Aprovada em 1° lugar no concurso CFMV para o cargo de Analista de Sistemas
Concursos Públicos“Estudar compensa! Comece montando um plano simples de quais matérias e tempo de estudo para cada uma e não desgarre dele, aos poucos, vá fazendo os ajustes necessários […]”
Confira a nossa entrevista com Dione Alves de Oliveira, aprovado em 1° lugar no concurso CFMV para o cargo de Analista de Sistemas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Dione Alves de Oliveira: Tenho 45 anos, sou formado em Sistemas de Informação e sou de Cristópolis-BA.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Dione: Depois da minha aprovação na Infraero há 15 anos, eu resolvi voltar a estudar novamente para ser aprovado em um concurso melhor e, com 8 meses de estudo intensivo, deu certo.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Dione: Foi indicação de um amigo.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Dione: A minha meta era estudar 5 horas, nem sempre dava certo, mas aos finais de semana, chegava a 8 horas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Dione: Sim, trabalhava e estudava. Acordava bem cedo pra estudar e aproveitava todo tempo livre pra ler os Bizus Estratégicos e resolver questões. Eu fiz uma pausa no esporte (ciclismo) e ganhei 12-14 horas de estudo na semana.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Dione: Fiz uso dos PDFs resumidos e dos Bizus Estratégicos para as matérias que eu já tinha um pouco de familiaridade ou já tinha estudado uma vez na vida.
O diferencial é que, nos PDFs, se concentram os assuntos que mais caem nas provas e já esquematizados pra facilitar o aprendizado ou decorar.
Eu pegava as aulas em vídeo para as matérias que eu estava zerado ou que eram difíceis.
Aqui, o diferencial era gerar o entendimento pela raiz, dar uns passos atrás, seguir mais devagar, mas com solidez.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Dione: Foram 6 semanas;
Eu sempre fui muito disciplinado, não era muito desafiador, porque tinha estabelecido um objetivo e só ia parar quando desse certo.
Porém, o lado ruim foi ter parado o esporte que amo e ter me afastado bastante dos amigos e dos familiares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Dione: Português e as provas discursivas.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Dione: A minha estratégia de reta final era aumentar a velocidade na resolução de questões, não produzir mais material de revisão e apenas consumir o que já tinha preparado.
A última semana, era só revisão de material que eu produzi e poucas questões, além do vídeo de Revisão de Véspera disponibilizado pelo Estratégia no Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Dione: Como eu fiquei muito tempo sem escrever, eu tive muita dificuldade no início, fui reprovado em algumas discursivas, mas só virei o jogo, quando passei a fazer treinos diários, mesmo que para produzir apenas um parágrafo.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Dione: Sim, eu tenho duas filhas, uma de 11 e outra de 1 ano e meio. Os amigos entenderam e me motivaram. A minha esposa, além de me incentivar, passou a fazer o trabalho dobrado dentro de casa, mas ela acredita muito em mim, sabia que era necessário e que ia dar certo em algum momento.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Dione: Foi incrível, jamais imaginei que participaria desse evento marcante. Só acreditei que era real, quando recebi as passagens ;).
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Dione: Como eu tinha começado a estudar fazia pouco tempo, eu não conhecia muito, ouvi algumas pessoas comentando no grupo dos canetas pretas, mas não sabia dos detalhes e nem da grandiosidade do evento.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Dione: Um erro grande que cometi, foi aprofundar muito em determinados assuntos, que considerava muito importante só porque caía quase sempre, mas deixava muito material sem estudar.
E um acerto que fez diferença, foi tentar cobrir quase todo o edital mesmo que de forma superficial e só após isso, aprofundar em determinados assuntos ou matérias.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Dione: Jamais, já tinha estabelecido a meta e não poderia retroceder. Ademais, a cada prova que eu fazia, eu estava melhorando, então, era questão de seguir estudando focado.
A minha versão de 5 anos atrás, estava vivendo um foco intenso no esporte e não estava com a mente aberta para concurso público. Eu não tenho arrependimentos, mas se eu pudesse dar um alô, sem dúvidas, seria o de antecipar os estudos e deixar o esporte para depois.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Dione: Estudar compensa. Comece montando um plano simples de quais matérias e tempo de estudo para cada uma e não desgarre dele, aos poucos, vá fazendo os ajustes necessários e mesmo em um dia complicado, faça ao menos 10 questões e, assim, você não ficará um dia sem estudar.