Artigo

Passo Estratégico: o que é? Como funciona? Saiba tudo neste artigo!

Pessoal, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que seria exatamente o Passo Estratégico, então este artigo visa ao seu esclarecimento ;)

O que é o Passo Estratégico?

O Passo Estratégico é um método de revisão, que ajuda o aluno a aprimorar a retenção do conteúdo, com base naquilo que é mais cobrado pela banca específica do concurso.

Uma das coisas que mais acontecem na hora da prova é errarmos questões simplesmente por esquecermos de um conceito ou um detalhe do conteúdo.

Para evitar que isso aconteça, faz-se necessário realizar inúmeras revisões durante a preparação.

E como muita gente possui dificuldade em realizar boas revisões, criamos a metodologia do Passo Estratégico!

A ideia do Passo Estratégico é proporcionar uma revisão de alto nível, para que você chegue na prova lembrando de tudo!

Nosso material é produzido por especialistas em cada uma das matérias, com farta experiência em concursos públicos.

Estamos falando de uma equipe composta por aprovados em cargos da estrutura dos órgãos de mais alto nível da Administração Pública, como Receita Federal, fiscos estaduais e municipais, Tribunais de Contas, Tribunais do Poder Judiciário, Polícias Federal e Rodoviária Federal, dentre outros.

Como funciona o Passo Estratégico?

O material é apresentado integralmente na forma escrita, consistindo de PDFs enxutos (na média, possuem cerca de 30 páginas, otimizando o tempo do aluno).

Cada assunto de uma dada matéria é abordado de acordo com os seguintes tópicos:

1) Análise Estatística

Expomos o grau de importância do assunto tratado, com base na análise estatística de questões aplicadas pela banca na área do concurso.

Além disso, desdobramos os assuntos em vários subassuntos, apresentando a probabilidade de cobrança de cada um desses subtemas.

2) Roteiro de Revisão

Apresentamos um roteiro para revisar todo o assunto, destacando os aspectos mais relevantes – aqueles que, geralmente, os alunos possuem dificuldades ou que a banca busca confundir os candidatos em prova – inclusive sob a forma de resumos, tabelas, diagramas e mapas mentais.

3) Aposta Estratégica

Destacamos, utilizando recursos visuais, aquele ponto dentro do assunto que possui mais chances de ser cobrado em prova, segundo nosso entendimento.

4) Questões Objetivas Estratégicas

Apresentamos e comentamos uma amostra de questões (da banca) estrategicamente selecionadas, de modo que todos (ou praticamente todos) os conhecimentos que compõem o assunto seja abordados, garantindo uma revisão por questões mais eficiente ;-)

5) Questionário de Revisão

A técnica de auto explicação (explicar determinado conteúdo a si mesmo) é uma das melhores técnicas de retenção de conteúdo, mas muita gente tem dificuldade em aplicar essa ferramenta.

Por isso, ao final de cada aula do Passo, apresentamos um questionário de revisão contemplando questões subjetivas sobre os principais pontos do assunto, para que você eleve seu nível de compreensão e retenção de conteúdo a um patamar mais elevado.

6) Simulados de Questões Inéditas

A cada duas ou três aulas de conteúdo, disponibilizamos um simulado de questões inéditas, no estilo da banca do seu concurso.

São muitos simulados, para você fixar bem o conteúdo!

Quer conhecer um pouco mais sobre a importância das revisões e os benefícios do Passo Estratégico? Clica aí na figura e assista ao vídeo ;-)

Como utilizar o Passo Estratégico?

Forma básica: quando terminar de estudar um determinado assunto pelo curso regular, realizar a revisão desse assunto com o auxílio do Passo Estratégico.

Assim, o aluno avança na matéria se valendo do curso regular para realizar o estudo inicial de um dado assunto e do Passo para efetuar a revisão desse mesmo assunto, de forma concomitante.

Caso o aluno já tenha terminado de estudar todo o conteúdo de uma dada matéria, pode utilizar o Passo Estratégico no momento de realizar a revisão integral de tal matéria.

Qual a diferença entre o curso regular e o Passo Estratégico?

São materiais completamente distintos.

A didática utilizada no curso regular proporciona ao aluno que nunca tenha visto o conteúdo conseguir compreendê-lo no nível que o permita resolver as questões do concurso.

Assim, para atingir esse objetivo, os cursos regulares são disponibilizados na forma escrita e em vídeo, numa linguagem mais descritiva.

No Passo Estratégico, a linguagem utilizada é bem mais direta, porque partimos da premissa de que o aluno já estudou o conteúdo pelo menos uma vez, já que o objetivo é revisar a matéria (e não aprendê-la, como nos cursos regulares).

Além disso, o “Passo” é disponibilizado apenas na forma escrita, em formato próprio (conforme já exposto anteriormente).

Quando vale a pena adquirir o Passo Estratégico?

Uma das boas práticas de preparação para concursos é não esperar terminar todo o conteúdo para começar a revisá-lo.

Assim, você já pode utilizar o Passo na sua primeira revisão de conteúdo, assim que terminar o primeiro assunto de uma dada matéria.

Obviamente, no início da preparação, o tempo destinado às revisões é menor que aquele empregado no avanço das matérias, de modo que o aluno pode acabar não fazendo tanto uso do Passo Estratégico no início de sua jornada.

Por outro lado, com o avançar do conteúdo, o aluno passa a dedicar mais tempo às revisões e, assim, acaba fazendo um uso mais intenso do Passo Estratégico.

Quem deve utilizar o Passo Estratégico?

