Aprovada em 1° lugar no concurso TJSP para o cargo de Analista – Especialidade Assistente Social
Concursos Públicos
“Persiga aquilo que o seu coração sonha. Não permita que te digam até onde você pode chegar, nem que limitem seus sonhos. Você é capaz! […]”
Confira nossa entrevista com Aline Ferreira Lopes, aprovada em 1° lugar no concurso TJSP para o cargo de Analista – Especialidade Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Aline Ferreira Lopes: Tenho 43 anos, formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, sou mestre em Serviço Social pela mesma Universidade. Sou de Maceió, mas há 3 anos moro no Tocantins.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Aline: Sou servidora pública há 13 anos do Instituto Federal de Alagoas num cargo de nível médio. Eu sempre quis atuar na minha área, mas os concursos são sempre com poucas vagas e a vida mãe, esposa e funcionária pública, sempre foi muito corrida. Desde 2023 estou de licença para acompanhar o cônjuge e isso me deu a possibilidade de me dedicar aos estudos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Aline: E já tinha meio que desistido do Serviço Social, já estava estudando para tribunais da área administrativa. Quando um belo dia (final de 2023) respondi uma prova da minha área e vi que tinha muito conhecimento e não podia desperdiçar. Então, comecei a estudar, nessa época estudava por conta própria e ainda não tinha assinatura do Estratégia, mas já sabia da existência. Fiz TRF2 e fiquei em 4º. IFTO e fiquei em 5º. Após esses resultados, vi que precisava de algo que me desse mais suporte nos estudos. Foi aí que decidi assinar o Estratégia Concursos. Porque achava as professoras da área muito preparadas e já tinha tido acesso a alguns PDFs muito bons.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Aline: Estudava umas 4h e 4h30 líquidas por dia. 2h pela manhã. 1h30 e 1h à noite. Lia os PDF’s e assistia os vídeos do conteúdo que mais tinha dificuldade e respondia muitas, muitas provas da banca do concurso. Estudava no máximo 2 matérias por dia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Aline: Não trabalho fora atualmente, mas trabalho muito em casa como toda dona de casa com filho.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Aline: PDFs e videoaulas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Aline: Para o TJSP estudei uns dois meses focada, mas vinha fazendo outras provas com conteúdo semelhante. Mas nunca tinha feito prova da Vunesp.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aline: Dificuldade em Direito Administrativo. Resolvi bastante questões e a partir delas mapeei o que mais a banca cobrava.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Aline: Resolução de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Aline: Para a discursiva, tentava entender a atuação do meu cargo no referido órgão e daí supor o que a banca podia cobrar. Fiz leitura da lei seca e do material e assisti videoaulas da reta final.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Aline: Tenho um esposo que é minha inspiração, a pessoa mais vitoriosa no mundo dos concursos que eu conheço. Até hoje, só perdeu em um concurso. Ele me apoiou muito. Meu filho tem 10 anos, na época da prova, 9, nunca entendeu direito e sempre cobrava atenção. Mas graças a Deus deu tudo certo.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Aline: Ser convidada para o baile era algo que nem passava pela cabeça. Passar em concurso já é difícil, imagina em primeiro ou nos primeiros lugares. Quando foi saindo as notas das etapas do concurso eu vi que fui bem, aí eu comecei a sonhar com o baile. O baile é o coroamento de um sonho, é a celebração da minha maior conquista profissional. O Estratégia foi essencial na minha caminhada. E receber esse convite e celebrar com o Estratégia é maravilhoso. Muito obrigada, vocês transformam sonhos em realidade.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Aline: Em 2024 uma amiga participou do baile. E só então eu tive conhecimento do baile.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aline: Gestão do tempo x gestão do edital. Gerir o tempo e organizar a rotina de estudos foi algo que demorou até pegar como funcionava pra mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Aline: Pensei em desistir da minha área. Achava que a oferta de vagas era muito pequena, mas não quis desperdiçar o conhecimento que já tinha, então comecei a me dedicar e organizar minha rotina. Eu como sou já servidora pública, passei um bom tempo sem prestar concurso. Em 2023 voltei a estudar e em 2024 fazer provas e em 2025 veio aprovação em primeiro lugar.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Aline: Persiga aquilo que o seu coração sonha. Não permita que te digam até onde você pode chegar, nem que limitem seus sonhos. Você é capaz! Só não consegue quem desiste. Concurso não é sobre ser o mais inteligente.
É sobre persistir quando se dá vontade de largar. Acredite em você e no processo. O seu nome na lista de aprovados vale cada renúncia que você está fazendo agora.