Aprovado em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Analista Administrativo
Concursos Públicos
“Aconselho para quem está iniciando os estudos para concurso que, primeiro, entenda que muitos estão dando o melhor de si nesse processo, então não faça menos que o seu melhor […]”
Confira nossa entrevista com Tiago Gonçalves da Silva Saback, aprovado em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Analista Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Tiago Gonçalves da Silva Saback: Sou formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos. Possuo 42 anos e sou natural de Salvador, Bahia.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Tiago: Os altos e baixos no setor privado me levaram à uma transição de carreira pelo concurso público, visando um caminho profissional definitivo, além disso, entendendo que o resultado em concursos dependeria apenas de mim.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Tiago: Recebi a indicação de duas pessoas conhecidas que já estavam avançadas nos estudos para concursos, me indicaram como o melhor curso preparatório do momento. Desde a primeira vez que assinei, gostei dos materiais de estudo.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Tiago: Inicialmente, enquanto ainda trabalhava, começava a estudar no final da tarde, geralmente das 16h às 22h. Depois que decidi focar somente nos estudos, estudava das 9h às 19h, com intervalo bom de almoço. Sempre uma média de 5 a 8 horas líquidas de segunda a sexta, fazendo 1 ou 2 matérias diferentes para cada dia da semana.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Tiago: No início sim, eu trabalhava e estudava. Como eu tinha certa flexibilidade de horário, conseguia começar os estudos no final da tarde e seguiu pela noite.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Tiago: Em minha preparação utilizei principalmente os PDFs simplificados e as Questões Comentadas. Durante as revisões focava mais nos Resumos do PDFs, resumos próprios e Questões Comentadas. Acredito que PDFs sucintos, resumos completos e questões de qualidade, se tornam vantagens para revisões. PDFs muito extensos ou resumos incompletos em alguns momentos podem se tornar desvantagens.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Tiago: Em relação ao Concurso Público para a ANM (2024), eu me dediquei exclusivamente apenas no período pós edital, cerca de 3 meses. Porém já estava estudando para outros concursos um pouco mais de 2 anos.
Para manter a disciplina, eu cumpria o meu cronograma de estudos fielmente, de forma inegociável, com metas diárias, visando revisar todo o conteúdo geral e esgotar todo o conteúdo específico.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tiago: Eu não gostava de estudar Estatística, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico e Economia, pois apesar de não sentir dificuldade nelas, entendia que me tomavam tempo demais de estudo considerando a sua relevância em prova, já que mesmo estudando muito, a probabilidade de errar questões era alta. Como estratégia, fiz um pequeno resumo de cada, com as principais regras, fórmulas e conteúdos, apenas os mais cobrados em provas, para fazer revisão. A minha obrigação era acertar todas as questões fáceis dessas matérias e as mais difíceis muitas vezes deixava para resolver após terminar a prova e preencher o gabarito.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Tiago: Nas semanas pré-prova o foco era revisão com resumos próprios, resumos de PDFs do Estratégia e Questões Comentadas. Desde conteúdos para a prova discursiva, assim como detalhes da objetiva. Também estudava matérias muito específicas daquele concurso, como Legislação e Realidade do estado, na penúltima e última semana. No dia pré-prova tentava relaxar, sem estudar, no máximo revisava fórmulas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Tiago: No preparo para a prova discursiva, assim como fiz, aconselho que selecione as matérias mais comuns de serem cobradas. Dentro delas, escolha de 15 a 20 temas também mais prováveis de serem cobrados e escreva pequenos textos-resumo sobre cada tema. Revise-os sempre na semana pré-prova.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Tiago: Não sou casado e não tenho filhos. Os amigos foram muito compreensivos, enquanto os familiares ajudaram e incentivaram também.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Tiago: Me sinto privilegiado pelo convite ao Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos, é um reconhecimento muito importante por todo meu esforço e dedicação, além da consagração do meu resultado.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Tiago: Já tinha ouvido falar do Baile dos Primeiros, mas confesso que antes das minhas 3 (três) aprovações em primeiro lugar em concursos públicos relevantes, nunca imaginei que estaria nele.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tiago: Não considero que existiram erros, apenas aprendizados. Cada erro me levou a um futuro acerto. Fiz muitas provas, o máximo de oportunidades que apareceram, o que me levaram a aprender muito com os erros.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Tiago: Nunca considerei essa opção. Minha principal motivação foi a melhora nos resultados a cada prova, sentir minha evolução, ficando cada vez mais perto da aprovação. Nunca me cobrei passar nas provas, apenas em fazer meu melhor. Mas hoje, eu diria para mim, buscar mais equilíbrio entre a vida pessoal e os objetivos profissionais.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Tiago: Aconselho para quem está iniciando os estudos para concurso que, primeiro, entenda que muitos estão dando o melhor de si nesse processo, então não faça menos que o seu melhor, respeitando seus limites e possibilidades, sempre com equilíbrio.
Aprenda a fazer um bom planejamento de estudo, entenda quais são as matérias chave no seu processo, e faça o máximo de provas possível que se encaixem próximo ao seu escopo de estudo, pois quanto mais experiência você adquirir, melhor para a sua evolução.
Não tenha pressa, mas também não perca tempo, pois esse tempo bem aproveitado é o que vai trazer o seu resultado no futuro.