Artigo

Programa de Coaching para Concursos: como funciona?

Salve, guerreiros e guerreiras! Meu nome é Eduardo Gonçalves – atualmente -, exerço o cargo de Auditor de Controle Externo do TCE/SP, sou Coach do Estratégia Concursos e participo, também, da equipe de Trilhas Estratégicas.   Ao longo da minha caminhada, já tive a satisfação de exercer outros cargos públicos – nas 3 esferas de Governo -, como Fiscal Tributário, Controlador Interno e Administrador.

Uma dúvida muita suscitada, durante as transmissões ao vivo do Estratégia, consiste em maiores esclarecimentos acerca do Programa de Coaching.

Inicialmente, julgo interessante citar os 3 principais fatores que, na minha visão, tornam esse acompanhamento uma ferramenta muito interessante para quem deseja se preparar em alto nível para concursos públicos:

  • Planejamento personalizado e individualizado

A cada dia, estudar para concurso público tem se tornado mais complexo. O nível de cobrança tem aumentado exponencialmente, a quantidade de matérias tem seguido o mesmo ritmo, a gama de informações e materiais presentes na internet é enorme, o nível dos candidatos cresce a cada dia, de forma que o planejamento tornou-se ferramenta – não só essencial -, mas extremamente necessária para obter sucesso nessa área. Para tal, o serviço de Coaching é prestado por servidores que já passaram por esse desafio e têm um conhecimento de causa muito grande para conseguir direcionar o seu estudo, alinhar seu planejamento aos seus objetivos, fazer as correções pontuais necessárias ao longo da sua trajetória, de sorte a facilitar – e, sim, – abreviar sua jornada em busca do seu objetivo.

 

  • Apoio emocional durante a preparação

Longe de querer, aqui, passar-me por psicólogo, profissão muito nobre e importante, diga-se de passagem. Mas, durante os estudos, é natural os alunos passarem por momentos de desmotivação, dúvidas, descrença em seu potencial, insegurança, nervosismo. Tais fatores se acentuam, ainda mais, durante as semanas que antecedem a prova para qual o “concurseiro” vem se dedicando. Enfim, estudar para concursos envolve muitos aspectos emocionais e ter alguém, acompanhando-te de perto, que já passou por tudo isso e que, inclusive, já sentiu o que você, hoje, sente é fundamental. Mostrar para o aluno que ele é muito mais capaz do que imagina, ainda que suas crenças limitantes digam o contrário, é um dos campos no qual o Coach vai trabalhar, levantando o seu moral, mostrando que é possível seu sonho virar realidade, desde que siga as instruções do especialista que te acompanha e “pague o preço”, com total dedicação e empenho em prol do seu objetivo.

 

  • Não deixar que os alunos cometam os nossos erros do passado

Particularmente, gosto muito desse aspecto. Acredite, caso você siga, exatamente, o que seu treinador recomendar – pode ter certeza -, terá um estudo muito mais produtivo, eficiente e eficaz. A pessoa que te acompanha já passou por essa fase, cometeu diversos erros e não quer que você desperdice seu precioso tempo repetindo as falhas que ele teve em sua preparação.

Agora, devidamente contextualizado os 3 aspectos que, eu particularmente, considero como principais, irei detalhar alguns outros pontos que julgo pertinentes:

A equipe de vendas do Estratégia Concursos é extremamente atenciosa e atenta às suas demandas, de forma a direcioná-lo ao treinador que mais se encaixe ao seu perfil, porém nada impede que você escolha seu próprio Coach. Além disso, o time de vendas é muito acessível e aberto a ouvi-los e fazem o máximo para auxiliá-los da melhor forma possível. Por isso é muito interessante realizar esse contato com a melhor equipe de vendas do Brasil (rs). Para contatá-los, basta acessar o seguinte link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/coaching-382/, e, ao final da página, deixar seu contato. Outra opção é entrar em contato, diretamente, pelo whatsapp, no seguinte número:  (11) 96304-9008.

