas.

Você poderá usar os vídeos, mas de forma excepcional: apenas para pontos em que sinta mais dificuldade ou em horários em que o tempo, de outra forma, seria perdido: no trânsito, por exemplo.

Atenção: você deve sim estudar e revisar a teoria! O que estou querendo dizer é que em Exatas o peso dos exercícios é muito, muito superior ao existente em outras disciplinas.

Apesar de as possibilidades serem muitas e a criatividade das bancas não ter limites, em Exatas a grande maioria das questões repete padrões anteriores.

Por essa razão, ressaltamos a importância da realização da maior quantidade possível de questões anterior.

O segredo é repetição até a exaustão.

Em se tratando de Matemática para concursos, a regra de ouro é: quanto mais questões, melhor.

Esse foco prático te dará percepções sobre os assuntos que apenas o estudo teórico não fornece: para muitos conceitos, “a ficha só cai” quando aplicados na prática.

Imagine aprender a nadar apenas estudando a teoria e ouvindo histórias sobre nadadores: você não vai avançar muito assim…

Você tem que cair na água. No início haverá dificuldade, a qual será superada de forma gradual, a cada novo mergulho.

Assim também é com a Matemática para concursos.

Você evoluirá de forma gradual, por meio da prática diária e aos poucos terá construído um enorme patrimônio intelectual tendo em vista as centenas de questões que terá resolvido.

Reforçando: só a prática exaustiva te levará para outro nível quanto à interpretação, agilidade e reconhecimento de padrões.

Não desanime por causa de uma ou outra questão. Faça todas que puder, para ganhar confiança, e depois volte para aquelas em que encontrou dificuldade.

Pratique, pratique, pratique!

E conte conosco para ajudá-lo(a) nesse caminho.

Abraço,

Guilherme Neves

P.S: Veja meus outros artigos de Exatas em Concursos:

Proposições Equivalentes

Proposições Simples

Exercícios de Porcentagem

Raciocínio Lógico para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.