Artigo

TRF 4: características das provas de Estudo de Caso e Redação.

Olá, servidores. Tudo bem?

Finalmente, foi publicado o edital TRF4. Em minha opinião, o edital não trouxe grandes surpresas, exceto a segregação do anterior Cargo de Analista Judiciário – Apoio Especializado – Informática em dois novos cargos: Analista Judiciário – Apoio Especializado – Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Analista Judiciário – Apoio Especializado – Sistemas de Tecnologia da Informação.

Percebe-se, pois, que a intenção do TRF 4 é selecionar profissionais mais especializados para a área de tecnologia. Eles estão procurando servidores para fazer análises de dados mais complexas, com foco em “Big Data” e “Business Intelligence”,  os quais, inclusive, podem ser assuntos do estudo de caso.

De acordo com o Professor Thiago Cavalcanti, acrescentaram-se alguns conteúdos que não eram cobrados anteriormente, como “elasticSearch”, criação de índices, “hash tables” e índices para conteúdo não estruturado, além de separar apenas a parte que eles consideram importante do “Framework ITIL”.

Para os demais cargos, mantiveram-se as características do edital anterior, as quais detalharemos a seguir.

Primeiramente, vejam os cargos que exigirão Estudo de Caso do candidato:

Analista Judiciário – Área Judiciária – 1; Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal – 2, Analista Judiciário – Área Apoio  especializado – Especialidade Infraestrutura em Tecnologia da Informação – 3, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Sistemas de Tecnologia da Informação – 4, Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação – 6 – e Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Segurança e Transporte – 7.

A Prova Estudo de Caso destinar-se-á a avaliar o domínio de conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo e especialidade. Constará de 02 (duas) questões práticas, para os quais o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versarão sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, conforme programa constante do Edital, adequados às atribuições do cargo/área/especialidade para o qual o candidato se inscreveu, observando-se o disposto no quadro abaixo:

Agora, as informações mais importantes:

Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 5 (cinco). Logo, a prova de Estudo de Caso corresponderá a 20% da pontuação total.

Na Prova Estudo de Caso, deverá ser rigorosamente observado o limite máximo de 20 (vinte) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos ao Estudo de Caso. Aqui, percebe-se que o candidato terá de exercitar, ao máximo, seu poder de concisão na linguagem escrita.

Os alunos me perguntam muito como seria a estrutura de um Estudo de Caso. Para tanto, trago-lhes a tabela abaixo para facilitar o entendimento que, de maneira geral, funciona muito bem:

Há algumas variações em torno dessa tabela, mas deixaremos para aprofundar nesse assunto nos nossos Cursos de Estudo de Caso p/ TRF 4. O Professor Márcio Damasceno é especialista em Estudo de Caso e costuma acertar os temas. Acredito que não será diferente desta vez!

Para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, será cobrada uma Prova Discursiva – Redação. Nessa prova, o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo, que valerá 10 pontos, a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos referido no Edital.

Pessoal, chamo a atenção de vocês para dois aspectos muito importantes da prova de Redação:

  1. A Expressão (correção gramatical) corresponderá a apenas 10% da nota (1 ponto), ou seja, pouco relevante;
  2. A Estrutura obrigatória em textos dissertativos argumentativos da FCC é a Clássica, com parágrafos de introdução, desenvolvimento e fechamento/conclusão;
  3. O Conteúdo será a parte mais relevante da sua prova. Nisso, o professor Raphael Reis é “fera” e trabalha muito bem as bases argumentativas para a FCC.

Na Redação, o candidato terá mais liberdade para escrever, haja vista que serão disponibilizadas 30 linhas (limite máximo), observando-se que é obrigatório redigir, no mínimo, 20 linhas. Recomendo que seu texto seja redigido entre 25 e 30 linhas!

Pois bem, servidores. Eram essas as características iniciais que eu gostaria de compartilhar com vocês. Maiores detalhes serão trabalhados nos cursos de Discursivas p/ TRF-4, bem como nos cursos intensivos que serão ministrados nos próximos dias no nosso canal do Youtube.

Será um prazer conduzi-los rumo à aprovação no TRF-4.

Bons estudos!

MAIS INFORMAÇÕES – Edital TRF4

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Teremos sim, Mário.
    Carlos Roberto em 01/06/19 às 00:42
  • bom dia, gostaria de saber se vai ter o curso do estudo de caso para o técnico de segurança e transporte, do TRF 4?
    mario em 31/05/19 às 11:27
  • Professores, gostaria de saber se será lançado curso de discursiva COM correção para AJAJ?!
    Rafael em 31/05/19 às 09:33