Aprovado em 1° lugar no concurso CEASA-ES para o cargo de Contador
Concursos Públicos
“Quando vemos os primeiros resultados de concursos, que normalmente não são muito promissores, pensamos assim: Será que um dia será a minha vez? Mas esse dia uma hora chega […]”
Confira a nossa entrevista com Andrew Sant´Ana Santos, aprovado em 1° lugar no concurso CEASA-ES para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Andrew Sant´Ana Santos: Eu tenho 24 anos, fiz Ciências Contábeis na UFES e sou natural de Vitória-ES, mas crescido em Guarapari-ES.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Andrew: O incentivo da minha mãe, as grandes oportunidades em minha área com salários acima do mercado privado.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Andrew: Conheci através do Youtube! Vendo os aulões de véspera de prova, conheci o cursinho com as maiores audiências no Youtube, assim, esperei a oportunidade certa na promoção da assinatura vitalícia e virei coruja!
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Andrew: Focava em estudar principalmente a noite durante a semana e, aos finais de semana perto prova, eu estudava entre 1h e 3h por dia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Andrew: Sim, eu trabalhava 9h da manhã, mas acordava às 6h para ir para a academia e me preparar para o dia. Pela noite, logo após o jantar, eu ficava no computador estudando, entre 20h30 e 23h30.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Andrew: Eu utilizei muito os PDFs simplificados e quando era um assunto mais extenso ou uma disciplina específica, eu utilizava as videoaulas. Usei bastante também o caderno de questões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Andrew: Estudei por volta de 1 mês e alguns dias, tinha acabado de fazer outros 2 concursos, um em maio e outro em junho, tive apenas 1 mês para respirar, pois o concurso no qual passei foi em agosto.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Andrew: Informática e Raciocínio Lógico. As superei dando um foco especial, estudando um pouco mais que as outras e fazendo questões, vendo como a banca cobrava.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Andrew: Resumos, anotações e também áudios gravados para ir escutando, com anotações da matéria.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Andrew: Sou solteiro e não tenho filhos. A minha família sempre me apoiou muito. Sempre falaram que esse seria o melhor caminho, me deram oportunidade de ter bons estudos, um local privado para estudar e sempre me deram apoio moral.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Andrew: Sem acreditar ainda. A ficha só irá cair quando eu pegar o avião. Eu não tive festa de formatura, mas agora eu terei uma para comemorar. O Estratégia Concursos está me dando a festa de formatura que eu não tive! O MEU momento de comemorar, de vitória e conquista!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Andrew: Eu já tinha escutado a respeito, mas eu nunca imaginei que seria convidado. Achei que apenas alguns selecionados eram chamados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Andrew: Um erro que foi bastante recorrente, foi estudar coisas que tem pouca chance de cair, enquanto a banca vai e se aprofunda em algo maior e mais básico. O acerto foi ter o momento de descanso, mas usar de modo correto, não largar totalmente um final de semana perto de prova e no final de semana da prova, então: Foco total!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Andrew: Quando não alcançamos a tão esperada nota e ficamos angustiados pelo fracasso, pensamos em desistir. Acho que todos pensam, pelo menos por um segundo, mas eu diria para o meu EU de 5 anos atrás: Vai valer a pena!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Andrew: Quando vemos os primeiros resultados de concursos, que normalmente não são muito promissores, pensamos assim: Será que um dia será a minha vez? Mas esse dia uma hora chega. O preparo te leva ao seu lugar merecido!