Alunos em todas as fases de preparação, especialmente aqueles que:

a) possuem dificuldade ou não se sentem seguros nas revisões; ou

b) querem turbinar suas revisões.

Estudar apenas pelo Passo Estratégico será o suficiente para passar no concurso do meu interesse?

É importante frisar que o Passo Estratégico deve ser utilizado para auxiliar a revisão, como complemento ao material regular, não em sua substituição.

Assim, para uma boa revisão, o aluno deverá utilizar o Passo Estratégico em conjunto com seu material teórico grifado e suas anotações.

Portanto, o Passo Estratégico não deve ser visto como um atalho ao curso regular, não sendo nossa pretensão ser “suficiente” a permitir a aprovação dos alunos.

Todavia, em algumas matérias menos extensas e desde que o aluno possua uma boa base no conteúdo, é possível o estudo direto pelo Passo, com a suficiência necessária à aprovação, embora não seja nossa recomendação ou pretensão.

O Passo Estratégico é um método de revisão.

Qual a diferença do Passo Estratégico para a Trilha Estratégica?

Toda! (rs)

A Trilha Estratégica é material que indica a sequência de tarefas de estudo que proporcionam uma preparação de alto rendimento, levando em conta, para um determinado concurso, o custo x benefício de cada matéria e a incidência de cada assunto nas questões da banca.

Ou seja, não se trata de um material a ser estudado, mas de um guia de estudos para se fazer uso otimizado dos materiais e ferramentas de preparação disponibilizados e/ou indicados pelo Estratégia Concursos (Cursos Regulares, Passo Estratégico e TecConcursos, por exemplo).

Por sua vez, conforme já explicado, o Passo Estratégico é um método de revisão, contemplando conteúdo que efetivamente deve ser estudado pelo aluno.

Como adquirir o Passo Estratégico?

Há, basicamente, três formas de ter acesso ao Passo Estratégico:

a) Adquirindo o pacote isolado do Passo Estratégico (alunos do pacote completo possuem 20% de desconto automático no Passo do mesmo assunto);

b) Adquirindo o “Pacotaço”, composto de Pacote Completo + Passo Estratégico (a condição de compra para o Pacotaço é mais vantajosa que a compra isolada dos dois produtos);

c) Caso seja um de nossos assinantes, basta matricular-se no pacote do Passo Estratégico ou no pacotaço do concurso de seu interesse.

Bom, pessoal, acho que consegui sanar a maioria das dúvidas sobre o “Passo”, né?

Caso algo ainda precise ser esclarecido, deixe sua pergunta aí nos comentários ;)

Gostaria de deixar o nosso convite para que você conheça o Passo Estratégico, dê uma olhada nas nossas aulas demonstrativas – temos Passo Estratégico para os principais concursos!

Um grande abraço, bons estudos e sucesso na sua preparação!

Prof. Túlio Lages

Coordenador do Passo Estratégico

(Siga-nos no Instagram: @passoestrategico)

(Faça parte do nosso grupo no Telegram: /passoestrategico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Quero receber , maiores informações
    AMANDA ARCHANJO MACHADO DE LIMA em 05/11/20 às 08:44
  • Muito agradável, um método que tenho certeza que ira da tudo certo, para todos empenhados na nomeação.
    Anselmo P. Teles em 10/09/20 às 05:08
  • Essa ferramenta é top
    Joelma em 26/05/20 às 23:19
  • Vocês pensam em tudo. obrigada!
    Arlete Falcão em 20/05/20 às 10:17
  • Otimo!
    Rettyellem em 23/04/20 às 17:00
  • Boa tarde! Como faço para adquirir o passo estratégico para a prova de técnico do TJRJ?
    ANAMARIA COTTA DE MIRANDA RIBEIRO em 19/04/20 às 14:55
  • Top demais, era o que eu procurava. Parabéns professor, material de primeira.
    Wander em 16/04/20 às 22:19
  • Essa ferramenta faz toda diferença na preparação.
    RICARDO JOSE DE SOUSA em 14/04/20 às 11:38
  • Gostei Muito, Excelente.!
    VERA LUCIA DE ALMEIDA LOPES em 18/03/20 às 18:11
  • Bom dia. Como posso adquirir o passo estratégico?
    Paula em 18/03/20 às 07:25
  • Gostei muito, antes de ler não sabia por onde começar.
    Rodrigo da Conceição Martins em 16/03/20 às 16:02
  • Eu gostei muito dessas orientações e dicas sobre a estratégia
    Eduardo Costa em 17/02/20 às 17:06
  • Excelente!
    Carolline em 23/01/20 às 10:45
  • Oi Mara! á encaminhei os seus dados para um de nossos consultores, aguarde nosso contato!
    Redes Sociais em 14/08/19 às 15:34
  • COMO POSSO ADQUIRIR O PASSO ESTRATÉGICO PARA O CONCURSO DO IBGE?
    MARA CINTHIA FREITAS em 13/08/19 às 14:39
  • boa tarde professor, o trilha estratégica é o "curso regular"?
    olivia em 06/08/19 às 15:03
  • Muito bem explicado professor, muito bom! Ainda assim, como dica adicional, seria muito interessante se pegassem, uma aula explicativa distrinchando o material do inicio ao fim da aula esmiucando as explicacoes com detalhes recortados.... ou entao, em um video direcionado mesmo. Obrigado pela oportunidade!
    Alessandro Batista em 21/03/19 às 19:07
  • Bom dia, Professor Túlio. Quando será disponibilizado as trilhas estratégicas para Auditor do TCU?
    RONE em 21/03/19 às 07:19