Aprovada em 2° lugar no concurso ISS Divinópolis/MG para o cargo de Fiscal de Vendas
Fiscal - Municipal (ISS)
“Eu sempre acompanhei o Estratégia e sequer imaginava que um dia eu estaria no Baile dos Primeiros. Foi uma grata surpresa receber este convite e quero aproveitar muito cada segundo”
Confira nossa entrevista com Natache Oliveira Viana, aprovada em 2° lugar no concurso ISS Divinópolis/MG para o cargo de Fiscal de Vendas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Natache Oliveira Viana: Sou formada em Direito, natural de Divinópolis, Minas Gerais.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Natache: Eu percebi que a estabilidade e a qualidade de vida que eu tanto buscava em âmbito profissional eu só conseguiria através dos concursos públicos. Houve influência familiar também, pois a minha família por parte de mãe é formada por muitos servidores. Então, quando eu fiquei sabendo que o edital para este concurso estava iminente, eu foquei totalmente, direcionando os meus estudos para este certame, e dei o meu melhor.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Natache: Conheci o Estratégia Concursos pela internet. Eu vi que ele era referência e que oferecia PDFs, videoaulas, suporte para dúvidas, enfim todo o material necessário eu encontrava nos planos do Estratégia.
Acreditei todos os dias que era possível, busquei referências e materiais de qualidade para embasar o meu estudo, fiz a minha parte com afinco e deu tudo certo. Hoje só tenho a comemorar a realização deste sonho, e o Estratégia foi fundamental na minha preparação. A qualidade dos PDFs realmente está acima da média. Não tive dúvida nenhuma ao fechar o meu plano e não me arrependo, foi uma das melhores decisões da minha vida.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Natache: Eu estudava, no mínimo, 3 horas por dia, e fim de semana e feriados fazia ainda mais. Alternava entre leitura de PDFs, lei seca, e exercícios. Eu me planejava para fazer metade do período de leitura e a outra metade só de questões, e ia alternando as matérias, no mínimo duas disciplinas diferentes por dia, todos os dias.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Natache: Houve um período em que eu trabalhei e estudei, outro em que eu só estudei. Eu sempre preferi acordar mais cedo e estudar antes de ir trabalhar do que após, pois assim a cabeça está mais descansada e eu rendo mais.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Natache: Sem dúvida, o que eu mais utilizei foram os PDFs e os resumos que constam ao final de cada um deles. Pela leitura dos PDFs eu conseguia otimizar o meu tempo.
O diferencial é que eles são escritos com clareza, facilidade de assimilação, e vão direto ao ponto do que você mais precisa saber sobre o tema. Em um mesmo arquivo você consegue aprender a matéria pela leitura, fazer questões e, se precisar revisar, ao final consta um resumo direcionado com os principais tópicos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Natache: Foram 4 meses entre a data que saiu o edital e a data da prova.
A base (as principais matérias que caem nos concursos da área fiscal, como português, raciocínio lógico, direito tributário, administrativo e constitucional) eu já possuía um certo domínio, de forma que neste período eu fiz muitas revisões e questões dessas disciplinas, e reservei tempo maior para estudar a teoria das matérias específicas, como legislação tributária municipal, por exemplo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Natache: A matéria que eu tinha mais dificuldade era raciocínio lógico, então a minha estratégia foi fazer muitas questões da banca, muitas mesmo! Ao todo foram mais de 500 questões só de provas passadas da mesma banca, a fim de dominar a forma pela qual ela cobrava esta disciplina. Desta forma, eu consegui fechar a matéria que eu, a princípio, achei que seria a que eu mais fosse errar na hora da prova.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Natache: Eu não fazia resumos, pois achava que se eu fizesse os meus próprios resumos eu estaria “perdendo tempo”, então eu aproveitava ao máximo os resumos que o Estratégia disponibiliza ao final dos PDF’s.
Aliado a isto, eu fiz muitas questões na reta final. Muitas mesmo! Minha principal estratégia de reta final é fazer revisões por questões da banca.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Natache: Não sou casada e nem tenho filhos. Minha família e amigos apoiaram, e o apoio deles foi fundamental.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Natache: Eu fiquei super feliz quando recebi o convite. A sensação é de coroação de uma jornada que não foi fácil, mas que valeu muito a pena. E se precisasse, eu faria tudo de novo.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Natache: Eu sempre acompanhei o Estratégia e sequer imaginava que um dia eu estaria no Baile dos Primeiros. Foi uma grata surpresa receber este convite e quero aproveitar muito cada segundo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Natache: Eu não pensei em desistir, porque eu queria muito este cargo.
Para a minha versão de 5 anos atrás eu diria: Quem acredita e faz a sua parte com afinco, se não desistir, mais cedo ou mais tarde vai conseguir.
Se eu pudesse deixar uma dica seria: acredita, faça a sua parte, porque vale muito a pena!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Natache: Há momentos difíceis, em que o sonho parece distante e que não vai dar certo. Mas não pare diante das dificuldades. Elas fazem parte do processo e te deixarão mais forte. Se você prosseguir fazendo a sua parte com afinco, vai dar certo! Quando você chegar lá, você vai olhar para trás e ver que tudo o que você passou te preparou e que vale muito a pena estudar e prestar concursos públicos!
Ficarei muito honrada se vocês publicarem minha resposta e de poder compartilhar o post do Instagram.