
“A motivação não estará presente todos os dias, por isso, o segredo é a disciplina. O processo de estudo nos torna mais resilientes e organizados. Sigam firmes, pois o esforço vale a pena […]”
Confira a nossa entrevista com Thúlio César Bezerra Magassy, aprovado em 1° lugar no concurso ANM para o cargo de Especialista em Recursos Minerais – Fiscalização e Distribuição de Receitas/SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Thúlio César Bezerra Magassy: Eu tenho 35 anos, sou natural de Maceió-AL e, atualmente, moro em Florianópolis. Sou formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e em Administração de Empresas pela UniFatecie.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Thúlio: Já era servidor há mais de 18 anos, mas senti que precisava sair da minha “zona de conforto” e buscar novas experiências profissionais. Além da questão salarial, a busca por uma nova qualidade de vida e a estabilidade em uma área diferente foram os grandes motivadores.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Thúlio: Eu conheci por indicação. Assim que decidi estudar, um amigo me disse: “Assina o Estratégia!”. Posteriormente, optei pela Assinatura Vitalícia, pela tranquilidade de ter um material estruturado e de confiança por tempo ilimitado.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Thúlio: Eu não focava em horas líquidas no início, mas sim em metas de disciplinas. Estudava normalmente 2 ou 3 matérias por dia no início e só descansava quando cumpria a meta, independentemente do tempo que levasse. No pós-edital, eu passei a registrar as horas, mantendo um mínimo de 4h diárias.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Thúlio: Sim, sempre trabalhei. Para conciliar, eu organizava a minha noite anterior detalhadamente. Se precisasse, acordava mais cedo para estudar antes do expediente ou dormia mais tarde, para concluir as metas do dia.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Thúlio: Utilizei muito as Trilhas Estratégicas, que me deram o norte necessário no início. Também usei o Estratégia Cast para revisar enquanto me deslocava, além dos Bizus Estratégicos e as revisões de “Hora da Verdade” no YouTube.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thúlio: Eu já vinha em uma preparação sólida para a área fiscal desde agosto de 2022. Para a ANM, especificamente, eu foquei nas legislações específicas nas semanas finais. A disciplina vinha do compromisso com as metas diárias e da vontade de não sair derrotado do processo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thúlio: Contabilidade e TI. Superei fazendo uma quantidade massiva de questões, analisando os comentários dos professores e retornando à teoria sempre que o erro persistia.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Thúlio: Eu foquei em refazer as questões que eu havia favoritado como difíceis durante o estudo e na leitura detalhada da legislação específica para evitar pegadinhas. Não focava em simulados cronometrados, mas, sim, na análise qualitativa dos erros.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Thúlio: Eu consegui gabaritar o conteúdo da discursiva. A minha técnica era o estudo mental da estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão) e o uso de jargões específicos. O foco principal foi o domínio do conteúdo técnico (Auditoria), confiando na base construída no ciclo regular.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Thúlio: Sou casado. A minha esposa foi o meu maior alicerce, respeitando as minhas horas de isolamento no escritório e os momentos de tensão em vésperas de prova. A minha família em Maceió, mesmo longe, sempre esteve presente através do apoio constante por telefone.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Thúlio: Foi uma honra imensa! O convite materializou a aprovação que, às vezes, parecia algo distante, especialmente por estar recomeçando os estudos após quase duas décadas de serviço público.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Thúlio: Com certeza! Todo concurseiro conhece o Baile dos Primeiros, especialmente quem já é aluno do Estratégia — aliás, quem estuda e não assina o material de vocês é corajoso, hein?! Mas, sendo bem sincero, eu nunca tinha me imaginado lá. Na minha cabeça, esse evento era reservado exclusivamente para aqueles “gênios” que aparecem de vez em quando, que passam em poucos meses sem nunca ter estudado antes. Ser convidado foi uma surpresa e uma felicidade extrema. Estou muito ansioso e animado, porque estar ali, consolida a realização do sonho de qualquer concurseiro.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thúlio: Erro: Subestimar o processo e achar que a aprovação seria rápida. Acerto: Assinar o Estratégia logo no início e manter a constância nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Thúlio: Nunca pensei em desistir. Para a minha versão de 5 anos atrás ou para quem está começando, eu diria: Dê o primeiro passo! Não adie o que pode ser iniciado hoje. O papiro liberta!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Thúlio: A motivação não estará presente todos os dias, por isso, o segredo é a disciplina. O processo de estudo nos torna mais resilientes e organizados. Siga firme, pois o esforço vale a pena e o conhecimento ninguém tira de você!