Artigo

Economia em Pauta #1: Que semana é essa?

Olá Alunos do Estratégia Concursos, 

Tudo bem?

Como dito a vocês na postagem da última sexta-feira, a ideia dessa postagem semanal – sempre nas segundas – é fazer uma leitura sobre a semana que se inicia com uma análise do que aconteceu na semana anterior.

Bem, como estamos batendo o centro de campo hoje, vou me deter exclusivamente ao que teremos de pauta econômica importante ao longo dessa semana que se inicia hoje.

E qual será a grande pauta?

O imenso desafio a ser vencido pelo governo é colocar para votação a Reforma da Previdência. 

Ao longo da semana passada, muito se falou de uma reforma da reforma. Ou seja, parte do Congresso já vinha sinalizando que seria importante ter uma reforma dentro da proposta da reforma da previdência que já foi aprovada pela CCJ.

Bem, o fato é que diante de tantas incertezas, o Ministro da Economia, Paulo Guedes tem um encontro com o presidente da comissão especial, o deputado Samuel Moreira, na tarde de hoje. A ideia é colocar panos quentes em tamanha agitação em torno de uma pauta tão polêmica e tentar abrir uma agenda positiva para a aprovação da reforma. 

De toda forma, entre os parlamentares, já existe um consenso de que a reforma precisa ser aprovada e que isso deverá acontecer, de acordo com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, entre o fim desse primeiro semestre e o início do próximo. Ainda segundo Maia, não existe um texto alternativo ao proposto pelo governo federal, uma vez que esse texto deverá sofrer alterações no Pbc e na aposentadoria rural. A lógica do legislativo tentar manter a economia prevista pelo executivo – de R$ 1 trilhão – mudando alguns pontos da proposta. Se isso será realizado é que ainda não se sabe.

Seguindo a agenda de ações que se espera para essa semana, está em pauta a discussão sobre a reforma administrativa do governo que precisa ser votada até o dia 3/6.

É, meus amigos, semana de agenda econômica intensa do governo que tá “com a batata assando”. Os indicadores econômicos não estão nada bons – com previsão crescimento do PIB de 1,24%, a 12ª. queda consecutiva. Um indicador muito ruim quando se esperava um crescimento de 2,5% para esse ano e que precisa ser, certamente, melhorado.

O que precisamos agora é esperar pelos desdobramentos a respeito da Reforma da Previdência, que por sinal, será pauta do nosso artigo da próxima quarta-feira, dia 22/05. Tinha previsto para hoje, mas diante da reunião do Guedes, decidi esperar.

Enquanto, isso, vamos focando nos estudos! Muitos concursos por vir e nada de desanimar, não é verdade? Para ajudar na revisão para o SEFAZ/BA, temos um encontro hoje as 14h aqui no Canal do Youtube do Estratégia.

Novidades ao vivo, conto lá no meu perfil! @professoraamandaaires

Abraços corujas!

Amanda

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.