
“[…] Só não passa, quem desiste! E o impossível é só questão de opinião!”
Confira a nossa entrevista com Danielly Thiemy Matsumoto, aprovada em 1º lugar no TRF-2 para o cargo de Analista Judiciário – Especialidade: Engenharia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Danielly Thiemy: Bom, primeiramente, eu me chamo Danielly Thiemy Matsumoto Soldá, tenho 29 anos, sou formada em Engenharia Civil, Mestre em Ciências e Tecnologia dos materiais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), nascida em Presidente Prudente/SP. A minha vida foi cheia de mudanças e superações, na qual eu passei a minha infância no Japão junto com a minha família e retornamos ao Brasil somente em 2010. A formação escolar que eu tive, foi diferente do que ocorre em geral, pois eu estudei 2 anos em escola japonesa e só depois, entrei numa escola brasileira. Por estar atrasada na grade escolar brasileira, devido a idade, tive que cursar as séries de alfabetização: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental, em apenas 2 anos e meio, ou seja, metade do tempo convencional. Não tive a oportunidade de estudar a 7ª série e, ao chegar no Brasil, fiz uma prova para a reclassificação para iniciar os estudos a partir da 8ª série. Fui bolsista ProUni (Programa Universidade Para Todos) na minha graduação, posteriormente, no mestrado fui bolsista Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Danielly Thiemy: No início da minha trajetória, eu comecei estudando para concursos das carreiras policiais e tribunais de justiça. No entanto, inicialmente, eu estava focada apenas nos concursos de nível médio, pois estava no começo da trajetória de estudos. Posteriormente, coloquei o foco para a área que sou formada, Engenharia Civil e comecei a prestar concursos tanto de nível Municipal, quanto Estadual e Federal. O que me levou a tomar a decisão de iniciar os estudos foi ver que todas as pessoas que são concursadas conseguiram garantir a sua vida profissional por meio de seu próprio esforço, disciplina, dedicação e consistência. Ao ver isso, bem como todas as vantagens que o serviço público te traz, sendo uma das principais a estabilidade, eu decidi estudar para concursos para poder garantir o meu espaço no mercado profissional sem a dependência de influências externas. Claro que, essa jornada não seria possível sem a ajuda do meu marido, Rodrigo Bernardo Soldá, que sempre apoiou todos os meus sonhos, tanto no apoio financeiro quanto emocional.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Danielly Thiemy: O Estratégia Concursos entrou na minha vida por meio das Super Revisões de Véspera e aulas disponibilizadas no YouTube. Quando eu tinha alguma dúvida, o YouTube era uma das plataformas que eu utilizava para buscar por esclarecimento. Diversas vezes, encontrei materiais do Estratégia que me auxiliavam a esclarecer as dúvidas. Até que resolvi fazer a assinatura para poder ter acesso a todos os materiais de forma organizada para poder economizar tempo nas buscas e ter tudo na palma das mãos.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Danielly Thiemy: Eu montei o meu plano de estudos em forma de ciclo de estudos. Determinei quais eram as matérias cobradas nos concursos, básicas e específicas, estipulei os dias para cada uma e os horários.
Durante a semana, era sempre uma matéria básica e uma específica. O horário de estudo era das 4h30 às 6h30, das 12h às 13h30 e das 19h30 às 21h30. Então, durante a semana, eu sempre tentava totalizar, em média, 5 horas líquidas. Aos finais de semana, já cheguei a fazer 12 horas líquidas (abrindo mão total da vida social), sábados eram para revisões gerais e domingo, para simulados.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Danielly Thiemy: Sim, eu sempre conciliei os estudos com o trabalho, igreja, família e amigos. Para que isso fosse possível, foi necessário que eu elencasse todas as atividades que eram essenciais na minha vida, pois o tempo era e, continua sendo, algo precioso que devemos saber usá-lo com sabedoria. Todos nós temos as mesmas 24 horas por dia e o bom gerenciamento desse é o que garante a possibilidade de realizarmos diversas tarefas. Sendo assim, tudo era planejado, desde o horário de levantar, buscar a Deus, ir ao trabalho, cuidar da casa, do marido, dos cachorros, auxiliar o pai, ir à igreja e ter um pequeno momento de descanso aos finais de semana, após cumprida toda a meta.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Danielly Thiemy: Eu fiz uso de videoaulas e materiais em PDF.
As videoaulas auxiliam você a entender o conteúdo que seja novo ou que você tenha dificuldade em assimilar, pois os professores sempre explicam e exemplificam de forma clara.
