CNU: último dia de recursos para a discursiva!
Um dos concursos mais importantes da história do país, o Concurso Nacional Unificado – CNU, teve a fase de prova discursiva finalizada!
A avaliação foi aplicada e os gabaritos foram divulgados. Agora, os candidatos seguem na etapa de elaboração dos recursos.
No entanto, vale frisar que é necessário estar atento ao prazo para o encaminhamento dos recursos, que é até o final do dia de hoje (27)
O procedimento deve ser feito no site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Não serão aceitos recursos enviados por fax, correio eletrônico, via postal ou entregues presencialmente.
Como deve ser feito o recurso do resultado preliminar da discursiva do CNU 2026?
O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado, com argumentação clara, consistente e objetiva, e apresentado dentro do prazo estabelecido.
Confira as principais dicas dos nossos professores para a etapa de recursos da prova discursiva. Não deixe de pleitear pontos extras para alcançar a sua aprovação!
Quais foram os critérios de correção da prova discursiva do CNU?
A correção considerou critérios diferentes conforme o nível. Para os cargos de nível intermediário, 100% da nota da redação refere-se ao uso da Língua Portuguesa.
Para cargos de Nível Superior, a nota foi dividida em dois blocos, cada um valendo 50% do total:
- Conhecimentos Específicos (50%): avalia se a pessoa candidata consegue mobilizar conceitos, técnicas e práticas relacionadas às áreas do respectivo Bloco Temático. São observados pontos como compreensão do tema, desenvolvimento do assunto, adequação conceitual, pertinência e atendimento aos tópicos solicitados.
- Língua Portuguesa (50%): avalia o uso da norma culta, incluindo ortografia, gramática e construção textual. Também são considerados a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a coerência e coesão das ideias. Se a Prova Discursiva receber nota zero em Conhecimentos Específicos, a etapa de Língua Portuguesa não é corrigida e a pessoa candidata é eliminada do CPNU.
Somente o texto transcrito para a folha de textos definitivos foi considerado válido para correção da Prova Discursiva.
Os espaços de rascunho no caderno de prova eram de preenchimento facultativo e não foram considerados na avaliação.
A prova discursiva corresponde à Fase 2 do concurso e tem caráter eliminatório e classificatório. As notas dessa etapa entram no cálculo da Nota Final Ponderada (NFP).
Ademais, a prova discursiva do Concurso Unificado foi realizada de forma tranquila em 228 cidades pelo país.
Dos mais de 42 mil candidatos convocados para a prova, somente 20% (aproximadamente 8.508) não compareceram
Para saber todos os detalhes do CNU 2025/2026, além das informações de recursos da prova discursiva, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado