Aprovado em 1° lugar no concurso PGM RJ para o cargo de Analista em Comunicação Social
Concursos Públicos
“Fiquei surpreso quando recebi o convite para o Baile dos Primeiros. No começo, custei a acreditar. Foi um misto de sentimentos, pois aquele convite representava a concretização de um projeto de vida, sensação de missão cumprida […]”
Confira nossa entrevista com Caio Costa Batista, aprovado em 1° lugar no concurso PGM RJ para o cargo de Analista em Comunicação Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Caio Costa Batista: Meu nome é Caio Costa Batista. Sou Publicitário, carioca, tenho 37 anos.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Caio: Em 2014 decidi morar na Austrália para tentar a vida lá. Trabalhava aqui na minha área, mas a remuneração não era atrativa, bem como a jornada de trabalho. Além disso, não via perspectiva de crescimento profissional. Morei em Sydney por 7 anos. Foi um período muito bom, mas também de muito trabalho, alguns muito diferentes do que estava acostumado, como construção civil. Depois de alguns anos, consegui erguer uma vida confortável, mas as intempéries são imponderáveis. Veio a pandemia e, enfrentando circunstâncias familiares, voltei ao Brasil de vez.
Assim que retornei, não sabia ao certo o que fazer até me reacostumar com o cotidiano por aqui. Não consegui recolocação no mercado de trabalho e decidi estudar para concurso público. No começo foi difícil, me senti perdido naquela nova realidade até me matricular no curso e começar a assistir às aulas diariamente.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Caio: Conheci o Estratégia através de amigos. Tive boas recomendações e fiz a assinatura. Achei o preço atrativo, o custo – benefício valia muito a pena, pois estava à minha disposição uma infinidade de possibilidades de cursos, aulas, exercícios, resumos e simulados.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Caio: Minha rotina de estudos era, em média, 6 horas por dia. Estudava 3 horas de manhã e 3 horas de tarde. Assistia aulas e fazia muitos exercícios. Quando saía algum edital, intensificava o ritmo de estudos para tentar exaurir o edital. Muitas madrugadas passei estudando, assistindo aulas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Caio: Eu optei por não trabalhar nesse período para me dedicar exclusivamente aos estudos.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Caio: O que mais usei do Estratégia, sem dúvida, foram as vídeoaulas. O conteúdo é extenso, completo e atualizado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Caio: No total, foram 4 anos de estudos ininterruptos, todos os dias, com disciplina e organização. Assistia às aulas e resolvia questões. Mas especificamente para o último concurso, estudei cerca de 4 meses.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio: As disciplinas que tinha mais dificuldade eram as de Direito por ser um universo absolutamente novo para mim. Nunca tinha estudado aquilo na minha vida e, por isso, senti dificuldade. Para superar essa dificuldade, sempre dei maior ênfase ao Direito Constitucional e ao Direito Administrativo.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Caio: Eu desenvolvi o hábito de fazer resumos das matérias. Sem digitar. Escrevendo mesmo para assimilar melhor o conteúdo. Isso me ajudou muito a apreender uma quantidade maior de informações e memorizá-las.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Caio: Para um bom desempenho na prova discursiva, estudar as técnicas de redação me ajudou muito. Assim, pude aprimorar minha escrita para torná-la concisa, clara e objetiva.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Caio: Sou solteiro, sem filhos e, desde que retornei, moro com a minha mãe que sempre me apoiou e me deu todas as condições para que eu pudesse alcançar meu objetivo.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Caio: Fiquei surpreso quando recebi o convite para o Baile dos Primeiros. No começo, custei a acreditar. Foi um misto de sentimentos, pois aquele convite representava a concretização de um projeto de vida, sensação de missão cumprida. Ali a “ficha caiu”!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Caio: Durante minha preparação já sabia da existência do Baile dos Primeiros, mas jamais imaginei que um dia eu estaria nesse seleto grupo de convidados. Fiquei muito honrado com o convite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: Acho que meu principal erro, no começo, foi não otimizar o tempo, ficava com a sensação de estar estudando errado. No entanto, a experiência me mostrou que não há perda de tempo, mas aprimorar a técnica de estudo na qual me sentia mais confortável. Isso é muito importante. O modelo que serve para mim pode não ser o ideal para o outro. Não há fórmula mágica nem macete nem atalho. O caminho é estudar com constância.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Caio: Pensei em desistir algumas vezes, até que percebi que uma aprovação é feita de algumas reprovações. A quantidade de informação a ser armazenada é imensa, daí a importância de ser organizado e fazer muitas questões. Revisar a matéria também é fundamental para não esquecer.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Aos que desejam ser aprovados em um concurso público, eu digo: só não passa quem desiste. Crie bons hábitos e uma disciplina diária de estudo. Não é apenas sobre a pessoa mais inteligente, mas a mais dedicada e disciplinada. Tente aproveitar o processo.