Os PDFs são conteúdos condensados em um só lugar que você consegue ter a liberdade para um estudo ágil e mais aprofundado do que as videoaulas. E o que eu mais gosto dos PDFs é que eles abordam os assuntos por completo, desde a sua base, facilitando a compreensão e o estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Danielly Thiemy: O último concurso que eu fiz, foi o do TRF-2, em julho de 2024. Levando em consideração o foco para concursos na área de Engenharia Civil, o tempo estudado para esse concurso foi de 10 meses. Para manter a disciplina nos estudos, é necessário você ter claro na mente o motivo pelo qual está fazendo isso, pois sem essa clareza, você se perde no meio de infinitas possibilidades que existem no mundo. Claro que existem dias que você não tem ânimo para estudar, mas é aí que mora o grande segredo. Você tem que fazer o planejado, independentemente do que esteja sentindo, afinal, a constância é o que vai te fazer evoluir no aprendizado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danielly Thiemy: As disciplinas que eu tive mais dificuldade foram as da área do Direito. Acredito que isso tenha acontecido por ser uma área diferente da que sou formada. No entanto, nada como a persistência para poder aprender. Então, para superar isso, eu estudava o conteúdo, revisava, fazia questão e depois, se não tivesse entendido, voltava no mesmo conteúdo até que eu compreendesse o assunto.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Danielly Thiemy: Na semana que antecede a prova, eu busco assistir o vídeo de Hora da Verdade no canal do Youtube do Estratégia, reviso todo o meu material e faço questões. No dia pré-prova, eu costumo dizer que eu tenho um rito: eu reviso todo o meu material (resumos e mapas mentais), mesmo que isso leve o dia todo, pois eu costumo usar todo o tempo disponível para poder manter a consciência tranquila antes da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Danielly Thiemy: Teve a prova discursiva, do tipo estudo de caso. O que eu aconselho para os candidatos que estão se preparando para a prova, é fazer o estudo dos conteúdos e, posteriormente, dar uma aula pra si, porque, assim, você conseguirá criar um “script” do que abordar do tema caso esse caia na prova. Dessa forma, na hora da prova, você não vai perder tempo para pensar no que escrever e como escrever, porque já vai ter treinado antes. Obs: Claro que não vamos conseguir acertar qual é o tema que a banca vai abordar, mas você consegue construir uma forma de raciocinar para elaborar as respostas.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Danielly Thiemy: Sim, eu sou casada e, por enquanto, ainda não temos filhos. A maioria dos amigos e familiares diziam que era exagero o que eu estava fazendo para poder passar em concurso público. Os que realmente apoiaram e ainda apoiam, eu consigo contar nos dedos de uma das minhas mãos. No entanto, todo concurseiro tem que ter em mente que a decisão de estudar, é ir de encontro com a opinião do mundo! No caso de você não ter as pessoas certas ao seu lado, a caminhada se tornará muito mais difícil. O meu marido me apoiou ajudando com os afazeres de casa, buscando por editais abertos, pesquisas das cidades que gostaríamos de morar, investimento em curso, viagens. Então, em tudo que ele pôde, me ajudou! O meu pai também sempre compreendeu a rotina que eu estava levando e, quando ele ia almoçar em casa, já sabia o horário que tinha que ir embora, para que eu voltasse aos estudos.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Danielly Thiemy: A sensação foi incrível, pois eu nunca imaginei que esse dia iria chegar. Quando viramos corujas, nós sempre sonhamos em participar do Baile dos Primeiros. Travamos batalhas diárias para poder conquistar a tão sonhada aprovação no concurso e, quando recebemos o convite, é uma sensação de felicidade enorme pelo reconhecimento dos nossos esforços e conquistas. O Estratégia além de ser a melhor plataforma para estudar com os melhores professores é, também, um grande parceiro na realização de sonhos, nos acompanhando desde os momentos mais difíceis até a celebração das nossas maiores conquistas, mostrando que todo esforço, dedicação e persistência realmente valem a pena.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Danielly Thiemy: Sim! Sempre ouvi falar do Baile e via os vídeos que eram divulgados. O sonho era poder estar presente um dia no baile. De verdade? Eu achava que era algo muito difícil de acontecer, mas Deus me sustentou e capacitou em cada momento para que o sonho de passar em 1º e estar no baile se tornasse realidade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danielly Thiemy: Acredito que, um erro que não podemos cometer é deixar as matérias básicas de lado, nem as questões. Analisando a trajetória que eu percorri para esse concurso, eu faria tudo de novo, da forma que eu fiz. Digo isso, porque eu conciliei todo o meu horário, abri mão de diversas coisas, estudei o máximo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Danielly Thiemy: Não. Tendo o objetivo claro do que desejava, não passou pela cabeça desistir do concurso público. Claro que tiveram dias que eu não estava com ânimo para estudar e o meu marido percebia isso. Assim, ele sempre me incentivava e ainda incentiva a voltar pros trilhos, sem desânimo!
Para a minha versão de 5 anos atrás eu diria: “Continue firme e faça tudo o que puder pela sua aprovação, pois vale muito a pena viver a virada de chave que a nomeação e posse em um cargo público te proporciona. Por mais que a maioria não acredite em você, respire fundo e continue caminhando em direção ao seu objetivo.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Danielly Thiemy: Tenha os seus objetivos claros em mente e siga em frente, mesmo que isso vá na contramão do mundo. Muitos vão te julgar e chamar você de louco, mas sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Então, se é seu sonho, corra atrás! Busque sempre melhorar e mantenha a sua disciplina, que isso vai te levar ao seu objetivo! Lembre-se: Só não passa, quem desiste! E o impossível é só questão de opinião!