Artigo

Privações temporárias. Realizações permanentes.

Privação, “falta do necessário à vida; necessidade, fome, miséria”. O cotidiano da maioria absoluta das pessoas que estuda para concursos públicos é recheado de “falta do necessário à vida”. Já contei um pouco da minha trajetória – e de parte das minhas privações (confira clicando no link https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-fui-aprovado-na-advocacia-geral-da-uniao-procurador-federal-minha-trajetoria/ ) -, mas uma, em especial, lembro com carinho – até para agradecer o contexto fático atual, esquecido por muitos servidores que sucumbem ao decurso do tempo e aos problemas do trabalho, gratidão nunca é demais!

Minha filha mais velha faz aniversário em 21 de fevereiro. Ela iria completar 2 (dois) anos na antevéspera daquela que poderia ser – se aprovado – a minha última etapa no mundo dos concursos, a arguição oral. Algumas coincidências parecem um deboche da vida, como se ela tivesse nos testando, perguntando: “vai fazer festa para filha ou estudar?”. Não quero aqui dizer que é impossível conciliar, mas…

Optei por seguir a rotina das semanas anteriores: acordar às 5 da manhã para estudar 2 horas líquidas e depois ir ao curso específico para a prova oral. De lá, 7h corridas de trabalho no TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal, seguidas de 2 a 3 horas de estudos na biblioteca.

Chego a casa depois das 22h e me deparo com uma única luz ligada, a da sala, onde, em cima da mesa, tem um bolo de aniversário intacto, algumas balinhas de côco enroladas no papel característico que, somados aos balões rosa, completam a decoração do tema “Dora, a aventureira”.

Minha esposa, ao perceber que eu havia chegado, acorda e diz: “ela lutou contra o sono, se recusou a cantar parabéns antes que você chegasse e acabou dormindo”. Pensei, imediatamente, vou desistir de seguir estudando em caso de reprovação na prova oral. Tomado pelo pensamento pouco saboroso de não ser o melhor dos pais, demorei a retomar completamente os sentidos. Minha esposa disse que me perguntou 3 (três) vezes se a gente deveria acordar a filhota.

Com algum atraso, respondi que sim. Cantamos parabéns em meio a bocejos e esfregar de olhos da aniversariante. Minha esposa, sempre ela (obrigado por tudo!), comprou 2 (dois) presentes. Faltava eu entregar o meu. Ela abriu rapidamente a boneca, brincou 5 (cinco) minutos e dormiu abraçada à “Naná”.

Compartilho esse fato com um único objetivo: siga em frente! As privações durante a jornada são comuns e atingem todos (ou quase todos) os candidatos. E a felicidade, como diz o Gerônimo Theml, está na trajetória e não na linha de chegada.

O dia 21 de fevereiro, que tem significado especial por razões óbvias, é comemorado sempre e em grande estilo. Em parte, pelo abatimento da consciência que sofro nas vésperas desta data; noutro, mais importante e principal, é porque a filhota merece. Um desses 21 de fevereiro foi assim celebrado:

As privações são temporárias; as realizações, não, são renovadas sempre. No meu caso, anualmente!

Por favor, não desistam!

Bons estudos!

Abraços fraternos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu que agradeço a leitura e a generosidade de sempre. Obrigado!
    Vagner Nunes em 12/06/19 às 23:45
  • Dr Vagner suas experiências servem de combustível para meu novo projeto. Obrigada! ?
    Michely Moret em 12/06/19 às 23:33
  • Obrigado, Queli! Força na sua jornada! Sucesso!
    Vagner Nunes em 30/05/19 às 23:27
  • Obrigado, querida! Fico feliz que tenha gostado! Abração
    Vagner Nunes em 30/05/19 às 23:25
  • Obrigado pelo comentário! Sucesso!
    Vagner Nunes em 30/05/19 às 23:25
  • Fiquei feliz pelo seu comentário, Joselia! Abraço!
    Vagner Nunes em 30/05/19 às 23:24
  • Nossa, que emoção em ler seu artigo!! ?? muito obrigada pelas suas palavras!! Me encheram de ânimo!! Abs
    Queli em 30/05/19 às 14:39
  • Muito bacana, Vagner!! Obrigada por compartilhar a mensagem de incentivo e perseverança! Abraço!
    Maria Fernanda Penedo em 30/05/19 às 11:11
  • Parabéns pela conquista!
    Danila em 29/05/19 às 09:00
  • Ás 4 da manhã eu com preguica de acordar, entrei no site do estrategia p ver as novidades enquanto acordava, li seu relato, e percebi o qt eu enho sorte com minha condição de estudo (sim tenho minhas privações, mas ainda são limitadas a mim e ao meu esposo, acredito q qd se tem um filho a pressão aumenta) resumindo, pulei sem sono nenhum e resolvi escrever aqui um obrigada pela inspiração do dia! Fui estudar....
    Joselia da R Morais em 29/05/19 às 08:12