Assim que se inicia o programa de coaching, o aluno preenche um questionário, de forma que o Coach possa conhecê-lo melhor. A partir daí, é marcado um contato, seja por Skype, telefone, chamada de vídeo pelo whatsapp, de forma a tirar possíveis dúvidas, prestar maiores esclarecimentos em relação ao serviço, conhecer melhor o aluno, levantar suas dificuldades e, principalmente, alinhar expectativas e objetivos, de forma que o treinador possa, a partir daí, traçar um planejamento o mais individualizado e direcionado possível, não só para o concurso ou área que o aluno deseja, mas, também, para o perfil do aluno e de acordo com a sua disponibilidade de tempo. A partir da realização desse primeiro Skype, o aluno ainda possui 14 dias para testar o serviço e, caso não goste, cancelá-lo com reembolso integral do valor pago, e sem necessidade de qualquer justificativa em relação ao motivo do cancelamento. Além disso, a qualquer momento, o aluno pode solicitar a troca de Coach, de forma a seguir seus estudos com outro treinador, caso assim deseje.

Outro ponto válido citar é que, de uma maneira geral, seu Coach tem uma grande liberdade para montar seus estudos, da maneira que ele acredita ser a mais eficaz, até porque não existe uma forma mais correta de se estudar, mas, sim, aquela que melhor se adapta a cada aluno. Obviamente, usamos as metodologias que entendemos serem as mais eficazes, porém nada impede que adaptações sejam feitas, de forma a obter melhores resultados com determinado aluno. Mas cumpre destacar que há dois pontos essenciais nesse programa – e esses, sim, inegociáveis (rs) -, devido a sua enorme importância:

  1. Estudo dividido em ciclos;
  2. Revisões sistemáticas.

Além disso, cabe salientar que o planejamento é montado de acordo com a importância e peso de cada matéria no concurso ou área para qual o aluno estuda, além da indicação dos melhores materiais para cada matéria. Importante registrar que, apesar de ser um Programa de Coaching do Estratégia Concursos, não há qualquer obrigatoriedade em utilizar apenas cursos do Estratégia, sendo possível, inclusive, dependendo da situação, aproveitar o material que o aluno já dispõe.

Para mais informações, sugiro assistir ao vídeo gravado pelo Coach Luis Eduardo: https://youtu.be/my4AYFKduVM.

Como considerações finais, gostaria de deixar claro que você não precisa, necessariamente, do Programa de Coaching para ser aprovado em concursos públicos. Inclusive, o Estratégia Concursos disponibiliza diversos vídeos gratuitos no YouTube com dicas de estudo, como este vídeo, que eu e outros 4 Coaches gravamos: https://youtu.be/VfNfjSnyjms. O Programa de Coaching é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a sua caminhada, abreviar o seu tempo de preparação e tornar seu estudo mais eficaz. Além disso, o serviço é muito útil, não apenas para alunos iniciantes, mas, também, “concurseiros” avançados que desejam melhorar determinados aspectos, como, por exemplo, o percentual de acertos em questões. Nós, Coaches, não vendemos ilusões, não prometemos aprovação em 3 meses, mas nos dedicamos, diuturnamente, para auxiliá-lo em seu objetivo. Que fique claro, de nada adianta todo esse esforço do treinador, sem a contrapartida do aluno.  O mais importante nessa caminhada é a força motriz – o aluno -, dedicando-se, estudando e cumprindo o planejamento. Tenha certeza, seguindo esses passos, será uma parceria de muito sucesso!

 

Gostou do texto, tem alguma sugestão de tema para o próximo artigo, dúvidas sobre o que foi exposto, deixe nos comentários ou então me contate diretamente, através da minha rede social.

 

Conte com seu amigo, que ora vos escreve, estou à disposição!

Mãos à obra! Bons estudos!

 

 Eduardo Gonçalves

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Logo_IG.jpg

@dudu_gonca

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esse cara aí eh bom!!! Conheço desde quando começou a estudar pras carreiras fiscais, cara muito esforçado e ético!!!
    Alessandro em 07/05/19 às 15:55
  • Excelente!! É muito importante ser assessorado por quem chegou onde queremos chegar!
    Rene em 07/05/19 às 11:13