Aprovado em 1° lugar no concurso Desenvolve SP para o cargo de Contador
Concursos Públicos
“A aprovação não é conquistada necessariamente pelo mais inteligente, mas por quem persiste e acredita no próprio objetivo […]”
Confira a nossa entrevista com Leony Alexandre Soares, aprovado em 1° lugar no concurso Desenvolve SP para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Leony Alexandre Soares: O meu nome é Leony, tenho 30 anos, sou natural de João Pessoa e sou formado em Ciências Contábeis pela UFPB e mestre pela Fucape Business School. Fui aprovado em 13 concursos, dentre eles o BNDES, o TCE SP, o CRC SP e a Desenvolve SP.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Leony: Eu fui concursado do Banco do Brasil de 2017 a 2021, quando pedi demissão e iniciei uma carreira na iniciativa privada. Em 2024, eu decidi que buscaria por maior qualidade de vida, por meio de um cargo que me proporcionasse mais segurança e uma remuneração mais justa. Por isso, iniciei os estudos para concursos novamente.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Leony: Eu conheci o Estratégia por pesquisas na internet e indicações de colegas que já estavam estudando para concursos. O que mais me chamou atenção em 2024, foi o volume de material que o curso disponibilizava. Praticamente tinha cobertura em todas as áreas e concursos mais relevantes.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Leony: A minha rotina foi bem diversa até à aprovação. Durante um período, eu conciliei trabalho e estudos, dando mais ênfase aos estudos, cerca de 6h de estudos por dia. Depois, eu foquei integralmente nos estudos, totalizando cerca de 10h líquidas por dia. Dentro desse período, eu tentava incluir ao menos 3 matérias, mesclando entre teoria e questões.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Leony: No período em que trabalhei, eu fiz um acordo com o meu sócio/colega de trabalho e grande amigo, no qual eu me dedicaria parcialmente ao trabalho. Nesse período, ele foi fundamental para que eu tivesse tranquilidade para estudar.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Leony: O material mais utilizado por mim foram os PDFs. O Estratégia tem o melhor conjunto de materiais escritos do mercado, supercompleto e ainda disponibiliza versões diferentes do mesmo arquivo, sendo uma resumida, uma com marcações de pontos relevantes e outra bem extensa. Mas, além deles, utilizei também as videoaulas em alguns tópicos mais complexos, como Econometria, Economia e Direito, que eram as minhas maiores deficiências e ainda as aulas de Revisão de Véspera, que são mais “lights”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leony: Eu estudei cerca de 10 meses para o concurso ao qual estou atuando (BNDES), mas no total foram quase 2 anos de estudos. Com algumas aprovações no percurso. Para manter a disciplina, foi fundamental ter um espaço de estudo adequado, variações de ambientes (bibliotecas ou espaços de estudos), contar com pessoas que compreendessem e ajudassem no processo, rotina de treinos e o mais importante, ter apoio psicológico de um profissional. No meu caso, pude contar com uma mentora chamada Viviane Rocha, que atua em um programa denominado “mentalidade de aprovado”, auxiliando-me na montagem de cronograma de estudos, com os materiais do Estratégia, e num processo de fortalecimento mental.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leony: Os meus maiores desafios eram os Direitos, Econometria e Economia, que apesar de já ter tido contato em alguns momentos da vida, nunca tive oportunidade de aprofundar nas teorias.
Para superar, eu busquei ler os PDFs, assistir as videoaulas e manter uma rotina de questões para memorização.
Também gosto de utilizar os Mapas Mentais para compreender as conexões e assistir vídeos atuais que estejam discutindo temas relacionados.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Leony: Na reta final, eu me concentrei em responder muitas questões e refazer várias vezes os mesmos exercícios. Na parte teórica, foquei em reler alguns resumos ou os próprios materiais resumidos em PDF do Estratégia. Eles já possuíam os insumos necessários.
A minha dica é: leia a primeira vez e faça marcações no PDF, a partir daí, a sua leitura/revisão será muito mais rápida e objetiva.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Leony: Esse sempre foi o meu maior desafio! Eu fui reprovado na metade dos concursos que fiz, por causa da discursiva. Nos concursos que eu tanto sonhava, eu conseguia ficar entre as maiores colocações, mas era reprovado na discursiva. Para superar isso, eu criei uma rotina de treinos de discursivas, assinei o Estudo Acompanhado do Estratégia e enviei algumas para correção do Estratégia. O que me ajudou bastante a compreender pontos fracos que precisavam de evolução. Além disso, eu contratei professores particulares focados apenas em correções.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Leony: Foi a mesma sensação que eu senti ao ser convocado para o concurso que estou hoje. Um sentimento de conquista. Para mim, foi uma surpresa o convite, então, demorou para cair a ficha. Agora, é só aproveitar e curtir essa fase tão bela do concurseiros que é a colheita.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Leony: Ouvi sim, não imaginava participar um dia, mas eu desejava muito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leony: Erros: Estudar sem ter acompanhamento psicológico, não treinar discursivas e tentar aprender uma disciplina por vez.
Acertos: Mudar a rota quando necessário, resolver muitas questões e várias vezes a mesma questão, sanar lacunas de conhecimento em tempo hábil, ter consistência no objetivo e acreditar que, um dia, chegaria minha vez.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Leony: Várias vezes! A cada “trave”, uma sensação de derrota assoladora. Contudo, ter consciência do objetivo e de onde quer chegar é fundamental para se reerguer e aprender que esses momentos são importantes para ajustes e recálculo de rota.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Leony: A aprovação não é conquistada necessariamente pelo mais inteligente, mas por quem persiste e acredita no próprio objetivo. Encare as derrotas como oportunidades de reflexão, ajuste e redirecionamento de rota. Continue lutando pelo que você almeja, porque quando a conquista chegar, ela será muito maior do que aquilo que você um dia sonhou.