Aprovado em 1° lugar no concurso TCE-PA para Auditor de Controle Externo - Informática
Concursos Públicos
“Não desista e sim persista!!! Você pode não ter a condição ideal de estudo, as horas que gostaria de ter, o melhor local, mas se persistir, sua aprovação chegará mais cedo ou mais tarde!”
Confira nossa entrevista com Thiago do Rosário de Castro, aprovado em 1° lugar no concurso TCE-PA para o cargo de Auditor de Controle Externo – Informática – Analista de Segurança:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Thiago do Rosário de Castro: Tenho 39 anos, sou de Belém-PA. Sou Bacharel em Ciência da Computação e especialista em Redes de Computadores, Segurança da Informação e Cibersegurança.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Thiago: Eu tinha 19 anos quando comecei a estudar, devido à necessidade de pagar meus estudos. E continuei estudando, não de forma seguida, passando em alguns concursos, até chegar ao cargo de Auditor de Controle Externo do TCE-PA, na área de Informática.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Thiago: Conheci através da internet, desde a época dos pacotes avulsos. Cheguei a comprar pacotes avulsos antes de ser assinante. Usei material de outro curso, mas a profundidade e adequação das disciplinas específicas de TI não eram satisfatórias. Por isso tomei a decisão pelo Estratégia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Thiago: Estudava em média 3 horas líquidas por dia durante a semana e no final de semana aumentava para 5 horas líquidas, em média. Normalmente estudava 2 matérias por dia, sendo 1 (uma) de conhecimentos básicos e 1 (uma) de conhecimentos específicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Thiago: Sim, trabalhava e estudava. Conciliava o trabalho no horário das 08:00 às 17:00 com estudos no horário das 5 às 6 da manhã e também no horário da noite, das 19 às 22hs, além de estudos aos finais de semana.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Thiago: Utilizei as videoaulas e PDFs para o conhecimento teórico, o Passo Estratégico, os mapas mentais e sistema de questões para as revisões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thiago: Não estudei especificamente para este concurso, mas ele tinha muitas matérias similares com outros concursos que estava disputando.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thiago: Sempre tive dificuldades em Português. Foi necessário dedicar mais tempo para esta disciplina para poder melhorar o rendimento.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Thiago: Muitas questões resolvidas e revisões utilizando o Passo Estratégico e mapas mentais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Thiago: Sim, houve prova discursiva. Foram 5 (cinco) questões discursivas. Minha preparação foi através de um curso de discursivas do Estratégia, além de provas anteriores para treinar os assuntos e também a escrita.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Thiago: Sou casado e tenho 1 filho de 11 anos. Minha família me deu suporte para realizar esta caminhada, mas foi necessário muito esforço para conseguir conciliar os estudos com as necessidades familiares. Claro que o caminho não foi perfeito, houve momentos de stress, mas entendo que é normal e só posso agradecer o apoio.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Thiago: Receber o convite para o Baile foi um misto de nervosismo, pois para mim era algo inalcançável e nunca cheguei a pensar que um dia poderia ser possível estar presente, com a felicidade de perceber que todos os anos de esforço foram premiados da melhor forma possível. O Estratégia esteve presente em todos os momentos, dos piores momentos de luta ao maior momento de glória que um concurseiro pode participar!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Thiago: Nos momentos em que precisava dar uma recarregada na motivação, uma das coisas que fazia era olhar os vídeos do baile dos primeiros. Nunca me imaginei lá, achava inalcançável. Mas com fé em Deus e força para lutar, podemos chegar em qualquer lugar e esse Baile é uma prova do prêmio que espera para quem conseguir persistir até o final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thiago: Meu principal acerto foi a persistência. Apesar de ter parado de estudar em alguns momentos, nunca passou pela minha cabeça desistir dos concursos. Meu principal erro foi a falta de foco ao escolher as provas a serem feitas. Muitas vezes, sem planejamento, acabava fazendo provas que não tinham conteúdo relacionado e não passava em nenhuma. Fazer um planejamento correto de cargos e provas que tenham conteúdo em comum poderia acelerado minha aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Thiago: Com certeza! Acredito que todos pensam, em algum momento da jornada, em desistir. Mas a vontade de ter uma boa remuneração aliada a tempo de qualidade e realização de sonhos junto com minha família foram minha principal motivação para seguir estudando. Falaria para minha versão de 5 anos atrás: Sua jornada ainda não acabou!! Siga em frente! A recompensa está se aproximando!!!
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Thiago: Não desista e sim persista!!! Você pode não ter a condição ideal de estudo, as horas que gostaria de ter, o melhor local, mas se persistir, sua aprovação chegará mais cedo ou mais tarde!