Artigo

Quais as vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos?

Confira as vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos e avalie os benefícios de investir neste atraente ramo do serviço público

Quais as vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos?
Quais as vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos?

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje faremos uma breve análise das vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos.

Na trajetória que leva à nomeação, certamente uma das decisões mais importantes diz respeito a  qual caminho é mais vantajoso entre as carreiras disponíveis. Em outras palavras, estamos falando de um amplo leque de possibilidades, que inclui, dentre outras, a nobre carreira legislativa. 

Ao indagarmos qual órgão é melhor para trabalhar, encontraremos preferências que vão além das vantagens que ser um servidor público por si só já proporciona. A atual liberação de editais legislativos nos inspira a promover as vantagens do setor, e chega a ser até um pecado não trazer à luz informações que podem fazer a diferença na sua escolha. 

Por isso, iremos listar as três grandes vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos para que você fique por dentro do assunto e avalie os benefícios de investir neste atraente ramo do serviço público. Acompanhe!

Longe de se tratar simplesmente das vantagens pecuniárias (que, diga-se de passagem, são realmente muito atraentes) ser servidor público em órgãos legislativos traz possibilidades que garantem qualidade de vida de fazer inveja a funcionário público escandinavo. 

Com benefícios que incluem carga horária reduzida e flexibilidade de horários, não raro, editais legislativos oferecem cargos, sobretudo administrativos, munidos de prerrogativas que órgãos do Poder Executivo, por exemplo, raramente oferecem à categoria equivalente de seu quadro de servidores. 

Explicamos melhor. Enquanto a regra geral é que servidores administrativos cumpram uma carga horária semanal de 40 horas, a carga horária média legislativa é de 30 horas semanais. Algumas Câmaras Municipais chegam a oferecer cargos administrativos com carga horária semanal de apenas 25 horas.

Ou seja, em um país onde um justificável debate em torno do fim da escala 6×1 vem ganhando novos contornos, servidores que ingressam em órgãos legislativos tendem a trabalhar em uma escala de trabalho diária de 6 horas, podendo desfrutar, inclusive, de flexibilidade de horários que só o ambiente parlamentar é capaz de proporcionar.

Nesse sentido, mediante acordo com a chefia imediata, o servidor legislativo tem a possibilidade de distribuir sua carga horária semanal conforme fique mais confortável. Em ambientes como a Câmara dos Deputados, por exemplo, onde a carga horária semanal é de 35 horas, tal flexibilidade é frequentemente relatada por servidores efetivos do órgão.

Antes de mais nada, é importante trazermos à baila uma breve definição a respeito do que é o recesso parlamentar no âmbito do Poder Legislativo. Resumidamente, trata-se de uma interrupção temporária das atividades legislativas, que vale tanto para o Congresso Nacional quanto para as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. 

Ou seja, estamos falando da suspensão das atividades parlamentares anualmente em dois períodos distintos. Mas, o que isso traz de vantagem? Apesar de os servidores legislativos, via de regra, não poderem desfrutar para fins de descanso destes dois famosos períodos, a dinâmica por si só traz algumas vantagens que certamente não passam despercebidas.

Nesse sentido, fazendo uma analogia com o ambiente escolar, ao passo que os períodos de férias escolares se traduzem em mais trabalho para os servidores administrativos, por conta de novas matrículas e rematrículas, no ambiente legislativo a demanda de atividades no recesso parlamentar tende a trazer uma lógica inversamente proporcional.

Desse modo, considerando a rotina normal de trabalho em órgãos legislativos, no período de recesso parlamentar constata-se uma dinâmica funcional de ​menor pressão. Em outras palavras, com a ausência de sessões plenárias, o ambiente de trabalho fica mais leve e focado em tarefas departamentais.

Além disso, alguns órgãos legislativos municipais, dependendo da legislação local, podem estabelecer uma redução do expediente durante o período de recesso, adotando turno único (das 8h às 14h, por exemplo). ​

Se você estuda para ingressar nas carreiras do Legislativo Federal, certamente já sabe que está em pauta a promoção de mudanças nos planos de carreira dos servidores das duas Casas do Congresso Nacional. Com efeito, este é um bom exemplo da nossa terceira e última grande vantagem que ser servidor público em órgãos legislativos pode proporcionar.

Trabalhar em ambientes parlamentares significa estar mais próximo das decisões políticas. Sem dúvida, tal dinâmica permite uma margem de negociação muito maior. Explicamos melhor. Os servidores públicos em cargos comissionados de órgãos legislativos também se beneficiam das melhorias que são concedidas aos servidores públicos efetivos.

Assim, tratando-se de benefícios que também dizem respeito aos interesses parlamentares, surge uma margem de negociação muito mais fluida se comparada aos demais órgãos públicos, pois o ambiente legislativo é o lugar onde as decisões são tomadas.

Embora haja discussão em torno da concessão dos benefícios em questão, a verdade é que quem estuda está buscando justamente esse tipo de diferencial no âmbito do serviço público. Afinal, que graça teria toda uma vida de dedicação para no fim pensar: ah, mas eu não mereço. Eu mereço exatamente a mesma coisa que quem não se esforça merece…

Claro que não! Você merece sim! Este é o prêmio a que todos aqueles que se esforçam fazem jus. Não existe injustiça em querer direcionar sua vida para um caminho melhor e mais confortável. Muito pelo contrário. Tenha orgulho por não se permitir ficar inerte diante das oportunidades que os estudos podem oferecer. 

Assim, se você almeja se tornar um servidor público em órgãos legislativos, tenha em mente que o caminho é árduo. Ou seja, metaforicamente, se pudermos eleger o legislativo como o céu dentre as carreiras públicas existentes, é importante se dedicar bastante, pois, neste caso, o céu é para poucos.

Então, é isso, pessoal! Chegamos ao fim da nossa análise sobre as vantagens de ser servidor público em órgãos legislativos. Esperamos que tenham gostado.

Se você quer se preparar para chegar competitivo em qualquer prova de concurso público, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única forma de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!